quarta-feira, abril 28, 2010

Mais uma vitória da periferia



No dia 25 de outubro de 2008, a Brava Companhia juntamente com outros coletivos culturais inauguraram o Espaço Brava Companhia no Sacolão das Artes, localizado no Parque Santo Antônio, periferia sul da cidade de São Paulo.



No entanto até muito pouco tempo atrás, o espaço não era reconhecido oficialmente pelo poder público local. Mas depois de várias batalhas, venceu o povo morador do extremo sul, com mais um espaço destinado a cultura e cidadania.



Marcaram presença no evento , lideranças locais como o Historiador Carlos Fatorelli e Estannislau Rybczynski, responsáveis pelo prêmio História de Bairros de São Paulo na Zona Sul.



Ney Piacentini(ator Global), presidente da cooperativa paulista de teatro, e o subprefeito de m'Boi Mirim, estiveram no local para assinar o documento de cessão do espaço e reforma, que já tinha verba destinada para este fim desde 2008, aprovada na câmara dos vereadores de São Paulo, como projeto da vereadora Soninha Francine.



Promotores de justiça também participaram deste evento. Dr.Augusto Eduardo de Souza Rossini, Dr. Arual Martins, estiveram levantando a questão dos bares através do seminário "Bar é Cultura", realizado paralelamente a entrega do sacolão das artes.



A antiga proposta oferecida aos bares da periferia, "o pacto da cidadania idealizado em 2004 através promotoria comunitária do juri em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar", conhecido também como "OPERAÇÃO BARES" feria alguns direitos dos comerciantes e consumidores. Este pacto consistia num acordo com os donos de bares para fecharem seus estabelecimentos ás 22hs, mas a lei Nº 12.879 DE 13 DE JULHO DE 1999 Projeto de Lei nº 396/96, determina o horário de funcionamento até a 1h da manhã.



A nova proposta colocada em pauta neste seminário foi o treinamento gratuíto oferecido pelo CDHEP (CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO POPULAR),aos proprietários de bares e similares, como mediadores de conflitos na periferia da Zona sul que tinha também por finalidade, discutir a regularização dos mesmos junto a subprefeitura.



A UNASP (estabelecimento de ensino superior localizado na Estr. de Itapecerica,5859), também deu sua contribuição oferecendo gatutitamente, curso de manipulação de alimentos em duas tardes, com agendas até o mês de dezembro.



Como falta espaços culturais na periferia da zona sul, vários bares tem tomado a frente para se transformar em espaços de cultura, lazer e cidadania. Tem também o fato de ser uma luz que traz segurança a muitos dos moradores da periferia, que retornam ao seus lares muitas vezes após as 00hs, devido seus afazeres ou ao transito caótico que ainda castiga o extremo sul da cidade de São Paulo.




Alguns bares do extemo sul que investem em cultura ;

Zé Batidão( Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara de Santana - Zona Sul - (11) 7108-3827 / 5891-7403 ), através do Sarau da Cooperifa projeto liderado por Sérgio Vaz, 41, que começou há quatro anos, em Taboão da Serra (Grande SP),hoje, reuni 400 pessoas. "Virou um movimento dos sem-palco", considera Vaz. "Nossa bússola, que antes apontava para o centro, agora aponta para a periferia."
http://mais.uol.com.br/view/za8mzap1o6jj/marilia-gabriela-entrevista-sergio-vaz--cooperifa-p1-04023172E4B92366?types=A&

O Bar do Binho(Rua Avelino Lemos, 60 - na frente da Uniban - Campus Campo Limpo - (11) 5844-6521 / 5844-4532), também é um Sarau do Binho,é um encontro entre poetas, artistas da música, do teatro, das artes visuais, agentes culturais ,professores, estudantes,PESSOAS!
http://www.youtube.com/watch?v=QMYm2k4KCeI&feature=related

Outro Bar localizado na periferia de zona sul, a Adega do Baguinho(R. CANABARRO, 13 Parque Arariba, São Paulo, SP), espaço dedicado a música, dança, percussão, em uma das regiões tida como das mais violentas de São Paulo na década de 80.
http://adegadobaguinho.blogspot.com/



O Sacolão da Artes foi uma conquista da comunidade, lideranças, e organizações não governamentais. Com o auxílio do ministério público, foi possível o despejo dos indivíduos que se utilizavam de bem público, para fins particulares, pois já havia tempos que este equipamento não era utilizado para sacolão municipal. Enfim o Sacolão das Artes é um espaço sóciocultural localizado no bairro Parque Santo Antônio, periferia da zona sul de São Paulo, e hoje é coordenado por um Coletivo Gestor formado por grupos culturais e moradores da região.



Não se pode falar em diminuição de violência, dessa violência explícita e sanguinária que amedronta a população, sem falar da violência silenciosa, ignorada por muitos: a violência da privação de direitos, entre eles, o direito à cultura.

Ademir (BRAVA CIA)



Fontes
http://www.saopaulominhacidade.com.br/historias.asp?ID=0&autor=Carlos%20Fatorelli
http://www.joojihato.com.br/paginas/lei_16.aspx
http://www.unasp.edu.br/index.html
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:dZMPH81QSJAJ:www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/7/docs/promotoria_comunitaria_do_juri_em_santo_amaro.pdf+pacto+da+cidadania+promotoria+comunit%C3%A1ria&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgmRxi45hvGVMr7ixOhAKgKJEC0uU8FaifCecrzWiaFjX_axDYS-tYgsjEnxPCoYJ2lYONnW5noqAD3cITQ2qUbxjnwvKhKsAn96SJ70YWmIomMysHpSIAQ6h0HqGHjlw4jocUg&sig=AHIEtbQuE1NyUjyhq1KsH4i_hoK7zBR3eA
http://www.cdhep.org.br/

Nenhum comentário: