terça-feira, fevereiro 10, 2015

Setor público, sempre na contra mão.


Jilmar Tatto, secretário Municipal de Transportes SP


Embora muitíssimo bem-vinda, a política de abrir rotas ao transporte sobre duas rodas não pode virar uma caixa-preta em termos de orçamento, incluindo atalhos obscuros na contratação de empresas e no uso do dinheiro público. Em outros termos, São Paulo precisa de ciclovias, mas não a qualquer custo.
Quando anunciou seu plano para a área, o prefeito planejava gastar 80 milhões de reais para criar na capital 400 quilômetros exclusivos para bicicletas (somando ciclofaixas e ciclovias). Isso dá uma média de 200 000 reais por quilômetro. 
Até agora, saíram dos cofres municipais 39 milhões de reais para fazer 156 quilômetros. Conclusão: o município consumiu quase metade do orçamento previsto para fazer pouco mais de um terço do projeto. As maiores obras em andamento (21 quilômetros, que incluem as ciclovias das avenidas Paulista e FariaLima, entre outras) vão totalizar mais 77 milhões de reais em investimentos (parte da dinheirama já está sendo gasta).
O secretário Jilamr Tatto acrescentou que a ciclovia da Paulista deve ficar pronta, como o previsto inicialmente até junho. "Não vai causar transtornos, porque vai ser necessário estreitar somente 10 cm de cada faixa", disse.
Somando-se os trechos entregues e as pistas em construção, a prefeitura vai gastar em 177 quilômetros de vias um total de 116 milhões de reais, o equivalente a cerca de 650 000 reais por quilômetro. Como outros trechos devem sair do papel até o fim deste ano, de modo a totalizar os 400 quilômetros prometidos, a conta vai ficar ainda maior. “Teremos de pedir mais dinheiro”, reconhece Tadeu Leite Duarte, diretor de planejamento, projetos e educação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um dos órgãos municipais responsáveis pelos projetos.
O total de 650 000 reais é mais que o triplo do gasto previsto incialmente por Haddad. É também superior à média mundial de 300 000 reais por quilômetro, conforme apuração de um time de correspondentes de VEJA SÃO PAULO no exterior.Os dados foram obtidos durante entrevistas com profissionais dos departamentos de trânsito de dez cidades estrangeiras que são referência em investimentos nessa área (veja o quadro abaixo).







Fontes;

http://www.mobilize.org.br/noticias/7636/nova-licitacao-para-63-km-de-corredores-de-onibus-em-sp-sai-em-fevereiro.html


http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-projeto-custa-mais-que-o-triplo-prefeitura?utm_source=redesabril_vejasp&utm_medium=facebook&utm_campaign=vejasp

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