sexta-feira, março 04, 2011

Transporte público em São Paulo, mais de 20 anos assim...



Cerca de 500 pessoas fazem mais uma vez, protesto na estrada do M'Boi Mirim (zona sul de São Paulo), para que a prefeitura atente para uma solução para o caos que esta região vive a mais de 20 anos.



O problema é antigo, e bem conhecido pela secretaria de transportes do município. Porém o descaso com a população dessa região que depende de transporte públicos e também os que dependem da via pública para se locomover, estende-se à mais de 20 anos.

Entre uma das regiões que mais cresceram nos últimos 60 anos, M' Boi Mirim (Rio da cobra pequena), possui hoje perto 1 milhão de habitantes (no censo de 2000 eram mais de 600 mil). Essa população que vive a mercê de uma unica via de acesso as regiões centrais, a estrada do M' Boi Mirim, sofre desde a década de 90, quando então a via recebeu sua primeira intervenção da prefeitura para melhorias do trânsito. Foram construídas então na época, três faixas para o transito de veículos, sendo que uma para corredor de ônibus. Assim como o corredor da Av. Sto Amaro, os engenheiros talvez imaginaram que um corredor nessa via, iria parcialmente resolver um problema que já se estendia desde os anos 80. Se esqueceram no entanto, que este é o único acesso a essa região, já que a mesma é margeada pela represa do Guarapiranga em quase toda sua extensão em um dos lados. Conclusão desde aquela obra então, a região não recebeu mais nenhum projeto que amenizasse o efeito funil da qual se encontra.

Aos 58 anos de idade, casada, com dois filhos, a mineira Maria dos Anjos se diz satisfeita com o que conseguiu na vida. A renda familiar de 1 500 reais faz dela uma representante da nova classe C, a locomotiva do consumo no país. Tem casa própria, equipada com todos os eletrodomésticos considerados básicos, incluindo uma máquina de lavar roupa. Sua qualidade de vida, porém, melhoraria muito se Maria dos Anjos conseguisse chegar a seu local de trabalho e voltar para casa em condições minimamente civilizadas.



Para boa parte dessa nova classe média brasileira, o ato de ir e vir nas grandes metrópoles é cada vez mais típico do Terceiro Mundo. Maria dos Anjos precisa de três ônibus para ir ao trabalho e de outros três para voltar. Pega primeiro por volta das 4 e meia da manhã, num ponto de ônibus já lotado. Entre o espreme- empurra nos ônibus e os trajetos a pé, demora mais de 2 horas para cruzar 32 quilômetros e chegar antes das 7 horas na casa de família em que trabalha até as 13 horas, no Jardim Paulista, bairro nobre da cidade. À tarde encara mais 4 horas de filas, conduções lotadas e congestionamentos na volta. Ao todo perde diariamente quase 7 horas no trânsito para trabalhar 6. Sete horas sem ganhar ou produzir absolutamente nada. Segundo o Google Maps, o trajeto entre a casa de Maria dos Anjos e a de seus patrões deveria ser feito em 47 minutos.

Recentemente a prefeitura anunciou um projeto denominado "mono-trilho", para toda a cidade de São Paulo, onde essa região foi contemplada não pelo caos, e sim devido aos jogos da copa do mundo.. O que se estranha é que é que o projeto começa as obras de trás para a frente (obras iniciais à partir da Guido Caloi sentido terminal Guarapiranga, se estendendo num segundo estágio para o terminal Jd. Ângela), a ainda, os chamados trens que irão circular por cima, são movidos a combustível e tem pneus..
O monotrilho ligando o Jardim Ângela ao centro de Santo Amaro ou vice e versa custará mais de R$ 800 milhões aos cofres públicos.




Essa obras devem ser iniciadas em ano de eleição, ou seja 2012, e tem previsão para término em 2014. Destacamos aqui previsão de termino, pois é comum o atraso de obras na região, exemplo claro disso, é o trecho de cerca de 1000 metros em frente ao hospital M' Boi Mirim, que foi licitado em 2007, onde teria seu prazo máximo de conclusão em 2008, justamente ano de eleições municipais.. Até hoje esta obra não foi concluída..





Resumindo, até quando esperar, a plebe ajoelhar, esperando a ajuda de Deus...

mais em:
http://cradesmboimirim.blogspot.com/2009/01/moradia-e-meio-ambiente.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/06/20/04020C9B3872C4B91326.jhtm?sp-tem-a-tarifa-de-onibus-mais-barata-do-pais-diz-kassab-04020C9B3872C4B91326

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