terça-feira, março 22, 2011

Zona de Interesse Social, ou de interesse eleitoral ???



São Paulo é a sexta maior cidade do mundo e a maior cidade da América Latina. Com uma população de cerca de 11 milhões de pessoas, a cidade apresenta um índice assustador: 28% de sua população é pobre.

Entre outros dados dramáticos, a cidade apresenta cerca de dois milhões de pessoas residentes em favelas e um milhão em cortiços, totalizando cerca de três milhões de pessoas em moradias precárias. Existem ainda duas mil favelas e cerca de 13 mil moradores de rua. De acordo com o Censo 2000 do IBGE, o déficit habitacional de São Paulo é de aproximadamente 800 mil unidades habitacionais.



Em sete anos, a Prefeitura de São Paulo não conseguiu melhorar a situação de três em cada quatro áreas de grande risco de deslizamento na cidade de São Paulo. Mais de 75% das áreas de risco alto e muito alto mapeadas em 2003 permanecem hoje na mesma situação e seguem protagonizando acidentes - apesar das tentativas de retirada e das promessas das gestões Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab.



É o que mostra análise do mapa das áreas de risco de 2010 produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e divulgado neste ano, em comparação com os dados do estudo de 2003.

Em 2009 a câmara dos vereadores de São Paulo realizou audiências públicas em todas subprefeituras para revisão do Plano. Com relação às revisões do Plano Diretor Estratégico de M’Boi Mirim, a Comissão passou ali muito rápido, e não teve uma discussão mais esclarecida sobre como ficariam as Zonas Específicas de Interesses Sociais em áreas de mananciais. Conforme o Plano Diretor da Cidade de 2002 essa região permitira a construção de moradias populares, coisa que está prevista no Programa de Recuperação de Mananciais (PRM), uma obra grande que vem acontecendo na região, com verbas de Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal, que somam juntas 1,3 bilhão de reais aproximadamente.

Dentro desse Programa de Recuperação de Mananciais, além dos parques lineares, construção de canalização para coleta de esgoto e bombeamento dele para áreas de tratamento de esgoto, há também os núcleos habitacionais, que seriam construídos nessa própria região para absorver, então, essas pessoas que seriam remanejadas das áreas de risco, porém até o instante momento, nenhum projeto habitacional foi construído.




No total, 29 mil famílias paulistanas vivem atualmente em regiões com probabilidades alta e muito alta de escorregamento ou inundação (próximas de córregos). Das 158 áreas com essa característica mapeadas em 2003, durante a gestão Marta Suplicy (PT), 119 aparecem com as mesmas classificações no levantamento divulgado em janeiro pela gestão Kassab.

Cada área é dividida em setores, que podem variar em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto e muito alto. As duas últimas classificações são as que precisam de maior atenção - por apresentarem grande potencial para ocorrência de escorregamentos e solapamentos. No estudo do ano passado, a prefeitura identificou 607 setores de risco alto e muito alto. Em 2003, eram 288 - e desses 251 permanecem.

A Secretaria das Subprefeituras contesta os dados levantados e afirma que havia, na verdade, 323 setores com risco alto e muito alto em 2003. Segundo o órgão, em 80% de todas as áreas, o risco foi reduzido, “seja por conta das obras de contenção, urbanizações, remoções ou mesmo pela consolidação do local”.

Obra de trecho de duplicação da Estr. M' Boi Mirim, iniciada em 2008 já em sua 2º licitação, com prazo de execução estourado.

De acordo com pesquisa inédita realizada por movimentos sociais ligado a movimentos de moradia entre abril e setembro de 2008 a moradia em condições precárias somada a falta de investimentos nas regiões onde se localizam, é um dos principais problemas que atrapalham o desenvolvimento da vida familiar do cidadão residente em áreas da periferia de São Paulo.




Ano que vem temos eleições municipais, e essa é uma das regiões que mais interessam aos políticos pela grande número de pessoas que ali residem, pessoas essas que continuam a acreditar que o seu vereador irá ajudar...

Até quando esperar ???

http://jornalismoresponsavel.wordpress.com/tag/moradia/
http://cradesmboimirim.blogspot.com/search?q=prm
http://www1.camara.sp.gov.br/central_de_arquivos/comentados/MBoiMirim.pdf

Nenhum comentário: