domingo, julho 24, 2011

Centro de Reabilitação M´Boi Mirim



Os cadastramentos das pessoas com deficiência, residentes no M´Boi Mirim, realizados em 2004 e 2008, mostraram um grande número deles sem fazer reabilitação por insuficiência de serviços com essa finalidade na região.

Ultimamente surgiu outra demanda de cidadãos necessitados deste atendimento, provenientes do Hospital Municipal Dr Moysés Deutsch do M´Boi Mirim, com seqüelas de traumas e indicação de reabilitação, após a alta hospitalar, o que reforçou a necessidade do novo empreendimento.

Foi projetada uma ampla sala destinada a atividades de fisioterapia com esteiras, bicicletas ergométricas, rampas, escadas, tablados além de equipamentos para o fortalecimento dos músculos e ativadores musculares através de estímulos elétricos. Além disso, foram projetados 4 boxes para atividades individuais de fisioterapia.
Foi projetada também uma sala específica para a utilização de equipamentos de Hidroterapia . Também há também uma sala destinada a terapia ocupacional onde serão ministradas atividades terápicas, que podem ser voltadas as artes. A sala ampla é equipada com pias amplas para limpeza dos materiais utilizados nas atividades.
É nesse pavimento em que foi projetada uma casa adaptada, que nada mais é que um cenário, onde serão simuladas as atividades diárias para que as pessoas com dificuldades motoras possam executar as mais simples tarefas do lar com autonomia e segurança. Uma pequena quadra , com medidas não oficiais (14,65 x 8,55), serve para o desenvolvimento de atividades esportivas como futebol, basquete, além de alguns tipos de ginástica e de artes marciais. Nesse pavimento foi projetado um pequeno vestiário para cadeirantes.



O Centro de Reabilitação, será brevemente parte de uma rêde integrada de reabilitação DAC região sul de São Paulo, para os Direitos dos Portadores de Deficiência.

O Centro de Reabilitação, está localizado no Jd. Herculano e se destina a atender a todos os moradores da região do M´Boi Mirim e zona sul em geral, portadores de algum tipo de dificuldade ou deficiência como;

-Deficiência Física
-Deficiência Auditiva
-Deficiência Visual
-Deficiência Mental
-Deficiência Múltipla
-Paralisia Cerebral
-Mielomeningocele
-Espinha bífida
-Síndrome de Down
-Autismo
E as doenças que podem surgir em função de algum evento externo, os
politraumatismos, que são os causados por acidentes de automóvel, violência urbana, etc.

Serviço:
Centro de Reabilitação no M´Boi Mirim UBS Jardim Herculano
Av. Alexandrina Malisano de Lima esquina com R.Inácio Lima

Contato:
Fone: 11 5833-5976

Site: www.saude.sp.gov.br

Fonte
http://cnes.datasus.gov.br/Exibe_Ficha_Estabelecimento.asp?VCo_Unidade=3550306657141
http://www.oscejam.org.br/pdf/centro_de_reabilitacao.pdf

Nenhum comentário: