terça-feira, maio 20, 2008

Nutrição = intelecto, acorda Brasil




A Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose. A fruta e principalmente a frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo. O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.



Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio. Por que?? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar. Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio, ou antes da prato principal .




A fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

OBSERVACÕES INTERESSANTES:
** Os chines es e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. um bom hábito a se adotar este .



** Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.




Shréa Kapoor é uma jovem indiana de 16 anos. A escola em que estuda, em Bombaim, maior cidade da Índia, não oferecia um cardápio tão saudável aos estudantes. A garota resolveu, então, elaborar um novo menu para a cantina, com mais sucos, frutas e verduras, baseada em trabalhos sobre nutrientes, feitos por ela mesma. O projeto tornou Shréa uma das ganhadoras do concurso Wizkids 2007 e fez com que ela e outros três vencedores viessem conhecer o Brasil.




O Wizkids é o maior festival literário e cultural indiano para escolas e abrange quarenta tipos diferentes de competições em literatura, música, dança, criatividade e artes, para estudantes de níveis de ensino equivalentes aos nossos fundamental e médio. O concurso, promovido pela organização educacional The Activity, tem o objetivo de engajar os jovens em causas sociais e ambientais.

2 mil estudantes, de 27 cidades de diferentes regiões da Índia, participaram do evento em 2007. Os quatro alunos que apresentaram os melhores projetos foram contemplados com uma viagem ao Brasil.


O projeto educacional Wizkids 2007 culminou na elaboração da Carta das Responsabilidades das Crianças da Índia. Os quatro estudantes entregaram a carta ao secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, nesta terça-feira, 8. A ação foi inspirada na experiência brasileira, durante a 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006, que resultou na redação, pelas próprias crianças, da Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil, entregue ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.



O propósito da carta dos indianos é conscientizar jovens e adultos de que precisam contribuir para um mundo melhor, tanto em questões sociais quanto em questões ambientais. O documento lista ações relacionadas à erradicação da pobreza e do analfabetismo, à promoção da saúde e higiene, ao combate à injustiça e à opressão, à conservação da biodiversidade e à redução da poluição, entre outras, que os alunos se comprometem a cumprir.



O secretário André Lázaro reafirmou as afinidades entre Brasil e Índia. “Os projetos de vocês são audaciosos. São exemplos para nós, que temos "responsabilidades públicas”, disse aos estudantes. Shréa, por exemplo, afirmou querer dar continuidade a seu projeto e estendê-lo à população carente. Na Índia, muitos professores dão aulas para moradores de rua, nas próprias ruas das cidades, e a idéia de Shréa é levar a merenda a eles também.




http://www.mesabrasil.sesc.com.br/
sempre a iniciativa privada...

Nenhum comentário: