quarta-feira, maio 14, 2014

Em vez de investir em qualificação e ensino de qualidade, vamos importar gente ...

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, disse que o órgão está estudando uma forma de incentivar a imigração de pessoas que tenham alta especialização em nível técnico e também em curso superior, como forma de ajudar no desenvolvimento da qualificação dos trabalhadores brasileiros.




“É um atalho importante para a Educação. A imigração no Brasil é muito pequena, apenas 0,3% da população brasileira é de imigrantes em primeira geração. A média mundial é 3%. Nos Estados Unidos é 15%”, disse Neri, após participar da 26ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE).

Durante o encontro, o ex-ministro e coordenador do Fórum Nacional, João Paulo dos Reis Veloso, defendeu o incentivo de cursos técnicos para pessoas que já estão no mercado de trabalho. Marcelo Neri concordou com a proposta e acrescentou que “O brasileiro aprende muito no trabalho e muitas vezes não tem um diploma. 



Neri é um estudioso da questão da distribuição de renda e coordenou recentemente uma publicação chamada “A nova classe média – o lado brilhante da base da pirâmide”, onde todo o foco reside nessa suposta nova composição de classe social em nossas terras.

Neri também disse que é preciso investir em produtividade. Ele disse que, pela primeira vez, o país registra escassez de mão de obra sem especialização. “Talvez seja o primeiro momento do Brasil na sua história que falta mão de obras sem qualificação. Isso é um problema sério. A gente tem que investir em produtividade, é uma agenda importante do fórum”, explicou.

Independentemente de sua competência técnica e suas qualidades profissionais, o novo presidente do IPEA Marcelo Neri nomeado pela presidente Dilma Roussef, representa grupos e correntes ligados à ortodoxia econômica e à ressonância de todo o pensamento neoliberal em solo tupiniquim. 

Em um país que sofre com a violência gerada pela exclusão social, me parece que essa é uma proposta é boa pra alavancar a venda de carros blindados e condomínios de alto padrão com segurança máxima..



Fonte;
http://www.granadeiro.adv.br/template/template_clipping.php?Id=13616

Nenhum comentário: