quarta-feira, janeiro 28, 2009

Um outro mundo será possível ???



O aparecimento de Davos correspondeu ao avanço da globalização financeira no mundo, e foi uma espécie de seu justificador e propagador. Ainda estávamos em plena Guerra Fria, e o bloco capitalista exibia certa ambigüidade entre o liberalismo econômico e o capitalismo regulado das sociais democracias européias.


Cofres públicos vazios, desaceleração da economia chinesa e consequências da mudança climática para produção de alimentos são algumas das ameaças apontadas pelo World Economic Forum(WEF) no relatório "Riscos globais" para o forum de Davos 2009.

O documento aponta 26 perigos para o mundo em 2009. O WEF considera improvável que a situação econômica melhore este ano. Pelo contrário, a crise financeira e econômica pode até se agravar.

"Os enormes gastos com que os governos apóiam as instituições financeiras são uma ameaça .
O diretor de risco da resseguradora Swiss Re, Raj Singh, advertiu sobre uma outra ameaça, a mudança climática, que afetará muito mais os países em desenvolvimento, mas terá efeitos econômicos globais.



Paralelamente acontece no Brasil a nona edição do Fórum Social Mundial acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém.

O Fórum é definido como "um espaço de debate democrático de ideias, formulação de propostas e articulação de movimentos sociais que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo".

Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Já o Fórum de Davos é realizado há 38 anos na pequena cidade alpina da Suíça.


Do ponto de vista social, a globalização apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, homogeinadora ou convergente, aumentando a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego.

Com a revolução das comunicações, o processo de globalização tornou-se mais rápido, além de ter se tornando mais abrangente, envolvendo não só o comércio e capitais, mas também telecomunicações, finanças e serviços antes cobertos por varias formas de proteção.


O Fórum de Davos quer reduzir a pobreza sem mexer nas estruturas de poder no mundo e, particularmente, sem alterar as políticas econômicas. Ao contrário, ele constitui, por si mesmo, um dos pilares da difusão ideológica do neoliberalismo no planeta.

O fato de ainda sermos um país em desenvolvimento apresenta uma dupla vantagem: não repetir os erros de outros países, e construir um país preservando a nossa cultura e nossos valores. Os problemas ainda são muitos e só poderemos solucioná-los com criatividade, através da educação e da informação.


Mensagem a toda a humanidade




Fonte

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,davos-2009-tenta-ser-o-mais-importante-da-historia-do-forum,314246,0.htm
http://www.swissinfo.org/por/noticias/reportagens/Forum_de_Davos_mostra_quadro_sombrio_para_2009.html?siteSect=119&sid=10195891&cKey=1231939610000&ty=st

Nenhum comentário: