domingo, março 14, 2010

A causa do mal está na exclusão social...

"A arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido"

Steve Biko.



Sou professor da rede estadual há oito anos e ocupo dois cargos como professor desde 2005. Este ano decidi que será o último no qual ocupo estes cargos. A partir do ano que vem mudarei de carreira e, infelizmente, largarei a profissão que um dia imaginei que desempenharia e que seria aquela que me realizaria como profissional e ser humano.

Estou cansado de ser tratado como um lixo pela política educacional (ou pela falta dela) do governo do estado de São Paulo. Sem um plano de carreira, sem condições de trabalho dignas, lidando semanalmente com mais de mil alunos (21 turmas x 50 alunos), recebendo um salário ridículo, sem nenhum benefício, tendo que pagar para tomar conta dos carros da escola, comprar água, sem horário para refeição, sofrendo com a violência por parte da comunidade (já levei tiros em porta de escola e fui agredido e presenciei agressões aos meus colegas), sem um apoio pedagógico realmente eficaz, entre muitos outros fatores.

Não aguento mais ver alunos sem saber ler e escrever egressos da escola pública. Formados. Porém sem esperanças e sendo motivo de piadas.


Tenho 24 anos de idade, sou formado em licenciatura em educação física, pela UNIBAN, concluinte do ano de 2009.

É meu primeiro ano ministrando aulas na rede pública de ensino e não sei se ano que vem estarei empregado, pois, existe uma lei que diz que o professor eventual que ministrar aulas em 2010, deverá ficar ano que vem 200 dias sem poder dar aula na rede publica de ensino, ou seja, em 2010 sou professor, 2011 posso ser pedreiro, encanador, empacotador.

Esta greve não é contra os pobres, e sim contra os opressores que estão no poder, também venho de familia pobre, estudei em escolas publicas, não consegui entrar em uma faculdade pública, mas paguei 3 anos uma particular, o dinheiro que ganhava em meu antigo emprego, mal dava para pagar a faculdade, ia pra faculdade muitas vezes sem jantar. Sofri, mas venci. Me formei com a esperança de dar o meu melhor, de tentar mudar esse quadro, de tentar acertar onde os meus antigos professores erraram, me formei cheio de esperanças.

Tenho familia e contas para pagar, como todo mundo tem, mas não tenho uma profissão. Hoje sou professor e amanhã, o que serei ?


Sou professora e acho realmente lamentável a situação a qual chegamos, Irene(SP).

Para ver o realmente acontece no ensino público é fácil, faça uma visita as escolas estaduais e veja se realmente há duas professoras nas salas de alfabetização onde uma ensina e a outra ajuda, não existe mesmo isso!! Sala de informática para a população , não existe, quando tem esse serviço não funciona, pois não há o profissional para realizar esse trabalho..

visite a ala psquiatrica do hospital do servidor, devido aos problemas que os professores enfrentam muitos estão em tratamento e afastados, pois não conseguem mais entrar em sala de aula.

Hoje eu estou aqui e quis esta profissão para mim. Espero um dia poder exercer somente com amor minha profissão sem pensar naquilo que recebo no final do mês. No momento isso ainda não é possível, hoje só possa dispensar meu amor,mas com muita preocupaçao em estar realizando um trabalho de qualidade.

Quer entender ainda onde se forma a violência???

http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko
http://www.sbf.org.za/

Nenhum comentário: