quarta-feira, julho 25, 2012

Prefeitura de São Paulo tenta mudar sua imagem nos 45 do 2º tempo.

Desde a quinta-feira passada, a paisagem da Avenida Paulista ganha novas cores. O Edifício Regina, na esquina com a  Brigadeiro Luís Antônio, está sendo grafitado pelo artista plástico Rui Amaral,  responsável também pelos grafites na saída do Buraco da Paulista. A intervenção está prometida para terminar nesta  sexta-feira, dia 27.


A obra em construção tem o título provisório de  ”O Entusiasmo de Anakuma”.  Amaral conta que se inspirou em lendas sumérias de deuses astronautas. “É impressionante como figuras divinas já eram pintadas há milhares de anos”, afirma. “Entusiasmo quer dizer ‘deus interior’ e é isso que eu quero transmitir com esta obra”. Ao lado da divindade representada no mural, estão várias imagens do ‘Bicudo’, personagem amarelo constante nas produções do artista.

Para ajudá-lo na pintura da fachada de 35 metros do prédio, Amaral contratou outros quatro grafiteiros. “Prefiro fazer arte acompanhado”, diz. “Do contrário, seria como jogar futebol sozinho”. É o terceiro trabalho do artista na região – ele também é responsável pela pintura da caixa d’água do Parque Mário Covas.
Autorizada pela Prefeitura, a empreitada de Amaral faz parte de uma ação que promove a pintura de outros quatro edifícios. Um está na esquina da Rua Amauri e Avenida Brigadeiro Faria Lima e outro, na Rua da Consolação. Os dois últimos ainda não tiveram seus endereços divulgados.



A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) que criou o projeto de combate à poluição visual juntamente com o prefeito Gilberto Kassab, definiram em 2009 que propaganda publicitária, fachada comercial e até grafites sujavam a cidade e seriam multados em até R$ 10.000,00.    Nesta mesma época o prefeito tentava se explicar o porque da redução nas verbas de varrição para limpar de verdade as ruas da cidade.

Mais um detalhe, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) aumentou em R$ 10 milhões a verba destinada à propaganda de seu governo. Em 2009 foram gasto cerca de R$ 78 milhões somente em publicidade. O reforço foi feito, por meio de remanejamento de verbas, para divulgar aos cidadãos paulistanos, as ações em prol da cidade . Outro detalhe, as regras da lei Cidade Limpa não valem durante o período de campanha eleitoral.        Ou seja, pimenta nos olhos dos outros é refresco. 

Louvável iniciativa da prefeitura de São Paulo, mas não irá fazer nos esquecer da sua ditadura cinza que foi a lei cidade limpa, ainda mais em fim de mandato  e em ano de eleições ..  
Fontes;

Via Fernando Sant' Ana

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