quarta-feira, janeiro 28, 2009

Um outro mundo será possível ???



O aparecimento de Davos correspondeu ao avanço da globalização financeira no mundo, e foi uma espécie de seu justificador e propagador. Ainda estávamos em plena Guerra Fria, e o bloco capitalista exibia certa ambigüidade entre o liberalismo econômico e o capitalismo regulado das sociais democracias européias.


Cofres públicos vazios, desaceleração da economia chinesa e consequências da mudança climática para produção de alimentos são algumas das ameaças apontadas pelo World Economic Forum(WEF) no relatório "Riscos globais" para o forum de Davos 2009.

O documento aponta 26 perigos para o mundo em 2009. O WEF considera improvável que a situação econômica melhore este ano. Pelo contrário, a crise financeira e econômica pode até se agravar.

"Os enormes gastos com que os governos apóiam as instituições financeiras são uma ameaça .
O diretor de risco da resseguradora Swiss Re, Raj Singh, advertiu sobre uma outra ameaça, a mudança climática, que afetará muito mais os países em desenvolvimento, mas terá efeitos econômicos globais.



Paralelamente acontece no Brasil a nona edição do Fórum Social Mundial acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém.

O Fórum é definido como "um espaço de debate democrático de ideias, formulação de propostas e articulação de movimentos sociais que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo".

Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Já o Fórum de Davos é realizado há 38 anos na pequena cidade alpina da Suíça.


Do ponto de vista social, a globalização apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, homogeinadora ou convergente, aumentando a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego.

Com a revolução das comunicações, o processo de globalização tornou-se mais rápido, além de ter se tornando mais abrangente, envolvendo não só o comércio e capitais, mas também telecomunicações, finanças e serviços antes cobertos por varias formas de proteção.


O Fórum de Davos quer reduzir a pobreza sem mexer nas estruturas de poder no mundo e, particularmente, sem alterar as políticas econômicas. Ao contrário, ele constitui, por si mesmo, um dos pilares da difusão ideológica do neoliberalismo no planeta.

O fato de ainda sermos um país em desenvolvimento apresenta uma dupla vantagem: não repetir os erros de outros países, e construir um país preservando a nossa cultura e nossos valores. Os problemas ainda são muitos e só poderemos solucioná-los com criatividade, através da educação e da informação.


Mensagem a toda a humanidade




Fonte

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,davos-2009-tenta-ser-o-mais-importante-da-historia-do-forum,314246,0.htm
http://www.swissinfo.org/por/noticias/reportagens/Forum_de_Davos_mostra_quadro_sombrio_para_2009.html?siteSect=119&sid=10195891&cKey=1231939610000&ty=st

Na Faixa / Curso de teatro




Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro (www.shell.com.br/teatro) é ponto de referência nos palcos brasileiros. Em cada edição do prêmio são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados na segunda fase estrearam em São Paulo entre os meses de julho e dezembro de 2008. Confira o regulamento no site.

A premiação é oferecida aos maiores destaques da temporada teatral, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias: Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenário, Iluminação, Música, Figurino e Especial.

O espetáculo "A BRAVA" recebeu 1 indicação ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo na categoria direção. Fábio Resende, que dirigiu e também integra o elenco da peça, irá disputar o prêmio com outros cinco concorrentes. Os vencedores serão conhecidos em março deste ano.


http://www.fentepp.com.br/noticias_ver.asp?codigo=120

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Hei DJ....


O projeto de lei que regulamenta a profissão de DJ foi aprovado pelo Congresso e deve ser publicado no Diário Oficial no próximo mês de março. O Projeto de Lei do Senado nº 740 é de autoria do senador Romeu Tuma e, através dele, a figura do DJ é incorporada na categoria de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão.

As previsões do Projeto incluem:

- Aplica-se a lei àqueles que, previamente inscritos no Ministério do Trabalho e Emprego, tiverem seu serviço esses profissionais para a realização de espetáculos, eventos, festas, comícios, programas, produções ou mensagens publicitárias;

- Para seu registro, esses profissionais devem possuir diploma de curso profissionalizante e atestado de capacitação profissional fornecido pelo sindicato representativo da categoria;

- O modelo de contrato de trabalho será definido pelo Ministério do Trabalho e Emprego;

- Os eventos realizados com a utilização de profissionais estrangeiros deverão ter a participação de, pelo menos, 70% de profissionais nacionais.

projeto Lei na integra
http://www6.senado.gov.br/mate/servlet/TextoToPDF?t=12179

JOGOS COOPERATIVOS E PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO


"Se o importante é competir, o fundamental é cooperar"

Nos dias 30 de janeiro, 06, 13, 20 e 27 de fevereiro, as sextas-feiras, a UMAPAZ promove o Curso: Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação, com o objetivo de refletir sobre a competição e desenvolver a cooperação nos relacionamentos. Os alunos irão vivenciar jogos cooperativos, aprender a focalizá-los e praticar a paz em ação para a construção de um mundo mais fraterno.

No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos. Reinaldo Soler


Conteúdo programático:

O jogo e o brincar;
Aprendizagem Participativa e o CAV - Ciclo de Aprendizagem Participativa;
O Jogo Competitivo e o Jogo Cooperativo;
A CNV - Comunicação Não-violenta;
ASSERTIVIDADE
Pedagogia da Cooperação;
Professor, instrutor, facilitador e focalizador: a importância de compreender esses diferentes papéis;
O processo de focalização;
Andragogia
Estágios e fases dos grupos: o processo de amadurecimento;
Os diferentes tipos de participantes dentro de um grupo: a abordagem sistêmica.


CRONOGRAMA:

O Curso possui carga horária total de 32 horas, dividida em 4 encontros semanais de 8 horas cada.

FOCALIZADOR: Adriano Galhardo Pedroso é pedagogo, especialista em Gestão de Pessoas.
Formação em PNL - Programação neurolinguística e AT- Análise Transacional
Especialista em Gestão de Pessoas. Docente do Programa de Educação para o Trabalho (PET) do SENAC e facilitador credenciado do Sebrae na Área de Recursos Humanos.

Serviço;
Carga horária: 32 horas
Período: Matutino e vespertino
Dia e Horário: 30 de janeiro, 06, 13, 20 e 27 de fevereiro, as sextas- feiras das 9h às 12h e das 13 às 16h30
número de vagas: 40
Local: UMAPAZ
End.: Av. IV Centenário, 1268, Portão 7A - Parque do Ibirapuera
Telefone: 5572-1004 informações
Inscrições: enviar formulário abaixo para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Muito para se desconstruir



È fundamental que Barack Obama saiba promover os caminhos da paz no mundo, na defesa da dignidade das pessoas e sirva eficazmente o direito e a justiça….

Barak Obama foi eleito por que ocorreram uma série de circunstâncias que motivaram a opinião pública norte-americana e do resto do mundo a fazer essa opção. A humanidade não quer mais as guerras articuladas em cima de interesses de lobbystas do petróleo e do armamento. Por isso, Barak Obama derrotou McCain que foi associado com Bush e sua guerra e sua agressividade contra nações e povos.

Barack Obama confirmou a vontade de organizar uma retirada das tropas norte-americanas do Iraque, e reafirmou a sua intenção de encerrar a prisão de Guantanamo em Cuba após a sua chegada à Casa Branca, em 20 de Janeiro.

Barak Obama foi eleito porque os Estados Unidos e o mundo estão mudando sistematicamente nos últimos 50 anos. Uma mudança a favor da integração dos povos, a favor da Paz, a favor do respeito entre as nações.

Mas há muito o que se fazer para mudar o quadro de terror instaurado não só no Oriente, mas aqui na américa Latina também.



No Paraguai
04/07/2005


Ministra das Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid, abre território nacional para tropas americanas e garante imunidade e status diplomático a soldados. Decisão pode viabilizar base militar americana na região da Tríplice Fronteira, principal alvo dos EUA na América do Sul.

As negociações com os EUA também garantem a entrada e saída livre das tropas, transporte de armas e medicamentos, e a liberdade total para operar em qualquer ponto do território, segundo matéria do jornal argentino Clarín.

“Washington deve formalizar agora uma base militar no Paraguai (onde, há anos, os EUA já mantém uma aeroporto semi-clandestino em Mariscal Estigarribia, povoado na regia do Chaco, perto da fronteira com a Bolívia, onde se pode aterrissar aviões B-52 e Galaxys, capazes de transportar grandes quantidades de tropas e armamentos) e crava aí um alicerce estratégico para controlar os movimentos de convergência sul-americanos".


Paraguai
18/08/2005

A visita ao Paraguai do secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, trouxe um debate nacional sobre o papel dos Estados Unidos na região. Desde julho deste ano, e por 18 meses, ambos os países realizam exercícios militares conjuntos e a imprensa e organizações civis especulam que os Estados Unidos teriam interesse em construir uma base militar no Paraguai. E que a visita de Rumsfeld teria o objetivo de pressionar o presidente Paraguaio.


No Brasil
16/03/2008

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, irá a Washington, nos Estados Unidos, onde participará de palestras sobre administração e organização das Forças Armadas norte-americana. A viagem começa na terça-feira (19), com o objetivo de colher informações para a elaboração do Plano Estratégico Nacional de Defesa. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.

Jobim afirmou ainda que não tem nenhuma informação sobre uma tentativa do Irã de influenciar a América Latina. A acusação foi feita pelo subsecretário para o hemisfério ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Thomas Shannon.

Os EUA qualificam o Irã de patrocinador do terrorismo e a preocupação de Washington é que o governo iraniano possa eventualmente usar seus vínculos na América Latina como ameaça em caso de algum conflito.


Na Colômbia e Equador
21/03/2008


O Plano Colômbia é executado por Bogotá para combater a insurgência e o tráfico de drogas, com apoio e financiamento dos Estados Unidos.

“Desde o ano 2000, quando se iniciou o Plano Colômbia, se consolidou uma aliança estratégica dos Estados Unidos e da Colômbia, primeiro para combater a insurgência e logo para envolver os países vizinhos nessa guerra.

Fontes militares e diplomáticas vinculam a Base Aérea de Manta, operada pelos Estados Unidos em território equatoriano, com o ataque ao acampamento da guerrilha colombiana das FARC, onde morreu “Raúl Reyes”.


O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que seu governo não permitirá “que nenhum soldado estrangeiro viole sua pátria, seja regular ou irregular. Por isso em 2009 as bases estrangeiras se acabarão”.

O convênio sobre Manta terminará no dia 12 de novembro de 2009, mas a presença de militares estadunidenses nessa base e em portos equatorianos podem se prolongar por mais um ano, até 2010.

A base, situada cerca de 230 quilômetros ao sudoeste de Quito, em uma cidade portuária sobre o oceano Pacífico, foi cedida em 1999 por 10 anos à Força Aérea dos Estados Unidos para utilizá-la em atividades contra o narcotráfico no noroeste da América do Sul.

No Brasil
12/09/2008

O embarque de mil fuzileiros navais deu a partida hoje para a Operação Atlântico, que reúne a Marinha, o Exército e a Aeronáutica num exercício combinado com o objetivo de melhorar o esquema de proteção da área da costa brasileira que concentra a produção petrolífera do País. Pela primeira vez, a operação, que já foi feita no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, alcançará também a costa de São Paulo, abrangendo a região onde foram descobertas novas reservas da camada pré-sal.

- A recriação da Quarta Frota, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania dos povos da nossa região, e se inspira em uma doutrina que devemos combater: o suposto direito dos Estados Unidos de intervir, preventivamente, em outros países, a partir da avaliação de que esses ameaçam seu território

A Quarta Frota norte-americana atuou entre os anos de 1943 e 1950 e será reativada

Neste mesmo sentido, ONGs argentinas denunciam que o principal alvo dos militares norte-americanos será a região da Tríplice Fronteira (divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai), que, segundo avaliação do jornal mexicano La Jornada, é o ponto chave dos projetos geoestratégicos americanos para controlar, com tropas de rápida mobilização, os países fronteiriços e implementar a “Guerra de Baixa Intensidade” contra os ""inexistentes terroristas"" supostamente entrincheirados na região.

- O Brasil deve se posicionar de maneira contundente contra essa ação americana. Não aceitamos ser vigiados pela Quarta Frota. O alvo dos Estados Unidos é a crescente força que governos de esquerda vem conseguindo democraticamente no continente. A América Latina não pertence aos Estados Unidos. O povo latino-americano não aceita ser tutelado pelo ‘grande irmão’ do norte, ou seria de morte???


No Brasil
23/01/09

A missão colombiana que receberá seis reféns que serão soltos pela guerrilha Farc partirá do Brasil, disse nesta segunda-feira a senadora colombiana Piedad Córdoba, admitindo que a entrega vai demorar pelo menos mais 10 dias.

Entre os reféns estão o ex-governador do Departamento do Meta Alan Jara, o ex-deputado Sigifredo López, três policiais e um soldado. A libertação estava prevista para esta semana, depois que a Colômbia aceitou o apoio logístico do Brasil.

O Brasil anunciou na sexta-feira (23/01)que participará da operação emprestando helicópteros e infraestrutura, mas sem assumir o papel de mediador ou garantidor político.

As Farc têm 28 reféns políticos que pretendem trocar com o governo por cerca de 500 guerrilheiros presos. Mas as posições inflexíveis de ambas as partes impedem até mesmo o início de uma negociação. Alguns dos reféns estão há mais de 11 anos em cativeiro.

Vários documentos oficiais comprovam que o Departamento de Estado dos EUA investe bilhões de dólares em veículos de comunicação do mundo inteiro para divulgar sua visão manipuladora sobre a política externa imperialista.


E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." (Apocalipse 20:7-8)

Mas pela força de Deus, Satanás e seus exércitos são definitivamente derrotados, devorados pelo fogo dos céus, e Satanás é então lançado para todo o sempre no lago de fogo e enxofre:




Assista ao vídeo
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL710540-15605,00.html

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Aniversário de São Paulo / Sampoemas "DA PERIFERIA AO CENTRO"



MIL GRAUS NA TERRA DA GAROA

São Paulo é uma cidade no cio. Por isso, transa com todo mundo e em todos os lugares. É bonita porque é feia, e como toda feia que se preza, beija mais gostoso. Que os Vínicius me perdoem, mas feiúra é fundamental.
Do alto do prédio ou na superfície da alvenaria, a cidade dói nos olhos dos inocentes que transitam nas calçadas. De onde eu a vejo, minhas retinas são seletas e de como eu a vejo, as esquinas são espertas.
A cidade de São Paulo, que está no mapa, não é todo daquele tamanho, muita gente já tirou um pedaço, que faz muita falta na mesa do jantar, ou depositou em conta corrente, que nada contra a corrente, de quem ama esse lugar.
Essa maçã mordida que a massa não come, constrói o luxo que alimenta o lixo escondido debaixo do tapete. Essa cidade não é minha e não devia ser de ninguém, mas ela existe, e todo ano faz aniversário.
Longe do estupro a céu aberto eu costuro meu poema sobre a torre de babel, que samba o rock triste, deste carnaval de concreto e de garrafas fincadas no chão. O cartão postal do meu coração não despreza o centro, nem esconde a periferia.
São Paulo pra mim é pagode com feijoada nos botecos que brotam nas ladeiras. É samba de quinta e samba da vela na segunda feira. É ser Rap soul funk ou metal de primeira. É sarau da Cooperifa no quilombo da Piraporinha, onde a poesia nasce das ruas sem asfalto, em plena quarta-feira. A literatura do morro arranhando os céus da cidade.
É comprar livros nos sebos e ensebar nos bancos da praça ou do metrô.
É ler caros amigos e Becos e vielas dentro do ônibus ou na fila de espera. É ser Um da sul, da norte, da leste ou oeste, deixa a bússola te levar.
É participar do favela toma conta, no Itaim paulista, ou dançar samba de côco no Panelafro, onde Zumbi impera.
É jogar futsal nas quadras das escolas públicas, quase abandonadas pelo alfabeto. É conspirar tomando cerveja gelada no bar do Zé Batidão. É Carolina de Jesus de Jéferson De, saindo da tela. É as mina de vestidinho e chinelo de dedo no churrasco em cima da laje.
É a rapaziada nos campos de várzea de canela em punho maltratando a bola ou maltratada por ela.
É ser preto ou branco, tanto faz, mas principalmente verde, que é a esperança da paz. É o ensaio da vai-vai e das outras escolas. É ouvir Belchior na voz do ceará. É comer peixe na barraca do Saldanha.
É Levar os espinhos na Casa das rosas para colher cravos e margaridas.
É não ouvir cd pirata nem original, quando o mesmo for caro. É ser enquadrado somente pelas lentes do Marcelo Min, QSL?
É ser "nóis vai", mesmo quando a gente não for. É Falar errado, mas agir correto.
É curtir o sol – mesmo quando ele não vem –, e encontrar sempre as mesmas pessoas no muro das lamentações.
É Empinar pipa nos dias sem vento.
É viver mil fitas e ser mil graus na terra da garoa.
Enfim, São Paulo é isso, mas também tem outros lugares.

SÉRGIO VAZ






Casa das Rosas presenteia São Paulo com muita poesia
DOMINGO - dia 25 dejaneiro - ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 19HS: SARAU "DA PERIFERIA AO CENTRO" Domingo - 25 dejaneiro COM FREDERICO BARBOSA E SÉRGIO VAZ (COOPERIFA) Os Poetas fazem um sarau em homenagem à cidade de São Paulo num encontro poético que une centro e a periferia.
Toda a programação é gratuita

Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô - São Paulo SP
Tels.:(11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
Veja a programação completa:www.poiesis.org.br/casadasrosas

A sina do piloto de fuga..



Luzes no cabelo

pra acender o pensamento oco

Para o cavaleiro pós-moderno

Cavalo de aço!


Com o vigor de um herói

desbrava a selva de pedras

em busca de sua princesa

que exitadamente o aguarda

com a coroa nas mãos


Montados e coroados

sobre o alazão motorizado

partem em busca de aventuras

sem muito diálogo

pois o reinado bloqueia as palavras


E assim seguem

até a próxima parada, onde

a princesa descobre-se novamente apaixonada

por um belo potro, mas, de outra marca!

(André Luiz Pereira)
www.edicoestoro.net

Campus Party Brasil / Evento de tecnologia



Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo faz sua segunda edição no Brasil, de 20 a 25 de janeiro.

Os blogs são um novo canal de disseminação de material e um meio "eficaz" de espalhar conteúdo na internet.

"De repente, um blog que era lido por um grupo de 30 amigos passa a ser acessado por 30 mil pessoas. "Hoje, um blog pode concorrer com qualquer veículo. Tem gente que paga o aluguel mantendo blog

Há setores onde os participantes, visitantes e convidados fazem contato direto com as novidades tecnológicas apresentadas pelos maiores fabricantes mundiais de produtos desenvolvidos para o mundo digital.

Aqui os patrocinadores do evento instalam stands e apresentam ao público suas inovações, antecipando tendências de mercado e permitindo que cada participante conheça de perto e teste ao vivo o futuro da tecnologia e do entretenimento digital.

Evento de tecnologia acontece de 20 a 25 de janeiro, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.

- Estrategicamente situado na zona Sul de São Paulo, em local privilegiado facilmente acessível por metrô, carro ou ônibus, ficando a apenas 850 metros do Metrô Jabaquara, 1200 metros da Avenida dos Bandeirantes e 3km do Aeroporto de Congonhas.

Haverá transporte gratuito entre os metrôs Jabaquara/Imigrantes e o Centro de Exposições.



Fonte

http://www.campus-party.com.br/index.php/ondeecomo.html

domingo, janeiro 18, 2009

"Quem conta um conto, aumenta um ponto" Oficina de Linguagem


O curso pretende abrir caminhos para uma aprendizagem afetuosa e significativa, integrando várias áreas do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da Comunicação oral e escrita, promovendo a cultura de paz.

A arte de ouvir e contar histórias remonta às origens da comunicação do ser humano e, ao mesmo tempo, à preservação da cultura dos povos. Histórias contadas, cantadas, desenhadas em ciranda mobilizam memórias e suas relações simbólicas.

Programa:

· Roda da Conversa
· "Historinhas de contar"
· Fazendo Arte
· Canções, cirandas e poemas
· ABC da literatura
· Histórias Desenhadas
· Uma lenda brasileira ... em jogo

Serviço:
Oficina de Linguagem "Quem conta um conto, aumenta um ponto"
Coordenação: Maricy Montenegro
Público focalizado: Educadores, animadores culturais, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e demais interessados;
Datas e Horário: 30/01; 06, 20 e 27/02 (sextas-feiras), das 8h às 12h.
Local: UMAPAZ - Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz
End.: Av. IV Centenário, 1268 Portão 7-A - Parque Ibirapuera.
Inscrições pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov

Oficina de Dança Indiana


A graciosidade e a beleza dos gestos com as mãos, dos movimentos com os olhos e a precisão nas posições com os pés revelam o universo atemporal de contos simbólicos que conduzem à reflexão de valores éticos baseados na cultura de paz das sábias escrituras hindus: "Tal como é seu íntimo, assim é Todo o Universo: Potencialidade Infinita".

A dança Odissi é um dos sete estilos de dança clássica da Índia, praticada há dois mil anos, primordialmente como parte devocional e ritual dos templos. Sua sabedoria milenar é abordada como caminho do autoconhecimento, do equilíbrio e da consciência interior.


Christiane Ceron, é diretora da Escola de Yoga e Dança Clássica Indiana, em São Paulo. Há 15 anos dedica-se ao ensino do Yoga como caminho de transformação, qualidade de vida e espiritualidade. É bailarina de Dança Clássica Indiana estilo Odissi e aluna da mestra Bhavana Rhya. Estudou com Sandhya Dipa Kar, discípula do guru Kelucharan Mohapatra.

Serviço:
"Celebrando a Terra pela Dança Indiana - Estilo Odossi".
Focalizadora: Christiane Ceron
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa
Público focalizado: abertas a todos os interessados, sem inscrição prévia.
Datas e Horário: 16 de janeiro às 10h (sextas-feiras).
Local: UMAPAZ - Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz
End.: Av. IV Centenário, 1268 Portão 7-A - Parque Ibirapuera

sábado, janeiro 17, 2009

Pra saber Educação / sec. de ensino SUL


"Sem o mínimo necessário à existência cessa a possibilidade de sobrevivência do homem e desaparecem as condições iniciais da liberdade. A dignidade humana e as condições materiais da existência não podem retroceder aquém de um mínimo"


A Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente listam diversos direitos que devem ser alvo de proteção prioritariamente pelo Estado, pela família e pela a fim de garantir uma existência digna e o desenvolvimento pleno da criança e adolescente.

Assim, o art. 4.º determina que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária. Esse artigo é quase uma reprodução literal do que está disposto na Constituição Federal do Brasil.

O direito à educação, garantido no art. 53 do ECA, tem por finalidade o pleno desenvolvimento da criança e adolescente, o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Assim, o acesso à educação surge com um fator de transformação social, visando o combate a exclusão social, permitindo que a criança e adolescente se desenvolvam e estejam preparados para exigências da vida em sociedade, tanto quanto aos seus direitos e deveres no convívio com as pessoas como no seu trabalho.

Dessa forma, o Estatuto dispõe que o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo da criança e adolescente. Cabe aos pais e responsáveis a obrigação de matricular os filhos ou pupilos na escola e controlar a freqüência, cabe ao Estado oferecer o ensino obrigatório e ao estabelecimento de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus tratos, a reiteração de faltas injustificadas e evasão escolar e altos níveis de repetências. Assim, é evidente que há obrigação por parte da família, do Estado e também da escola para que a criança e adolescente não deixe de estudar ou abandone os estudos, para que se dê efetividade ao direito à educação que lhe é garantido.


Campo Limpo
(Incorporou Campo Limpo e M"Boi Mirim)

Diretor: Marcello Rinaldi
Endereço: R Nossa Sra Do Bom Conselho, 65
Bairro: Jardim Laranjal
Distrito: Campo Limpo
Cep: 05763-470
Telefones: 5814-9276 / 5814-8858 / 5814-9782 / 5814-9692 / 5814-8689
E-mail: smedrecampolimpoadm@prefeitura.sp.gov.br

Capela do Socorro
(Incorporou Capela do Socorro e Parelheiros)

Diretora: Leila Portella Ferreira
Endereço: R Monte Carlo,25
Bairro: Veleiros
Distrito: Capela Do Socorro
Cep: 04773-140
Telefones: 5523-1024/ 5522-4359 / 5548-9456 / 5681-6324 / 55219615 / 55239593 / 56861901 / 5686-1799
E-mail: smedrecapsocorroadm@prefeitura.sp.gov.br

Do Estado

Sul 1

Endereço: R. Pensilvânia, 115 - BROOKLIN
Telefone: (011) ramal 229(Oficina Pedagógica) / (011) 5543-0021(Central - PABX) / (011) 5543-1191(Central - PABX) / (011) ramal 222;230(Núcleo de Informática) / (011) 5561-1835(Assistente Planejamento) / (011) ramal 228(Núcleo de Informática) / (011) 5531-8269(Central - PABX) / (011) 5531-2718(Outros)

Dirigente: BEATRIZ MUZI CAMPO GRANDE
CAMPO LIMPO
CIDADE ADEMAR
JABAQUARA
JARDIM ANGELA
PEDREIRA
SANTO AMARO
VILA ANDRADE

Sul 2

Endereço: R. Barão de Jaceguai, 1967 - CAMPO BELO
Telefone: (011) 5041-4896(Núcleo de Informática) / (011) 5092-3747(Fax) / (011) 5532-0562(Assistente Planejamento) / (011) 5533-8522(Assistente Planejamento) / (011) 5532-0562(Fax) / (011) 5542-5179(Pagamento) / (11) 5092-3747(Dirigente) / (11) 5092-5648(Supervisão) / (011) 5092-5649(Vida Escolar) / (011) 5093-3922(Outros) / (011) 5041-6179(Outros) / (011) 5041-6398(Administração) / (011) 5041-6519(Outros)

Dirigente: MARIA LIGIA BRANCO BELIZÁRIO CAPAO REDONDO
JARDIM ANGELA
JARDIM SAO LUIS


SUL 3


Endereço: Rua Alcindo Ferreira 04 - Cidade Dutra
Telefone: (011) 5666-6259(Central - PABX) / (011) 5660-6779(Pagamento) / (011) 5666-9159(Central - PABX) / (011) 56674922(Administração) / (011) 56669075(Central - PABX) / (011) 5666-2989(Dirigente)

Dirigente: SAMUEL ALVES DOS SANTOS
CIDADE DUTRA
GRAJAU
MARSILAC
PARELHEIROS
SOCORRO

A educação é concebida como processo de formação abrangente, inclusive o de formação de cidadania e o trabalho como principio educativo.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Um grande Hospital, para um pequeno número de pessoas


O recém inaugurado Hospital do M Boi Mirim, é uma obra de necessidade enorme, a população da região sofre com a falta de bons hospitais, o do Campo Limpo já não suporta a demanda, o que acarreta em um atendimento deficitário. Apesar da tamanha necessidade de um hospital, após alguns meses de funcionamento, ele já aparenta estar abandonado.

Equipado para atendimentos de emergência e casos clínicos de alta complexidade, com modernos centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, o novo hospital, teria capacidade para 25 mil consultas e mil internações mensais.

Porem com muitos leitos vagos, o hospital carece de mão de obra qualificada. Só atende emergências, conforme informam alguns atendentes terceirizados, não há médicos suficientes, metade das instalações sequer foram utilizadas, seu heliponto só foi utizado na inaguração para receber políticos.

A propria duplicação da estrada M' Boi Mirim em frente ao Hospital não foi concluído, atrapalhando não só o transito local, como dificultando o acesso as ambulâncias.

O Hospital albert Einstein, um dos melhores hospitais privados do país, vai administrar o novo hospital público em parceria com a Organização Social de Saúde Centro de Estudos e Pesquisas Doutor João Amorim (Cejam).

Princípios do SUS (sistema único de saúde):

-universalidade, que é a garantia de acesso para todos
-eqüidade, garantindo a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios
-integralidade, considerando a pessoa como um todo e, portanto, atendendo à todas suas necessidades.

serviço
HOSPITAL MUNICIPAL DR. MOYSÉS DEUTSCH (M’ BOI MIRIM)
Diretor: Silvio Possa
E-mail: silviop@einstein.br
Estrada do M’ Boi Mirim, 5.203
CEP: 04948-970 – Jd. Ângela
Fone/PABX: 5832-2500 ramal 208 - Fax: 5833-9419

interessados em enviar curriculo deve acessar http://www.saudeprev.com.br/hospital/index.php




Fonte

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL392913-5605,00-EINSTEIN+VAI+ADMINISTRAR+HOSPITAL+PUBLICO+NA+ZONA+SUL+DE+SP.html

http://www.cejam.org.br/cejam/

CONCURSO LITERÁRIO DE CONTOS E POESIAS


Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. promove o 7º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS, composto por duas categorias distintas:

a) Contos;

b) Poesias,

a) Premiação em dinheiro:

1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro;

2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro;

3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro.

Premiação de publicação em livro:

Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com MENÇÃO HONROSA e/ou MENÇÃO ESPECIAL, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, em troca do que cedem os direitos autorais apenas para esta edição específica a qual não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares. Os exemplares restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas.






A narração de histórias, uma das artes mais antigas do mundo, possui sua importância como primeira forma consciente de comunicação literária elaborada pela humanidade, com o intuito de difundir, ao longo de suas gerações toda a diversidade cultural existente.

A GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. é uma empresa que se propõe incentivar, divulgar e promover as artes em geral e particularmente as expressões artísticas não consagradas e/ou não acolhidas pelos canais dominantes.

mais e regulamento;
http://www.guemanisse.com.br/content/view/134/1/

http://www.guemanisse.org/

editora@guemanisse.com.br

guemanisse@globo.com

O que é isso companheiro????


O juiz Alaôr Piacini, da 9ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, decidiu excluir o nome de José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil e deputado cassado, do processo de improbidade administrativa que corria no Tribunal de Justiça. O processo é referente ao caso que ficou conhecido como mensalão e atingiu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, com denúncias de corrupção.

O advogado de Dirceu, Rodrigo Alves Chaves, comemorou a decisão. "É um indicativo do que pode acontecer nas outras ações", acredita. Ele ressaltou que esta foi a primeira decisão com relação a Dirceu e esta lhe foi favorável. "O que se espera é que as outras quatro ações tenham resultado semelhante", acrescentou.

José Dirceu foi Ministro-Chefe da Casa Civil no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 1 de janeiro de 2003 até 16 de junho de 2005, quando pediu demissão do cargo de ministro, e voltou a seu antigo cargo de deputado federal por São Paulo (era até então deputado licenciado) do Partido dos Trabalhadores.

Sua demissão ocorreu em meio à crise política que surgiu após denúncias de corrupção nos Correios e em outras empresas estatais, vindas à tona após acusações do deputado Roberto Jefferson. Reassumiu, então, seu mandato de deputado federal.

No dia 30 de março de 2006, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), quarenta supostos participantes do esquema do mensalão. O procurador indiciou por crimes graves, como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato os ex-ministros mais importantes do governo, José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação Estratégica). Os três últimos foram afastados da direção do Partido dos Trabalhadores em decorrência do escândalo, enquanto Dirceu saiu do governo federal por ser insustentável a sua permanência na Casa Civil, pressão esta exercida pelo escândalo em que estava envolvido. O relator do caso no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa (nomeado por Lula), atribuiu a liderança no esquema do "mensalão" a José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira.

Embora a oposição tenha afirmado diversas vezes que o presidente tenha demitido o ministro por reconhecer a culpa do mesmo, Lula nunca assumiu publicamente a hipótese.

O julgamento prossegue no Supremo, pelo menos até 2010, podendo até reverter o fato histórico de o STF, desde sua criação em 1824, nunca ter condenado nenhum político.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

De quem é a gerra ???


As Forças de Defesa israelenses responderam com tiros de artilharia ao novo ataque de foguetes Katyusha a partir do território libanês. Ao menos três foguetes disparados do sul do Líbano atingiram o norte de Israel no segundo ataque do tipo em menos de uma semana.

O ataque, cuja autoria ainda é desconhecida, reacende os temores de uma segunda frente de batalha na grande ofensiva militar israelense contra alvos do movimento islâmico radical Hamas na faixa de Gaza. A ofensiva, que entra nesta quarta-feira em seu 19º dia consecutivo, deixou mais de 930 palestinos mortos, a maioria civis.

A Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel em protesto aos ataques na Faixa de Gaza lançados contra o grupo islâmico Hamas, anunciou na quarta-feira o presidente boliviano, Evo Morales.

"Quero informar que a Bolívia mantinha relações diplomáticas com Israel. (Mas) diante desses graves fatos de atentados contra a vida e a humanidade, a Bolívia rompe as relações diplomáticas com Israel", afirmou o presidente de esquerda.

Morales anunciou a medida em um discurso feito na presença do corpo diplomático no Palácio do Governo.

O movimento islâmico Hamas aceitou a proposta egípcia de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A informação foi transmitida por fontes do governo do Egito.

Um dos líderes do Hamas, Ayman Taha, dará em breve uma entrevista coletiva a respeito. Ele confirmou em Damasco, capital da Síria, que a proposta de fato foi aceita.

Segundo a proposta, tropas de Turquia garantirão o cumprimento do acordo de cessar-fogo e Israel retirará suas tropas de Gaza em um prazo de 48 horas.

Haverá em seguida uma trégua de um ano sem que o Hamas dispare morteiros contra Israel.

O governo israelense ainda não disse nada.


terça-feira, janeiro 13, 2009

Israelenses X Palestinos



Muitos opinam, alguns polemizam, mas uma boa parcela das pessoas não compreende exatamente as origens desse conflito. A maioria das opiniões a respeito da questão geralmente se baseia em posições ideológicas, crenças religiosas ou apaixonadas ligações étnicas com alguma das partes envolvidas. Qualquer discussão envolvendo o tema gera reações apaixonadas. De um lado há os que defendem as ofensivas de Israel, em nome da "defesa preventiva" e da "guerra contra o terror", combatendo os radicais que não reconhecem o Estado judeu, lançando mísseis contra cidades ou planejando ataques terroristas. Do outro estão aqueles que apontam o caráter da longa ocupação israelense nos territórios palestinos e a face pouco humanitária, para não dizer cruel, que o governo dá a essa ocupação, além da inegável superioridade militar. Mas mesmo as avaliações menos comprometidas são capazes de reconhecer injustiças.

A mais recente ofensiva na Faixa de Gaza acirrou os debates a respeito do tema e pela primeira vez parece ter despertado a desaprovação mundial das ações unilaterais do governo israelense.

O que não parece claro para muitos é que tanto do lado de Israel quanto do lado palestino e de países árabes escondem-se interesses e desejos muito mais complexos. Nessa complexidade reúnem-se a natureza da aliança entre Israel e os EUA, as muitas faces do sionismo, o uso político do apoio da Síria e do Irã à causa palestina, cujas intenções parecem pouco afeitas a uma solução pacífica, entre outras questões. Isso sem falar no extremismo em ambos os lados. Do lado de Israel pode-se apontar a quase inexistência de uma possibilidade de diálogo dos partidos de ultradireita, além de exigências que tornam impossível o estabelecimento de um estado palestino soberano. Nesse cenário, qualquer alusão a um "processo de paz" é meramente uma formalidade linguística.

Quem paga o alto preço dos intereses políticos, é sempre povo.



fonte
http://br.noticias.yahoo.com/s/13012009/48/manchetes-extremismo-razoes-guerra.html

Marketing de imagem


Além de cantar e se destacar no mundo inteiro com sua preocupação com causas sociais, Bono Vox, vocalista do U2, agora ataca de colunista de jornal. O cantor vai colaborar regularmente com a publicação americana The New York Times. O primeiro artigo de Bono já foi publicado e versa sobre sua terra natal, a Irlanda, e também sobre Frank Sinatra.

Paralelamente à nova função de Bono, outro assunto ganha destaque nesta semana. O U2, junto com Beyoncé, Bruce Springsteen, Herbie Hancock, Stevie Wonder, Shakira, entre outros, vai se apresentar no evento We Are One, festa que acontece neste domingo (18/01), dois dias antes da posse de Barack Obama. O novo presidente dos Estados Unidos estará presente na celebração.

Enquanto isso Hillary Clinton, designada secretária de Estado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que tentará melhorar a imagem do país com uma "combinação inteligente" de diplomacia e defesa.

A próxima chefe da diplomacia americana - segundo tudo indica - está decidida a criar novas alianças no mundo todo, porque, segundo ela, o país não pode resolver as coisas sozinho, mas "o mundo não pode resolvê-las sem os EUA".

"Devemos usar o que se denominou como poder inteligente, a ampla gama de ferramentas a nossa disposição. Com um poder inteligente, a diplomacia estará na vanguarda de nossa política externa", afirma o texto do testemunho de Hillary.

Hillary e Barack Obama compartilham a opinião de que o Governo do atual presidente americano, George W. Bush, diminuiu o valor da diplomacia internacional.


Fonte
http://br.noticias.yahoo.com/s/13012009/11/entretenimento-bono-vox-ataca-colunista.html

http://br.noticias.yahoo.com/s/13012009/40/mundo-hillary-clinton-melhorara-imagem-dos.html

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Paz, Paz, Paz.. Paz nunca mais???


Segundo a revista 'Mundo Estranho', da Editora Abril, os Estados Unidos têm o maior potencial bélico do planeta, chegando a gastar mais de 320 bilhões de dólares com armamentos. Na mesma lista, Israel vem em 10º lugar, com um gasto de quase 10 bilhões de dólares nesta área. Cabe saber porque estes países investem o mesmo valor em saúde e educação, por exemplo.


E se não estamos vivendo nenhuma Guerra Mundial atualmente, pelo contrário, a idéia é conseguir a paz entre os povos no mundo, por que EUA, Rússia e China gastam tanto dos impostos de seus cidadãos em armamento bélico.


Veja o ranking abaixo:


1º. Estados Unidos


Efetivo: 1.414.000 soldados


Gasto militar anual: 329 bilhões de dólares (1.138 dólares por habitante)


Armas nucleares: sim


2º. Rússia


Efetivo: 988.100 soldados


Gasto militar anual: 48 bilhões de dólares (333 dólares por habitante)


Armas nucleares: sim


3º. China


Efetivo: 2.270.000 soldados


Gasto militar anual: 48 bilhões de dólares (37 dólares por habitante)


Armas nucleares: sim


4º. França


Efetivo: 260.400 soldados

Gasto militar anual: 38 bilhões de dólares (636 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

5º. Reino Unido

Efetivo: 210.400 soldados

Gasto militar anual: 35 bilhões de dólares (590 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

6º. Coréia do Norte

Efetivo: 1.082.000 soldados

Gasto militar anual: 4,7 bilhões de dólares (214 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

7º. Índia

Efetivo: 1.298.000 soldados

Gasto militar anual: 13 bilhões de dólares (13 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

8º. Paquistão

Efetivo: 620.000 soldados

Gasto militar anual: 2,5 bilhões de dólares (17 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

9º. Coréia do Sul

Efetivo: 686.000 soldados

Gasto militar anual: 12 bilhões de dólares (266 dólares por habitante)

Armas nucleares: não

10º. Israel

Efetivo: 161.500 soldados

Gasto militar anual: 9,4 bilhões de dólares (1.499 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

terça-feira, janeiro 06, 2009

Aberto edital para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI)



Entre os dias 7 de janeiro e 5 de fevereiro de 2009, a Secretaria Municipal de Cultura recebe propostas que serão avaliados a partir de critérios como interesse público, criatividade e importância para a região ou bairro a que se destina


No período de 7 de janeiro a 5 de fevereiro, o Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) recebe inscrições de projetos artístico-culturais a serem desenvolvidos por jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos.

Criado em 2003, o programa tem como objetivo oferecer apoio financeiro a projetos que realizam ações culturais ligadas às diversas linguagens artísticas ou a temas relevantes ligados a área de humanidades e que promovam o desenvolvimento cultural e a formação para a cidadania cultural no Município.

Os interessados deverão inscrever-se nos locais discriminados abaixo. O atendimento acontecerá de 2ª a 6ª feira, das 14:00 às 18:00 horas. Nos dias 04 e 05 de fevereiro o horário de inscrições será das 10 às 18h.

ZONA SUL

Casa de Cultura Manoel Cardoso De Mendonça - Praça Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro - fone 5522 8897

Casa de Cultura M'boi Mirim
Rua Inácio Dias da Silva, s/nº - M'Boi Mirim - fone 5514 3408

Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil/Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara - fone 5011 2421

Casa de Cultura Chico Science
Av. Tancredo Neves, 1265 – Moinho Velho – Ipiranga – Fone 2969 7066

edital na íntegra
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/EditalVAI09_1229527571.doc

O porquê do não cessar fogo...



ETA mundo estranho
Tanta IRA, tanto ódio
Quando o que a MOSSAD
Mesmo quer é dançar
HEZBOLLAH.

Cd, OLP
Deixe a música tocar.
Neste ONU
Vamos celebrar a vida
Pois temos a FARC e o queijo
Na mão, basta acreditar.

Não importa o LADEN
Que você está
AL-QAEDA tarde vamos nos
Abraçar.
Solidão aos belicosos!
Quem USA e abusa
Não merece CIA.
Vamos vigiar a paz,
Noite e dia,
Para que não haja mais a guerra,
HAMAS.
Sérgio Vaz
Homem-bomba-poética da Cooperifa


A Cruz Vermelha disse hoje que investiga relatos de que um posto de ambulâncias do Crescente Vermelho palestino, localizado na cidade de Jabaliya, norte da Faixa de Gaza, foi atingido durante a noite. A ofensiva militar contra os foguetes palestinos, lançada por Israel em 27 de dezembro, já deixou pelo menos 600 mortos e 3 mil feridos na Faixa de Gaza.

Com o aumento das mortes de civis e os suprimentos de água potável perto do colapso, Kraehenbuehl disse que "não há dúvida de que estamos lidando com uma completa e enorme crise em termos humanitários". De acordo com Kraehenbuehl, as informações sobre o ataque ao posto de ambulâncias "ainda precisam ser confirmadas, mas são um sinal da intensidade do conflito".

Problemas no abastecimento de energia elétrica, setor também atingido pelo embargo de 18 meses de Israel ao território controlado pelo Hamas, representa séria ameaça ao deixar até meio milhão de pessoas sem água potável e sob risco de contraírem doenças.


Israel nega que haja uma crise humanitária no território densamente povoado. O governo israelense concedeu permissão à Cruz Vermelha para que leve ajuda médica, incluindo sangue e vacinas, ao território. Um grupo de cirurgiões também recebeu permissão ontem para auxiliar os médicos no hospital de Shifa, o mais importante de Gaza.

Israel definiu nesta terça-feira sua condição de trégua na Faixa de Gaza, dizendo que não iria concordar com um cessar-fogo a menos que inclua medidas para evitar que o Hamas de se rearme???

Israel, cujos líderes disputam uma eleição parlamentar em 10 de fevereiro, deixou claro que sua prioridade na ofensiva em Gaza é garantir a segurança de seus cidadãos. Hamas exigiu o fim do bloqueio de Israel na Faixa de Gaza como parte de qualquer medida de cessar-fogo.

Olha quem era o mediador pela paz...

Ehud Olmert,primeiro-ministro israelense, com George Bush e Mahmoud Abbas, presidente da Palestina.