quinta-feira, maio 05, 2011

Seminário: Revoluções - Uma política do sensível


O Projeto Revoluções é uma realização do Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, do SESC-SP e da Boitempo Editorial.



INSCRIÇÕES GRATUITAS NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL - REVOLUÇÕES: UMA POLÍTICA DO SENSÍVEL DE 1 A 18 DE MAIO DE 2011 PELO LINK:



http://revolucoes.org.br/v1/inscricoes-seminario



Revoluções: uma política do sensível

O seminário trabalhará com a relação entre estética, política e história. Não no sentido estrito da propagação das posições de engajamento político dos artistas, mas no da produção de uma política do sensível (ou de uma “partilha do sensível”, para usarmos a expressão cunhada pelo filósofo francês Jacques Rancière).

A ideia de uma política do sensível opera como uma abertura ética, presente em uma obra de arte, que rompe com os lugares-comuns do cotidiano, esvaziado pelo espetáculo dos meios de comunicação em massa. Ao recolher criticamente a tradição revolucionária esquecida, os artistas criam as condições que permitem a produção de novos sentidos comuns, ativos e críticos. Assim, as clássicas revoluções sociais, antes vistas como questões datadas, esvaziadas de sua efetividade política, ganham força novamente.


Serviço:

Local: Teatro Paulo Autran - SESC-Pinheiros - Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros/SP

DATAS E PROGRAMAÇÃO

Maio 20 e 21 de 2011

Fonte:

Nenhum comentário: