quarta-feira, agosto 25, 2010

Pesquisa eleitoral ou eleitoreira ?




O voto deve ser obrigatório como no Brasil ou facultativo como nos Estados Unidos ?

Quem vota quando o voto não é obrigatório ?

Quem é consciente e não abre mão do direito de escolher, e exerce a cidadania..

Os ainda indecisos, de convicções ideológicas fluidas, sem preferências partidárias, com pequena acuidade para avaliar currículos, consistência e exeqüibilidade de promessas de campanha, são induzidos a escolher quem está em vantagem numérica, para usufruir da infantil satisfação íntima de votar no vencedor.

Pesquisas de intenção de votos têm cenários de aplicação distintos, tanto em relação às áreas geográficas selecionadas quanto aos perfis dos consultados.

A priori, nenhum instituto pode ser acusado de manipular uma pesquisa para que venha a apresentar resposta pré-estabelecida. Mas é escusado dizer que seu custo é muito alto, pago por quem a contrata. E que, não necessariamente, o contratante possa sugerir e até impor a forma de entrevistar. Logradouros públicos, ou por telefone, ou nos domicílios. Municípios a selecionar, ou pelo número de habitantes, ou por sua arrecadação, ou pelo partido que os governa.



A combinação de todos os fatores dará, fatalmente, resultados diferentes, dependendo de quais forem os estabelecidos.

A constatação está ao alcance de quem se disponha a verificá-las. Bastará consultar as planilhas de cada pesquisa, todas arquivadas no Tribunal Superior Eleitoral, para conhecimento do público interessado. Os pesquisadores valorizam seu trabalho porque é do produto deles que enchem seus cofres.por isso aquelas deixam de influenciar, e muito, nos resultados.

Com operações no Brasil e em mais 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados unidos, a empresa acaba de consolidar seu processo de globalização com novas unidades do IBOPE Inteligência. Adquiriu recentemente a empresa americana Zogby International, com sede em Nova Iorque, e expandiu sua atuação com a abertura de um escritório no Chile e a compra a empresa SKA, em Porto Rico, que também atua com pesquisas de opinião, política e ad hoc.

Quando o assunto é o Brasil, o interesse pela diversificação dos negócios levou o IBOPE a investir também na aquisição da IDS Marketing Intelligence, empresa de pesquisas ad hoc e Data Mining com 23 anos de experiência; e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), especialista em potencial de mercado e geodemografia para shopping centers, varejo e mercado imobiliário.Parcerias estratégicas – O IBOPE possui ainda importante participação acionária em duas empresas: IBOPE Nielsen Online e Millward Brown do Brasil. O IBOPE Nielsen Online é uma joint-ventur e entre IBOPE Media e Nielsen, empresa norte-americana com atuação nas áreas de informação e mídia, que detalha o comportamento dos usuários do meio digital. Já a Millward Brown do Brasil é uma parceria do IBOPE com a Millward Brown, Inc. e o Grupo WPP, líder mundial em propaganda, marca e marketing. A Millward Brown do Brasil é a empresa que realiza estudos sob encomenda, voltados para a construção e manutenção de marcas fortes.



Qualquer eleitor sente os efeitos das pesquisas, portanto pesquisas de opinião não devem desanimar os cidadãos de bem. Devem, sim, sacudi-los para o dever cívico de neutralizar intenções de voto que ameaçam osso futuro e carreá-las para candidatos confiáveis, que possam nos dar, e a nossos descendentes, a esperança de um Brasil melhor, sem corrupção, sem empreguismo, com infraestrutura à altura de nossa potencialidade de crescimento e enriquecimento.

Enfim, se atente mais ao número de entrevistados na pesquisa, do que propriamente na pontuação de intenção de votos da mesma.

Morando em um País de 220.000.000 de habitantes, você irá se impressionar com o número de entrevistados em cada pesquisa dessas...

Está acontecendo de novo nas eleições municipais 2012.

http://terratv.terra.com.br/videos/Noticias/Brasil/Eleicoes-Municipais-2012/5322-435031/Vox-Populi-SP-Celso-Russomano-do-PRB-lidera-com-31.htm

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