quinta-feira, outubro 13, 2011

Jd. Angela, "gigante pela própria natureza"

É muito bom voltar depois de certo tempo e reencontrar seus amigos, pessoas que gostam de você de verdade. Gosto daqui pela simplicidade que o povo tem. Fazem a gente se sentir à vontade. É ótimo poder cumprimentar os amigos.(Denilson Pereira Neves)

Jardim Ângela é um distrito situado na zona sul da cidade brasileira de São Paulo, que fica às margens da Represa de Guarapiranga, administrado pela Subprefeitura de M'Boi Mirim, que é composta por dois distritos, Jardim Ângela e Jardim São Luís. Ambos distritos representam uma área de 62 km², e habitada por mais de 550 mil pessoas. Já foi considerada pela Organização das Nações Unidas como a região urbana mais violenta do mundo.



Porém o que nunca foi destacado, é que se trata de um distrito localizado em uma das metrópoles mais ricas do mundo, com um dos índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos. Por ser tratar de região com alto índice de habitantes, acaba por ter um comércio forte, tanto que o segmento imobiliário não tem dado conta dos inúmeros pedidos de empresas que querem migrar para esta região.



Devido a esse grande número de habitantes, possui também inúmeros problemas relacionados a questão social;

-Falta de vagas para crianças e adolescentes em creches e escolas
*Há várias escolas públicas, inclusive CÉUs no entorno, porém são as escolas privadas que acabam atendendo a demanda.

-Falta de leitos hospitalares para atender a grande demanda
*Há 02 hospitais municipais, M' Boi Mirim, e Campo Limpo. O primeiro só atende em regime de emergência, ao segundo fia a responsabilidade de atender todos outros casos.

-Falta de planejamento habitacional, o que ocasionou vários loteamentos clandestinos
*A maioria das moradias não possuem título de propriedade.

-Falta planejamento viário e transporte público
*A falta de planejamento imobiliário, acabou afetando o viário, somente duas vias deslocam através de ônibus ou carro, toda a população que precisa acessar Santo Amaro, Estrada de M' Boi Mirim, e Estrada de Itapecerica.

-Falta de saneamento, para conter a poluição dos mananciais que abastecem o sistema Guarapiranga
*Mesmo sendo atendidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

-Falta de equipamentos específicos para cultura
*Dois equipamentos atendem este quesito, um era uma antiga associação de bairro, e o outro um sacolão da prefeitura desativado pela própria comunidade, porém sem recursos para se auto gerir.

Cooperifa
Casa do Zezinho
Associação Comunitária Monte Azul
Clube da turma Bom Jesus

As grandes vitórias conquistadas nesta região, apesar de serem creditadas a trabalhos da polícia comunitária, se devem na verdade as ONGs e cooperativas como a Casa do Zezinho http://www.casadozezinho.org.br/ (situada no Pq. Sto. Antonio), Associação Comunitária Monte Azul http://www.monteazul.org.br/home.php (situadas no Jd. Monte Azul e Jd. Horizonte Azul), Social Bom Jesus http://www.socialbomjesus.org.br/ (situado no Jd. Angela), Cooperifa http://colecionadordepedras1.blogspot.com/ (Situada no Jd. Guarujá), dentre outras tantas que se encarregam de atender a população na medida do possível.





A causa de de todo mal, é sem dúvidas a desigualdade social...

Fontes
http://glo.bo/obonTK
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2011/08/de-volta-ao-jardim-angela-denilson-apresenta-seu-berco-no-futebol.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/IDH
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_%C3%82ngela
http://cradesmboimirim.blogspot.com/2009/03/camara-municipal-devera-votar-dois.html
http://cradesmboimirim.blogspot.com/2009/10/capitulo-7-agenda-21.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Den%25C3%25ADlson_Pereira_Neves&ei=VNSXTramNYWTtwfDxrSEBA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=4&ved=0CEYQ7gEwAw&prev=/search%3Fq%3Ddenlson%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Dimvns

Nenhum comentário: