quarta-feira, janeiro 11, 2012

Cracolandia ??? Não, é gentrificação mesmo ...


Guernica - Picasso, Pablo Ruiz (1937)
Técnica: Óleo sobre tela | Dimensões (em cm): 349,3 x 776,6 | Com esta obra, Picasso mostra um compromisso político e ideológico que reflete não somente a crueldade de um massacre concreto, mas deixa uma súplica contra as injustiças das gerras civis na Europa do século passado.


Chama-se gentrificação ou enobrecimento urbano, uma intervenção em espaços urbanos (com ou sem auxílio governamental), que visam provocar sua melhoria e consequente valorização imobiliária, com retirada de moradores tradicionais, que geralmente pertencem a classes sociais menos favorecidas, dos espaços urbanos.

Na medida em que o estado estaria tornando-se "agente de" ao invés de "regulador do" mercado, o novo urbanismo cada vez mais agiria sob o impulso da produção capitalista, e não mais sob o da inclusão social .

Associados aos políticos, ao grande capital e aos promotores culturais, os planejadores urbanos, agora planejadores-empreendedores, tornaram-se peças-chave dessa dinâmica.

LUZ from Left Hand Rotation on Vimeo.



"A causa do mal, vem da exclusão social" pichação em barraco da favela da Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, que foi desocupada pela especulação imobiliária no final da última década, bem como favelas no entorno da Av. Roberto Marinho.

As regiões do Brooklin, Campo Belo e Morumbi, próximas a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, são as que mais sofrem hoje em São Paulo com assaltos seguidos de assassinato.

"O problema do bota-abaixo de 1902 no Rio de Janeiro, tirou os pobres do centro, mas não foi seguido de uma solução para os mesmos, fazendo que se refugiassem nos morros, iniciando a formação das favelas.

Os responsáveis pela administração e ordem deste estado, estão construindo outra gerra civil, como a que acontece hoje no Rio de Janeiro.

A escravidão havia acabado poucos anos antes no país, e pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com reduzidas oportunidades de trabalho. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local. Difundida através da imprensa, esta imagem manipulada ganhou o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra os habitantes do arraial de Canudos.
"Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo".Os Sertões, 1902, de Euclides da Cunha, livro sobre a gerra de Canudos.


Fontes;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gentrifica%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Favela

2 comentários:

Left Hand Rotation: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Left Hand Rotation: disse...

Projeto completo em http://www.lefthandrotation.com/museodesplazados/ficha_luz.htm