sexta-feira, dezembro 18, 2009

CAMINHADA LITERÁRIA DA COOPERIFA



A Cooperifa vai distribuir + 1000 livros de presente neste natal


domingo dia 20, a Cooperifa entregar livros de presente pra comunidade como forma de incentivo à leitura, que é um dos pilares do movimento, o outro, é cidadania através da literatura.

São mais de 1000, e todo tipo de literatura, poesia, romance, prosa (nada didático) com destaque para os livros infantis, que já são mais de 500, lindos e maravilhosos, de todas as cores e para todos os tamanhos. As crianças vão pirar na batatinha.

A maioria dos livros são novos, doados pelo Centro Cultural da Espanha, Global Editora, Cortez Editora e doações de amigos que frequentam o sarau.

A entrega vai ser simples, no domingo, às 11hs da manhã, em frente ao bar do Zé Batidão , os poetas e poetisas do movimento ( amigos desse e de outros saraus, palhaços, batuque) vão sair numa caminhada pelos bairros (Jd. Guarujá, Parque Santo Antônio e Chácara Santana) apertando a campainha, ou batendo palmas, de casa em casa chamando as pessoas e as crianças para buscarem o livro de presente. Sem qualquer tipo de burocracia.

É a força da comunidade construindo uma Periferia melhor através da literatura.
Participe! Venha assisitr o milagre da poesia.


Serviço:

CAMINHADA LITERÁRIA DA COOPERIFA

Domingo dia 20 de dezembro
Saída: 11hs
Em frente ao bar do Zé batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Jardim Guarujá
Perifeira-SP
Inf. 011.83585965
www.colecionadordepedra1.blogspot.com

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Na Faixa Jd. Monte Azul

Caminhada Cultural pela América Latina Trecho Santos-SP / Paraty-RJ


Em 26 de Dezembro de 2009
um grupo de Artistas da Zona Sul de São Paulo
partirá de Santos rumo a Paraty
realizando o quarto trecho da
Caminhada Cultural pela América Latina.

Caminharemos por nossas terras promovendo
a cultura, a arte e o conhecimento entre os povos.

Em cada cidade visitada realizamos em praça pública
um Sarau com apresentações musicais, poéticas,
intervenções de artistas locais, exibições de filmes,
apresentações teatrais e de dança, entre
tantas outras manifestações e trocas que são
possíveis nos Saraus.

No caminho será realizado um filme de longa-metragem,
além do registro fotográfico e literário da Expedición.

Para que esse sonho se realize estamos buscando
a cooperação das pessoas nas mais diversas formas,
tanto humanas, espirituais, como materiais,
seja através da compra das camisetas, dos livros,
de doações ou quaisquer tipos de contribuições.

Acesse o site:

Esporte, pra que???









Com a maior pista de skate da América Latina e a terceira do mundo, o Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica, localizado na região central de São Bernardo. Com visual moderno em área de 22 mil m², o parque oferece num só local pistas de skate, patins in line e bike, nas modalidades vertical e street, com dimensões profissionais, além de paredes de escalada e plataformas de rapel e tirolesa. O espaço também oferece pista de caminhada de 600 metros; playground para crianças até 12 anos; área de alongamento e espaço com palco para a realização de eventos. No pavimento superior, que permite uma visão privilegiada de todo o espaço, praça de alimentação; salas de apoio; ambulatório; segurança 24 horas; monitoramento com câmeras e som ambiente. Para os dias de calor, ventiladores com pulverizadores espalhados pelo parque aliviam a temperatura do visitante.



Os amantes de esportes radicais de São Bernardo, principalmente os iniciantes, têm à disposição um dia reservado para a prática de skate, bike, patins, escalada, tirolesa e rapel no Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Marostica. Trata-se da Terça-Radical, ação que tem como objetivo estimular a prática das atividades esportivas com jovens e adultos, que estejam matriculados na rede de ensino ou concluído o ensino médio.



O apoio dos chamados operadores motivacionais do parque, especializados nas diferentes modalidades oferecidas, servem de referencial no contato com os esportistas. Sempre prestativos e com bagagem de sobra nos esportes radicais, eles estão a postos para orientar, motivar os iniciantes e passar informações sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança.

A única exigência da Coordenadoria de Ações para a Juventude (CAJUV), responsável pela realização da atividade no parque é que o interessado em participar esteja estudando. A partir daí é só fazer a carteirinha e desfrutar do maior e melhor parque de esportes radicais da América Latina.


O Parque está aberto diariamente de terça a domingo, das 9h às 22h para o seguintes itens: Street Park, Half Pipe, Dirt Jump, Paredes de Escaladas, Patins In Line, Escalada Esportiva Rapel e Tirolesa. E de segunda à domingo para Pista de Cooper, Equipamentos de Alongamento, Playground, Lanchonete, Fraudário, Sanitários e Administração. Menores de idade só poderão utilizar os equipamentos com autorização dos responsáveis.



Oficinas – Além de oferecer lazer radical à população, o Parque também mantém as oficinas de Skate, Patins In Line, Bike, Tirolesa, Rapel e Escalada, preenchidas mediante inscrições prévias. O regulamento interno do Parque está disponível no site www.juventude.saobernardo.sp.gov.br



Para fazer a carteirinha o interessado deve se dirigir ao parque (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro) munido de duas fotos 3x4 e comprovante de escolaridade. Mais informações pelo telefone 4330-0726. O horário de funcionamento da Terça-Radical é das 8h às 22h.

Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 65. – esquina da Avenida Faria Lima. (em frente ao Paço). Centro. São Bernardo.


Em Amparo

Diogo Canina pedalou por todo mundo, evoluiu muito no BMX, mas não esqueceu suas raízes e o local onde ele deu suas primeiras pedaladas.
Recentemente foi inaugurada em Amparo uma nova pista da cidade. O local possuí excelentes transições, desenhadas cuidadosamente por Diogo. Para comemorar a abertura oficial da pista Renata Falzoni foi até Amparo para mostrar o trabalho feito na cidade e os futuros passos no BMX da cidade.



Aprendam a fazer o dever de casa, Srs. Administradores Públicos da cidade de São Paulo!!!!

http://espnbrasil.terra.com.br/bmx/noticia/85300_DIOGO+CANINA+E+A+CONSTRUCAO+DA+NOVA+PISTA+DE+AMPARO+SP

A força de um povo se conhece pela cultura



Olhando para a foto acima ninguém consegue imaginar que se trata de uma imensa obra de arte ao ar livre.

Com a chegada do verão algumas plantações de arroz no Japão ganham um colorido todo especial. A comunidade de agricultores de Inakadate, na província de Aomori é uma das mais conhecidas por produzir os trabalhos mais impressionantes desta combinação de arte e agricultura.

Esse resultado é conseguido plantando mudas de folhas de cores diferentes que vistas a partir de uma determinada altura, transformam-se em lindos quadros nas plantações de arroz.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Tudo Na Faixa, Jd. Monte Azul

Na Faixa, Pq. Sto Antônio Festival Favela



E é nessa onda que o festival Favela é isso aí vem pra São Paulo, e é abraçado pela Sacola de imagens com diversos vídeos de quebradas de Minas gerais e outros estados do Brasil.
Dia 13 de Dezembro tem uma sessão especial às 18hs e outra às 20hs no Sacolão das artes. Abaixo a programação:





Rua Cândido José Xavier, 577 - Pq. Sto Antônio.
Próximo ao 92º DP

http://www.becosevielaszs.blogspot.com/
http://www.olharcircular.org/

Edições toró convida para o lançamento do livro “18 anos, 20 histórias”

OS PRIMEIROS 80 CHEGANTES PARTICIPANTES DO DEBATE GANHARÃO O LIVRO

O livro “18 anos, 20 histórias”, é o 18º livro da Edições Toró e traz contações de 18 jovens que completaram 18 anos junto com o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.

Não é propriamente um livro de literatura, mas derrama estórias doces e escabrosas, casos de urgência e bagatelas de sonho, em ocas, malocas, trilhos e cozinhas das beiradas de SP. Estórias de uma juventude que inventa um relaxo ou que corre na pesaria de ainda esperancear.

A parte final do livro traz ensaios e reflexões de 39 ativistas e de pesquisadores que pelejam, entrelaçando as estórias da rapaziada às questões de direitos indígenas, racismo, saúde, educação, transporte, lazer e outras águas espirituais de bacia sem fundo. Textos de Marilene Felinto, Coletivo FACA, Aldaíza Sposatti, entre outros.


A capa traz fitilhos de cetim e desvenda a tarja verde-amarela que vem engrupindo nossa juventude faz tempo. Pra dedilhar esse trabalho, é só chegar no debate e no sarau que abrem o lance.

Às 20 horas, debate-papo: E a minha história? ECA, funduras e detalhes na peleja por dignidade”. Com Daniel Fagundes – (Núcleo de Comunicação Alternativa/NCA), Mari Casellato (Museu da Pessoa), Givanildo – (Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Fernanda Vargas (CEDECA Interlagos). Mediação de Allan da Rosa.

Às 21hs30, Sarau com a destreza, a leveza e as lâminas da poesia do povo da sul.

No Sarau do Binho, ponte de sabedorias e traquinagens

Rua Avelino Lemos Júnior, 60 – Campo Limpo, zona sul paulistana

Edições Toró e CEDECA Interlagos convidam pro lançamento do livro “18 anos, 20 histórias”, no Sarau do Binho, dia 14/12, de noitinha.
Chega em nosso sítio, o www.edicoestoro.net

Lei quer cidade Limpa ? Limpe você...


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM, antigo PFL), disse nesta segunda-feira (2), primeiro dia útil da entrada em vigor da Lei Cidade Limpa, que a administração da capital paulista intensificará a aplicação de multas contra proprietários de espaços publicitários que não se adequaram à lei. O prefeito disse que o município vai tolerar atrasos apenas dos pequenos comerciantes que ainda não limparam a fachada de seus estabelecimentos. Eles serão orientados por meio de cartilhas explicativas.



A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) criou o projeto de combate à poluição visual e quer continuar a definir os critérios. A Secretaria Municipal da Habitação, no entanto, quer ter o controle da comissão. O secretário de Governo, Clóvis Carvalho, trabalha para resolver a
questão.


A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) deixou de investir R$ 353 milhões em obras de combate a enchentes na cidade de São Paulo. De 2006 até hoje, a Prefeitura aplicou apenas 68% da verba prevista no orçamento para ações com esse fim, como canalização de córregos, serviços de drenagem e construção de piscinões. O levantamento foi realizado pela liderança do PT na Câmara Municipal, com base em dados do NovoSeo - o sistema de acompanhamento de gastos do governo. Procurada pela reportagem, a Prefeitura não se manifestou.





Do R$ 1,1 bilhão reservado para o combate aos efeitos da chuva nos quatro anos, Kassab investiu R$ 751 milhões. Nesse quesito, o pior ano de seu mandato foi o primeiro, quando gastou apenas 39% do orçamento separado para diminuir o número de enchentes. O melhor foi 2008, quando a Prefeitura aplicou acima do previsto: foi gasto 1% a mais do que estava reservado. Neste ano foram investidos até agora R$ 241 milhões dos R$ 329 milhões orçados - o equivalente a 73%.




O tipo de ação mais esquecido pela administração municipal foi a construção de piscinões - as obras dessas estruturas receberam menos de 8% do planejado em orçamento. "A execução orçamentária está muito precária", afirma o vereador Antonio Donato (PT), que integra a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. "A Prefeitura tem demonstrado que o combate às enchentes não é prioridade", critica.



Já a gestão do governador José Serra (PSDB) investiu menos da metade do previsto em obras na Bacia do Alto Tietê em 2009. O orçamento para este ano é de R$ 188 milhões, mas apenas R$ 71 milhões haviam sido empenhados (reservados para gasto) até outubro. A situação não vai melhorar no próximo ano, já que o orçamento para 2010 foi reduzido em 61%. A verba estadual para os serviços e obras na bacia do Tietê será de R$ 72,8 milhões.




Parece que o que vigora é aquele velho ditado, "Faças o que eu mando, não faças o que eu faço". Quem é o vagabundo agora???

Livro, uma outra cidade




Como muitos dos nossos amigos não puderam estar presentes no lançamento de Uma Outra Cidade, de Iatã Cannabrava, a Editora Terceiro Nome e o Estúdio Madalena oferecem esta promoção para adquirir o livro pelo preço do lançamento: R$ 60 + frete (gratuito para entregas dentro da cidade de São Paulo e R$ 6, para outras cidades do Brasil).

Uma outra cidade foi considerado o 2º Melhor Livro de Fotografia de 2009, pela revista Clix. Para saber como adquirir o seu, visite o blog do Estúdio Madalena ou entre em contato com a editora Terceiro Nome, por email (sarah@terceironome.com.br) ou por telefone +55 11 3816-0333.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Começa licitação para monotrilho na zona sul de SP




O paulistano deve se acostumar nos próximos anos com um transporte coletivo típico de parques de diversão um tipo de trem chamado de monotrilho, que usa pneus e trafega em vias elevadas (como pequenos viadutos exclusivos).

Prefeitura de São Paulo e governo do Estado passaram a projetar como alternativa mais barata do que o metrô, de menor impacto nas vias do que corredores de ônibus e, principalmente, de implantação rápida, por "economizar" em desapropriações.



Depois de desistir da criação de cinco corredores de ônibus na capital paulista, mudar o projeto previsto para a Avenida Celso Garcia e transferir para a Companhia do Metropolitano (Metrô) o Expresso Tiradentes, a Prefeitura de São Paulo começa hoje a licitação para instalar 34 quilômetros de monotrilhos na zona sul. O sistema, adotado principalmente em cidades asiáticas e inédito no País, terá dois trechos, ligando o terminal Jardim Ângela à Vila Olímpia, de um lado, e à Vila Sônia, do outro.

Até o fim de seu mandato, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) deve inaugurar as primeiras estações. E o restante deve ser entregue antes da Copa de 2014. "Essa é uma expectativa razoável", afirmou, depois de dizer que não gostaria de fixar prazos. O projeto da obra terá um custo de R$ 50 milhões e deve ser concluído até o fim de 2010.



Primeiro, serão construídos 11 quilômetros de linha entre o Terminal Jardim Ângela e o Largo 13, em Santo Amaro. Essa etapa custará em torno de U$ 800 milhões e será bancada pela Prefeitura. A segunda etapa, que inclui os outros 23 quilômetros, ficará a cargo da iniciativa privada, que em contrapartida poderá operar todo o sistema. "É algo similar ao que foi feito no Rodoanel", disse Kassab.

O custo de cada quilômetros de linha para monotrilho é de U$ 75 milhões, em média - o dobro do investimento necessário para a criação de corredores de ônibus e a metade do que é necessário para metrô. "Avaliamos que esse é o sistema que tem o menor impacto ambiental e urbanístico, é de construção mais rápida e de requalificação da área", afirmou o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes. Segundo ele, está prevista também a construção de praças e ciclovias no entorno das linhas.




O uso dessa tecnologia no transporte de massa provoca discussão entre os técnicos há mais de 50 monotrilhos espalhados no mundo, mas ele nunca teve amplo espaço nas principais metrópoles.

Estudos diversos das gestões José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) consideram a possibilidade de implantar mais de 100 km desse transporte nos próximos cinco anos.
É mais que a rede de metrô atual, que tem 61 km e pode se equiparar a ela mesmo depois da expansão prevista até 2014.

No debate, marcado para o dia 2 de setembro, entidades da sociedade civil e cidadãos poderão questionar quais as linhas planejadas e se têm licença ambiental.
Vamos pagar pra ver!!! Melhor, mesmo sem ver vamos pagar do mesmo jeito...

/>

Serviço:
Audiência pública sobre os projetos de monotrilho para a cidade de São Paulo
Data: 2 de setembro de 2010
Horário: 12 horas
Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar da Câmara Municipal
Comissão de Política Urbana e Comissão de Transporte