sexta-feira, abril 09, 2010

Cicloativismo inteligente


A jornalista, apresentadora de TV, subprefeita da Lapa e ativista do movimento ciclístico, Soninha Francine posou nua para um calendário intitulado CicloBR, do Instituto de mesmo nome que trabalha em prol dos direitos dos ciclistas.

Pode parecer difícil e incoerente a associação do nu ao ato de pedalar, mas aqueles que pedalam todos os dias em qualquer metrópole do mundo conseguem captar com facilidade a mensagem que pretendemos passar.

Enquanto os motoristas se sentem “protegidos” dentro das suas carruagens de metal, os ciclistas estão nus, sem nenhuma proteção, dependendo apenas da vontade dos motoristas em protegê-los ou não.

Chega a ser discrepante e incoerente a absurda quantia que a indústria automobilística investe para garantir a segurança dos seus clientes, sem importar a velocidade que eles se encontrem, criando verdadeiros tanques de guerra urbanos, onde quem está dentro está protegido, já quem vive fora da bolha...

Pedalar nu é um ato de protesto que busca chamar a atenção da fragilidade do ciclista no trânsito, além de motivar a sociedade a debater o mal uso do carro nos centros urbanos. Esse ato é realizado anualmente em várias cidades ao redor do mundo na manifestação batizada como WNBR (World Naked Bike Ride). A história começou em Zaragoza na Espanha em 2002 e hoje acontece em mais de 200 cidades pelo mundo. No Brasil a primeira edição expressiva ocorreu em 2008, reunindo cerca de 500 ciclistas e teve até repercussão mundial.

Pouca gente sabe, mas a bicicleta está inserida no Código de Trânsito Brasileiro como veículo de propulsão humana, a qual tem regras e direitos de circulação em todas as vias do território nacional. Andar de bicicleta em calçadas não é permitido pelo código, já que fere o espaço que é destinado exclusivamente aos pedestres.

Por ser envolvida na política, a foto causou polêmica, mas ela afirma que fez isso mais por ativismo do que por vaidade. "É preciso chamar a atenção. Quando as pessoas ligam para perguntar sobre a foto, inevitavelmente, o assunto do ciclismo vem à tona", afirmou em reportagem à revista Contigo. Soninha se locomove de bicicleta sempre que pode, com um modelo dobrável, o que possibilita carregar a bike no ônibus ou metrô, quando necessário.

O diretor do Instituto CicloBR, André Pasqualini, também concorda que a nudez é uma forma válida de chamar a atenção, como nos casos da Pedalada Pelada, em que grupos de ciclistas se reúnem, nus, para pedalar pelas ruas. A última edição reuniu cerca de 400 pessoas. “Quando a pessoa fica sem roupa ela se sente desprotegida, que é como estamos no trânsito. Além disso, a gente sabe que o nu é tabu, vai despertar polêmica”, explica André.

Sobre problemas com sua nudez e a imagem como política, ela é categórica: "tirar uma foto sensual não desqualifica ninguém. Assim como ir à Câmara parecendo um entregador de pizza ou uma perua. Não é isso que legitima. Até porque muita gente anda de terno por aí e tem um comportamento vergonhoso."

Fontes:
http://www.cicloviavel.org/CTB-bici.html
http://www.youtube.com/watch?v=miFkkbkl0n4
http://www.youtube.com/watch?v=w7JFfHsgYEc

Nenhum comentário: