domingo, março 22, 2009

22/03 Dia mundial sem água................ Não entendeu?



Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água.
Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos. Os polos e suas vizinhanças estão cobertos pelas águas sólidas das gigantescas geleiras. A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos.


Você sabe do que é feito o seu corpo? Principalmente de água. Um bebê é formado por cerca de 80% dela. Com o envelhecimento a proporção diminui. Aos 75 anos, uma pessoa chega, em média, a 53 por cento. Em geral, a água compõe mais da metade de qualquer ser vivo. Mineral abundante no Planeta Terra , ela está nos rios, nos vegetais, nas rochas, no ar. Até no fogo tem vapor d'água. A vida nasceu na água, e para se manter precisa dela.



Num país como o Brasil, de imensos rios, lagos, belas cachoeiras e uma costa de cerca de oito mil quilômetros banhada pelo Oceano Atlântico a sensação é de abundância. Num Planeta como o nosso, que tem 77% da superfície coberta pela água também. Parece que ela não vai faltar nunca, mas não é bem assim.
O Brasil é o país mais rico em rios do mundo: detém 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. E , ainda, possui a maior bacia fluvial – A Bacia do Amazonas. Embora, no Brasil, o potencial de recursos hídricos corresponda a 53% da reserva da América do Sul, a média de desperdício de água é de 46%.


De toda a água da terra, 97,5 % estão nos oceanos e mares. Só 2,5% são águas doces. E menos de meio por cento está disponível pro consumo de todos os organismos vivos, não só dos seres humanos. O Brasil é privilegiado. Cerca de doze por cento de toda a água do mundo que circula na superfície estão no nosso território. A disponibilidade de água por habitante nos coloca em vigésimo quinto lugar no ranking mundial.


O Aqüifero Guarani é um dos maiores recursos estratégicos de água doce do mundo, sua expansão se estende pelos territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Possui capacidade para abastecimento de 400 milhões de pessoas por ano, produzindo 50quatrilhões de litros de água.


Os vilões responsáveis pela escassez são:

Mudanças climáticas – O aumento de condições extremas, como enchentes, furacões e tornados poderiam acentuar a quantidade de lixo acumulado em fontes de água. O aumento da temperatura global também pode, segundo o relatório da ONU, piorar a qualidade da água. As mudanças climáticas podem
acentuar a quantidade de lixo acumulado em fontes de água. Alterações no ciclo hidrológico, produzidas pela inadequada ocupação do espaço, geram enchentes urbanas freqüentes.



Poluição
– As reservas de água limpa do planeta recebem, por dia, duas toneladas de lixo (industrial, químico, agrícola e de origem humana). A situação afeta sobretudo os países em desenvolvimento, onde cerca de 50% da população está exposta a fontes de água poluídas. Por ano, mais 5 milhões de pessoas são atingidas por males decorrentes da ingestão de água contaminada, do contato com insetos vetores que habitam as águas poluídas e de infecções e verminoses, comuns em locais onde a água é insuficiente até para higiene básica.
- 39 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e, 90 milhões não têm acesso a saneamento básico.
- 2 milhões de crianças morreram de doenças relacionadas à ausência de saneamento e ao uso de água sem tratamento.
- A Pneumonia Asiática (SARS) desenvolveu-se em uma área sem saneamento e sem água potável.
- A Cada real investido em saneamento básico, são economizados R$ 4,30 na Saúde.

Há 6.670 pontos de despejo “oficiais” de esgoto somente na Região Metropolitana de São Paulo , que juntos contabilizam 50 mil litros de esgoto por segundo, 1,27 bilhões de litro/dia. Deste volume imenso apenas são tratados 13,5 mil litros por segundo em cinco ETEs (Barueri, ABC, Parque Novo Mundo, São Miguel e Suzano).
Estes pontos são provisórios segundo a Sabesp e apenas em 2018 estarão 100% conectados às ETEs.



Aumento Populacional
– Há 2 mil anos, a população mundial correspondia a 3% do número de habitantes atual e, a quantidade de água disponível era a mesma de hoje. A Ásia é o local mais afetado pelo aumento na população: ela abriga 60% dos habitantes do planeta, embora possua apenas 36% da reserva de água doce. Na África e na Europa, a situação é parecida, mas em menores proporções. Nos países desenvolvidos o problema é diferente: a melhoria nas condições de vida fez crescer a utilização de água por pessoa a níveis que em breve serão inviáveis.




Desperdício
- Os povos da China e de Israel, países que sofrem com a escassez de água, aprenderam a utilizar a água com responsabilidade, contudo, no Brasil, o desperdício de água chega a 70%.




A estimativa é de que até 2050 dois terços da população mundial sofrerão com a crise d'água. E futuras guerras poderão surgir pela disputa por ela. No Brasil a distribuição é irregular :cerca de 70 por cento das fontes de água disponíveis pro consumo estão na região amazônica .Os 30% restantes se dividem de forma desigual pelo país: faltam água no semi-árido nordestino, por conta das condições naturais, e no sudeste , pela concentração populacional. Em Manaus não se consegue dar água para as pessoas pois ja está tudo contaminado. Prá levar água em palafitas, nas residências, água tratada, é super difícil. Temos questões muito sérias de saneamento. E o discurso ambiental nos últimos tempos deixou essa questão da água de fora.

Os recursos hídricos (água) são finitos e sua distribuição é irregular ao longo da crosta terrestre. Raramente se encontra onde é mais necessária.




fonte

http://www.caenf.com.br/caenfensina/documento.asp?ID=4
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=958
OESP, Metrópole, 17/11/08, p.C1

Nenhum comentário: