quinta-feira, janeiro 26, 2012

Paulo Freire inspira coreografia MARCHAS, da Cia. Sansacroma, que estreia na Galeira Olido, com apresentações no Capão Redondo. / Na Faixa

Na vida do filósofo e educador Paulo Freire a palavra “autonomia” sempre foi regra, e não exceção. A necessidade pela autonomia moveu-o, ainda criança, a iniciar sua própria alfabetização utilizando gravetos e escrevendo no chão, debaixo de uma mangueira. Essa condição de escolher as leis que regiam seu próprio destino é o que inspirou a diretora artística Gal Martins, da Cia Sansacroma, a criar o espetáculoMARCHAS, que estreia dia 02 de fevereiro de 2012 na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro, São Paulo). A temporada tem entrada franca.

“Eu morreria feliz, se eu visse o Brasil cheio em seu tempo histórico de marchas. Marcha dos que não tem escola, marcha dos reprovados, marcha dos que querem amar e não podem…” (Paulo Freire)

No palco, sete intérpretes-criadores, todos integrantes do elenco fixo da Cia Sansacroma, que tem sede na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O processo de investigação durou seis meses, envolvendo pesquisa em livros, linguagem e estética corporal, e laboratórios de criação.

A cenografia põe no palco, em algumas coreografias, terra, elemento que serviu como base para a alfabetização de Paulo Freire, pois foi desenhando no chão, com gravetos, que aprendeu as primeiras letras. Sacos de areia, pendurados, invocam as obras de Ernesto Neto, artista carioca contemporâneo, que cria obras que se situam entre esculturas e instalações.

Ficha Técnica

Direção Artística: Gal Martins Direção Coreográfica: Ivan Bernardelli Coreografias: Gal Martins, Ivan Bernardelli e elenco Assistência de Direção Cênica: Siva NunesPreparação Corporal: Ivan Bernardelli Figurino: Mariana Farcetta Trilha Sonora:Cláudio Miranda Cenário: Gal Martins, Ivan Bernardelli e Mariana Farcetta Pilates:Priscila Lima Intérpretes Criadores: Cléia Varges, Daiana Rodrigues, Rodrigo Cândido, Thiago Silva, Mazé Soares, Marcela Teixeira e Welton Silva Arte Gráfica: Welton Silva Fotógrafo: Edê Hohne Direção de Produção: Marina Hohne

Fonte;
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000886267343&sk=info

Nenhum comentário: