terça-feira, julho 24, 2012

SUSpeito..



Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde começou a enviar a Carta SUS para que o paciente do sistema único de saúde(SUS),  avalie sua internação na rede pública ou rede privada com leitos do SUS. O objetivo do documento, enviado à casa do usuário da internação hospitalar, é avaliar os serviços prestados durante todo o período de tratamento.
Outra função da CartaSUS é fiscalizar os serviços prestados à população. Prova disso é a agricultora Nersa de Souza Batista, que realizou uma cirurgia, custeada pelo SUS, para a retirada do útero e dos ovários e foi cobrada pelo serviço pela secretaria de Saúde do município de Pontão, no Rio Grande do Sul.


O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) , Adalberto Fulgêncio, explica o procedimento que deve ser tomado caso o usuário do SUS sofra algum tipo de cobrança pelo serviço prestado: “Todo usuário que tenha procurado o SUS e que por ventura sofra alguma cobrança deve procurar a Ouvidoria do SUS, pelo telefone 136, o Conselho de Saúde municipal ou o Ministério Público.”
Apenas um quarto da população brasileira tem condições de dispensar o SUS por dispor de um plano de saúde. Ou seja: 75% da população do País, justamente a parcela que mais necessita de atendimento de saúde, a de renda mais baixa, enfrenta grande dificuldades de acesso ao sistema. Esses dados foram obtidos através de pesquisa do IBGE.

Criado há 18 anos para atender toda a população, independentemente de sua condição social, o SUS vem sendo um martírio para os brasileiros em geral. O efeito mais cruel da sua ineficiência é a demora no atendimento. Quase que diariamente a Imprensa registra exemplos de pessoas que têm de aguardar meses por uma consulta ou por tratamento. "Quem mais precisa é quem tem o menor acesso aos serviços", resume uma pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz ao analisar os resultados da pesquisa do IBGE, em recente reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.


Sinceramente, acho que vai congestionar.. 

Nenhum comentário: