segunda-feira, janeiro 31, 2011

"Periferias", mais conhecida como, "Curral eleitoral"



Moradores tentam fazer protesto contra atraso de obras em uma caixa d'água da sabesp, que vem trazendo transtorno aos moradores em uma das regiões mais povoada da cidade.

Os jornalistas que fazem a cobertura aérea, muitas vezes sem moto link, costumam passar informações equivocadas do que realmente ocorre do lado da ponte pra cá..

Assista ao vídeo, e depois compare com as informações abaixo..



Não é de hoje que a região se encontra com problemas.

Em 2009 um protesto de moradores que estava sem água do último blecaute que atingiu parte do país, e as ruas Dias da Silva e Plínio Dias, na Vila Calu, bairro situado no distrito de Jardim Ângela, que foram as mais afetadas pela falta do fornecimento de água na região.

Como a Sabesp informara que a distribuição voltaria parcialmente na tarde do dia seguinte, um sábado, os moradores decidiram encerrar o protesto.

Mas a água não chegou às torneiras de todas as casas do bairro em pleno domingo.

Uma das manifestantes do protesto na estrada do M'Boi Mirim contou que Polícia Militar, chamada para controlar a manifestação, agrediu alguns moradores e chegou a prender um deles.



A região também é conhecida pelos vários afluentes que desenbocam na represa do Guarapiranga, como por exemplo o Rio Boi Mirim, e com as chuvas de verão, muitos cidadãos que moram em ruas asfaltadas, perderam bens materiais, e até vidas.

Em outra tentativa de exercer os direitos de cidadão, a Polícia Militar na intenção de manter a ordem, reprimiu com violência moradores que protestavam contra enchentes no Jardim Germânia, região do Capão Redondo, vizinho ao distrito de Jd. Ângela zona sul da capital, na noite de terça-feira, 25, aniversário da cidade. Os manifestantes, cansados de perder móveis e eletrodomésticos nos seguidos transbordamentos do Córrego dos Freitas, atearam fogo em lixo acumulado na rua e pneus dentro de caçambas, até serem atingidos por balas de borracha e nuvens de gás pimenta disparados pela Força Tática. Sete homens foram detidos e um adolescente, apreendido.



“Sempre que chove a rua alaga e perdemos tudo. Faz 20 anos que isso acontece. Passou Maluf, Erundina, Pitta, Marta, (*) Kassab, e ninguém resolve”, disse o confeiteiro Lélio Pereira da Silva, 40 anos, enumerando no dedo as gestões municipais. Os moradores querem a canalização do Córrego dos Freitas, cujo projeto, feito em 2007 pela Drenatec Engenharia, por R$ 247 mil.

Segundo o mestre de obras João Batista Rodrigues da Silva, 44 anos, o bairro é prejudicado por um jogo de empurra entre as subprefeituras do Campo Limpo e do M’Boi Mirim. O córrego fica na divisa entre as duas e, segundo ele, ninguém assume a responsabilidade pela limpeza das margens.

“Enquanto eles brigam, a gente continua sofrendo”, disse. De acordo com João Batista, as enxurradas trazem muito lixo, que lota a rua e a entrada das casas. “Depois das enchente a Prefeitura vem, dá um colchão e uma cesta básica. Mas na próxima chuva a gente perde tudo de novo”, disse.

as regiões 17 e 18 e 19 identificadas no mapa da capital, respectivamente Campo Limpo, M' Boi Mirim e Capela do Socorro, que se dividem em vários distritos, os quais absorvem vários bairros. Sómente na M' Boi Mirim são 84 bairros em dois distritos.

As região de M' Boi Mirim, tem hoje cerca de 500.000 habitantes, a de Capão Redondo chega quase a 1000.000 habitantes. Estão localizadas no extremo sul da quinta maior metrôpole do mundo, a mesma metrôpole que se gaba dos arranha céus, da terceira maior frota de helicóptero do mundo, e das grandes obras públicas.. Sim, obras por exemplo como a de recuperação dos mananciais (PRM Obra do estado em parceria com município iniciada em 2008), que tem R$ 1.200.000,00 investidos somente nessas regiões, que sofrem com os mesmos problemas de décadas, e pior que não sanam nunca o problema de tratamento de esgoto que esta cidade não possui até hoje...

Não é a tôa o pseudo que regiões como esta da capital de São Paulo recebe, "Curral eleitoral". Prometem mundos e fundos na véspera de eleições, para depois...




Vida de gado, povo marcado, povo feliz.
Zé Ramalho

Ver mais;
http://cradesmboimirim.blogspot.com/2010/09/obras-do-programa-de-recuperacao-de.html

Nenhum comentário: