terça-feira, dezembro 10, 2013

Criado pela Cia Abracadabra em 1981, todo dia 10 de dezembro comemora-se “O Dia do Palhaço”.


Era uma vez um coringa chamado Abracadabra que tinha uma Cia. Teatral com o mesmo nome, seu nome Olney de Abreu recém-formado em direção teatral pela universidade do Rio de Janeiro.
A Cia. Teatral na época ia fazer uma intervenção no centro de São Paulo intitulada “A Arte pela Paz, O Dia do Palhaço”. A equipe de Olney foi divulgar o evento na Associação Brasileira de Empresários de Diversões que funcionava na Rua Dom José de Barros, 337 2° Andar, o presidente da associação era o Sr. Paulo Seyssel “palhaço Pimentão” pai do grande “Pimentinha” e irmão do famoso “Arrelia”, o vice-presidente da associação era o Sr. Novaes com quem mantínhamos contatos frequentes.


Ao chegar na associação Olney viu uma folhinha pendurada onde estava escrito “10 de Dezembro, Dia do Palhaço”, Olney perguntou ao Sr. Novaes sobre a data, ele relatou que fez a folhinha para distribuir para os associados, colocou 10 de dezembro como dia dos palhaços porque havia recebido um comunicado de uma associação de artistas mexicanos relatando que eles comemorariam este dia como Dia do Palhaço e pediram que a associação brasileira também o fizesse.  A Cia. Abracadabra desta data em diante começou a comemorar o dia com factoides na cidade de São Paulo.
Olney achou muito interessante porque 10 de Dezembro é o Dia da Carta Universal dos Direitos Humanos, desta química nasceu “O dia do Palhaço” que a Cia. Abracadabra acabou institucionalizando com ajuda de muitos artistas até se tornar o que é hoje, uma grande festa comemorada em todo Brasil.

Mágico e atemporal, o palhaço nos encanta com sua graça, ao mesmo tempo fascina pela sua grandiosidade.


Fonte:
http://www.diadopalhaco.com.br/

Nenhum comentário: