quarta-feira, janeiro 14, 2009

De quem é a gerra ???


As Forças de Defesa israelenses responderam com tiros de artilharia ao novo ataque de foguetes Katyusha a partir do território libanês. Ao menos três foguetes disparados do sul do Líbano atingiram o norte de Israel no segundo ataque do tipo em menos de uma semana.

O ataque, cuja autoria ainda é desconhecida, reacende os temores de uma segunda frente de batalha na grande ofensiva militar israelense contra alvos do movimento islâmico radical Hamas na faixa de Gaza. A ofensiva, que entra nesta quarta-feira em seu 19º dia consecutivo, deixou mais de 930 palestinos mortos, a maioria civis.

A Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel em protesto aos ataques na Faixa de Gaza lançados contra o grupo islâmico Hamas, anunciou na quarta-feira o presidente boliviano, Evo Morales.

"Quero informar que a Bolívia mantinha relações diplomáticas com Israel. (Mas) diante desses graves fatos de atentados contra a vida e a humanidade, a Bolívia rompe as relações diplomáticas com Israel", afirmou o presidente de esquerda.

Morales anunciou a medida em um discurso feito na presença do corpo diplomático no Palácio do Governo.

O movimento islâmico Hamas aceitou a proposta egípcia de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A informação foi transmitida por fontes do governo do Egito.

Um dos líderes do Hamas, Ayman Taha, dará em breve uma entrevista coletiva a respeito. Ele confirmou em Damasco, capital da Síria, que a proposta de fato foi aceita.

Segundo a proposta, tropas de Turquia garantirão o cumprimento do acordo de cessar-fogo e Israel retirará suas tropas de Gaza em um prazo de 48 horas.

Haverá em seguida uma trégua de um ano sem que o Hamas dispare morteiros contra Israel.

O governo israelense ainda não disse nada.


Nenhum comentário: