terça-feira, maio 20, 2008

Quebrada em cena na TV Cultura

Manos e Minas no horário nobre

Estréia na TV Cultura programa que aborda cena cultural da periferia com criatividade, sem espetacularização e a partir do olhar dos artistas do subúrbio. Iniciativa lembra o histórico Fábrica do Som, mas revela que universo social da juventunde já não é dominado pelos brancos, nem pela classe média



Tendo como slogan “TV que faz bem”, a Cultura começou certeira sua nova fase. Apresentado pelo rapper Rappin Hood, que já ancorava o quadro Mano a Mano, no Metrópolis, o Manos e Minas é um gol de placa.

O programa é dividido em quatro blocos, cada um com uma entrada externa — todas muito interessantes, entrevistas, no segundo bloco, entra um quadro permanente chamado Busão Circular Periférico — um dos pontos altos do programa, mais uma intervenção externa, com um sugestivo nome de Interferência, no retorno ao palco, Rappin Hood demonstra todo o seu carisma e habilidade na relação com o público, que participa ativamente do programa com enquetes, e finaliza com mais entrevitas.

Creio que estamos diante de um marco histórico para a TV brasileira. Manos e Minas, aborda a cena cultural da periferia sem espetacularização, além de colocar os próprios artistas do subúrbio em cena. Buzo, Ferréz, Juju Denden, o próprio Rappin Hood: é tudo gente da quebrada. Isso dá uma autenticidade ao programa que o distingue de outras iniciativas, como o Central da Periferia, da TV Globo, apresentado pela atriz Regina Casé. Este programa, hoje esporádico e inserido como quadro do Fantástico, tem sua importância e várias virtudes, mas não tem o olhar de quem está na periferia. Fica muitas vezes um tanto postiço. Manos e Minas é diferente. É autêntico porque fala a língua dos jovens da periferia, além de ser regular e numa TV pública.


http://www.tvcultura.com.br/

Nenhum comentário: