terça-feira, março 02, 2010

Abrindo espaço na cidade de São Paulo




Com dois acessos, a ciclovia que acompanha uma das margens do Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo, será inaugurada no sábado. O primeiro trecho de 14 km, da ciclovia da CPTM, ao lado do Rio Pinheiros e paralela à Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]. Ela se extende entre a Estação Vila Olímpia e a Ponte Vitorino Goulart, nas proximidades da Estação Autódromo. Essa obra é o resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

Os ciclistas deverão entrar na ciclovia pela Estação Vila Olímpia ou pela Avenida Miguel Yunes. "Achamos que era melhor abrir o espaço para os ciclistas logo, em vez de segurar até que os outros acessos estivessem prontos", justifica o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda.

Até o fim do ano, novas entradas serão abertas e o espaço, ampliado até o Parque Villa-Lobos, na zona oeste. A ciclovia ficará aberta somente das 6 às 18 horas. Ainda não tivemos tempo de fazer a iluminação do espaço", disse Avelleda.

A prefeitura prometeu ampliar em cinco vezes a rede de ciclovias até o primeiro semestre de 2010. No total, seriam 54,5 km. Os investimentos ocorreriam nos bairros Jardim Helena, na zona leste, Jardim Brasil, na zona norte, além de Grajaú e Cocaia, na zona sul, para duplicar o número de viagens realizadas por ciclistas nessas regiões. Conforme dados da Companhia de Engenharia de Tráfego, diariamente são registrados pelo menos 160 mil deslocamentos de bicicleta na capital.

Para o ciclista e diretor do Instituto CicloBr, André Pasqualini, a ciclovia deverá ser usada apenas para lazer e por alguns poucos ciclistas que moram e trabalham perto dos acessos.

"A princípio alguns curiosos usarão o espaço, pois o ar ali não é muito agradavel de se respirar."



Já a Marginal Tietê vai ganhar seis novas faixas de trânsito, três em cada sentido. O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab anunciaram esta e outras novidades para melhorar o trânsito em uma das vias da capital.

O empreendimento total está orçado em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. os principais argumentos relativos à compensação ambiental prevista pela obra.

De acordo com o governador, "é uma obra que está tendo todo o cuidado ecológico, pois as obras e a devastação andavam de mãos dadas, mas isso acabou nos tempos atuais", afirmou Serra. "Nós vamos plantar 83 mil árvores já anãnzinhas, não é só uma muda, em toda a região da marginal, em todos os bairros, nós vamos esverdear todos os bairros que cercam a Marginal Tietê", disse Serra. Nenhum metro do novo espaço irá prioriorizar o transporte coletivo.

Bom para os carros...

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