segunda-feira, abril 11, 2011

Na Faixa / ESPECIAL JULIAN ASSANGE

A sessão especial do cine clube sócio ambiental, trás entrevistas e reportagens sobre o jornalista e ciberativista australiano Julian Assange,criador e principal porta-voz do Wikileaks, uma organização transnacional sem fins lucrativos, que publica, em seu site, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.



Julian Paul Assange um jornalista e ciberativista australiano é um dos nove membros do conselho consultivo do wikilleaks, um site de denúncias e vazamento de informações ultra confidenciais. É também o principal porta voz do site.

Assange Fundou o WikiLeaks em 2006 e atua em seu conselho consultivo. Esteve envolvido nas publicações de documentos sobre execuções extrajudiciais no Quênia o que lhe garantiu o prêmio Amnesty International Media Award de 2009. Também publicou documentos sobre resíduos tóxicos na África e procedimentos na prisão de Guantánamo entre outros. Porém após o vazamento da vasta massa de documentos sobre possíveis crimes de guerra cometidos no Afeganistão e Iraque pelo exército dos Estados Unidos, sua fama cresceu, e curiosamente a Justiça da Suécia expediu dois mandados de prisão contra Assange, um deles por estrupo, e o outro por agressão sexual. Enquanto a Polícia sueca procurava Assange, surgiam, na internet, denúncias sobre uma possível conspiração contra ele. Em 14 de dezembro, Julian Assange foi julgado por um tribunal de Londres, obtendo sua libertação mediante o pagamento de fiança no valor de 200 mil libras (R$ 530.000), além de ter que entregar seu passaporte, ele ficaria obrigado, até a próxima audiência do caso, a viver sob toque de recolher e a usar uma pulseira dotada de um dispositivo eletrônico que indica sua localização. Assange foi libertado pela justiça britânica, após a negação do recurso da promotoria sueca contra sua liberdade condicional. Enquanto isso, o Departamento de justiça dos Estados Unidos busca provar que Assange encorajou ou ajudou o soldado norte americano Bradley Manning a extrair do sistema de computadores do governo, material militar reservado e arquivos confidenciais. Com isso, as autoridades americanas pretendem processar o fundador do WikiLeaks por conspiração...

O presidente dos EUA, Barac Obama nesses seus anos de mandato, não tem uma única frase ou feito memorável, nem mesmo sua visita aos países da America Latina. O mesmo não acontece com o soldado Bradley Manning.



Bradley Manning está preso desde maio de 2010 em condições dignas daquilo que eles mesmos, americanos, chamavam de Terceiro Mundo. O soldado americano Bradley Manning, detido em Quantico, onde está situado também o FBI, sem julgamento ou condenação, não tem permissão para se exercitar em sua cela (uma solitária) durante o dia, está proibido de conversar com os guardas e carcereiros. A cada cinco minutos, é obrigado a responder se se encontra bem e em forma. Se voltar a face para a parede durante o sono é prontamente acordado.

Este foi o homem que passou para Julian Assange(responsável pelo wikileaks),250 mil comunicados diplomáticos contando, entre eles, com o notório, e mais que divulgado vídeo da - não há outra palavra - execução de oito a 12 civis iraquianos, entre os quais duas crianças, por soldados americanos sob instruções de um helicóptero.

Bradley Manning não negou ter sido a fonte do vazamento. Sofreu a tal sentença provisória que já dura bom tempo. Bradley Manning está preso em condições mais que divulgadas, todas dignas da mais cruenta das ditaduras.

Vídeo mostra cena de militares americanos matando a tiros de helicóptero dois funcionários da agência de notícias Reuters. As imagens tiveram sua autenticidade confirmada e vêm se tornando o maior escândalo da Guerra do Iraque desde as fotos de tortura na prisão de Abu Ghraib.(cuidado cenas fortes)

Vamos ouvir a voz de Julian, herói da difusão livre de informação, ícone político-pop da nossa era.

Quando
14/04/2011 às 20hs

Onde
Cineclube Socioambiental Crisantempo
Rua Fidalga, 521 - Vl. Madalena
São Paulo - SP - Brasil
Telefone: (11) 3814 2850
De grátis..

O cineasta inglês Ken Loach, a milionária Jemima Khan e o jornalista investigativo australiano John Pilger tinham se oferecido para pagar a fiança de Assange e também compareceram à corte de Westminster no dia do julgamento. Michael Moore e Bianca Jagger também contribuíram para o pagamento. Além de dezenas de jornalistas, uma multidão de simpatizantes do ativista australiano se concentrou em frente ao tribunal londrino, recebendo com alegria a notícia de que ele seria posto em liberdade.

“O Wikileaks é uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI .

Martin Luther King já dizia no século passado;
O que me preocupa não é o grito dos maus, e sim o silêncio dos bons....

Fontes;
http://www.youtube.com/watch?v=o4xU-Lo3crI
http://www.cineclubesocioambiental.org.br/home/
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/838699-leia-os-ultimos-telegramas-sobre-o-brasil-obtidos-pela-folha.shtml

Nenhum comentário: