segunda-feira, agosto 30, 2010

Coordenação das Subprefeituras, diz não haver uma preferência por policiais militares na escolha dos administradores regionais



Não estranhe a cena de um policial militar batendo continência dentro de uma subprefeitura. Levantamento realizado pelo “MTV na Rua” aponta que 9 dos 31 subprefeitos de São Paulo – ou 29% do total – são coronéis da reserva. Entre os chefes de gabinete, o número é ainda maior: 15 oficiais da Polícia Militar (PM) ou do Corpo de Bombeiros ocupam o cargo na cidade.

O secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, diz não haver uma preferência por policiais militares na escolha dos administradores regionais.



CPI das Enchentes

Ronaldo Camargo foi questionado no início deste ano sobre os investimentos que o executivo tem feito em drenagem logo após assumir a coordenadoria de subprefeituras do polêmico ex-secretário, Andréa Matarazzo. Camargo disse que “em termos orçamentários” a verba empenhada tem evoluído progressivamente e a secretaria tem buscado “a otimização da rede hidráulica para aumentar a capacidade de absorção das precipitações entre outubro e março”, mas ninguém pode garantir que não haverá enchentes. Destacou que a criação do Centro de Controle de Operações Integradas agilizou as ações da prefeitura nas emergências e falou da importância da contratação do IPT para a reclassificação das áreas de risco.

O otimismo do secretário surpreendeu os vereadores da CPI, que chegaram a questioná-lo se falavam da mesma cidade. Como explicar o caos que se instala em SP nos dias de chuva, mesmo depois de um período de trégua? Sobre a limpeza dos piscinões, não deixou claro se houve mesmo quebra de contrato por ineficiência das empresas, como o prefeito chegou a anunciar. Aliás, não soube citar sequer o nome das empresas, mas prometeu enviar documentos sobre o assunto aos vereadores.

Subprefeituras democráticas

Ideal mesmo, seria os subprefeitos serem escolhidos pelos moradores da região que representam ou, pelo menos, ser referendados por eles. Com isso, o “candidato” poderia ter sua proximidade com a região posta à prova. “A cidade de São Paulo é muito complexa para uma pessoa vir de um ponto para administar outro.” Os vereadores da CPI das Enchentes tinham pelo menos 80 perguntas prontas para o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo. Depois de quase quatro horas de depoimento, metade ficou sem resposta. Os representantes da SIURB, também convidados para a reunião dessa quarta, foram dispensados.

Nenhum comentário: