quarta-feira, setembro 30, 2009

II Mostra Cultural com uma semana inteira de eventos culturais totalmente Na Faixa

II MOSTRA CULTURAL DA COOPERIFA
(19 a 25 outubro)



A Cooperifa é um movimento de incentivo à leitura e à criação poética, e ao longo desses anos já fez vários eventos ligados a literatura. Como o "Poesia no ar" quando os poemas são soltos em balões (bixigas), o "Ajoelhaço" quando os poetas e convidados ajoelham-se e pedem perdão para as mulheres, a "Chuva de livros" quando presenteia a comunidade com livros (neste ano foram 600), o "sarau da Cooperifa nas escolas" da região, o "Prêmio Cooperifa" para pessoas e instituições que direta, ou indiretamente ajuda a periferia a se transformar num lugar melhor para viver, o "Cinema na laje", "Saraus em praças, favelas, presídios, fundação casa, lançamentos de livros e disco de poesia e de poetas."
Nesta mostra estão programados eventos de dança, literatura, cinema, teatro, artes-plásticas e música. E a Cia. Bambalina, diretamente da Espanha.
Além dos eventos também haverá debates sobre literatura (Marcelino Freire, Xico Sá, Ferréz, Sacolinha, Heloisa Buarque de Hollanda, Écio Salles, Chacal, Sérgio Vaz, Alessandro Buzo, Nelson Maca, entre vários), cinema, ativismo cultural e periferia,com a presença dos escritores da região -e de outras comunidades-, com personalidades de São Paulo e outros estados.
Uma feira de livros de escritores e um grande encontro dos saraus que estão sendo realizados nas quebradas e que dão voz a esta literatura periférica que não para de crescer.

Participe. Divulgue.
Programação completa, acesse:
http://colecionadordepedras1.blogspot.com/2009/09/aniversario-de-8-anos-do-sarau-da.html

Abertas as inscrições para a 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil



Estão abertas até o dia 2/10 as inscrições para a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil. Promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados. O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.

O que são os ODM
Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Inscrição pelo
http://www.odmbrasil.org.br/inscricoes

Na Faixa III SEMANA DO VÍDEO POPULAR

A III Semana do Vídeo Popular é um espaço de encontro, exibições, debate e trocas entre todos aqueles que atuam ou se interessam pelo vídeo popular. Serão exibidos programas do Circuito de Vídeo Popular, além de programas especiais de vídeos latino-americanos, franceses e do acervo da ABVP - Associação Brasileira de Vídeo Popular.




Esta ação é parte do Projeto do Vídeo Popular, apoiado pelo Programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais e realizado pelo Coletivo de Vídeo Popular, formado por grupos e indivíduos atuantes na área do audiovisual na cidade de São Paulo, e que busca desenvolver ações de fortalecimento destes grupos produtores-formadores-exibidores de Vídeo Popular.


exibições
debates
feira do rolo
exposição de fotos
lançamento da revista do vídeo popular

Todos estão convidados! Grupos e indivíduos atuantes na área audiovisual, interessados em geral!!

Serviço:

de 01/10 >> 04/10
Galeria Olido: CineOlido e Sala Azul
Av. São João, 473
ENTRADA FRANCA

Exposição e Workshop Fotografia Pq. da Luz

Lembre-se da palavra

CARIDADE


terça-feira, setembro 29, 2009

Forum Social Sul

Inspirada no Fórum Social Mundial, que há quase dez anos une milhares de pessoas de todo o mundo reafirmando que “Um outro Mundo é Possível”. Nós da sociedade civil organizada, aqui representada por diversos Movimentos Sociais, Organizações, Entidades, Representantes do Poder Público da região Sul de São Paulo, Embu, Itapecerica, Taboão, Embu-Guaçu, Grajaú, Cidade Ademar, Jardim Ângela, São Luiz, Campo Limpo, Capão Redondo e adjacências, realizamos o Fórum Social Sul -SP,




09/10 – Cultura e Educação
16/10 – Meio Ambiente, Moradia e Mananciais
23/10 – Saúde e Qualidade de Vida
29/10 – Cultura de Paz e Seguranças Públicas

Dentro do mês outras ações acontecerão em sintonia com o IV Fórum Social Sul como: Durante as quartas-feiras de outubro estaremos realizando no CDHEP/ CL uma formação sobre Assistência Social para fortalecer essa rede.

São Paulo é considerada uma importante metrópole mundial, que ao mesmo tempo em que produz grandes riquezas, gera regiões marginalizadas e excluídas.

Mais informações;

http://forumsocialsul.org.br/index.htm
http://www.cdhep.org.br/

domingo, setembro 20, 2009

Na Faixa / Pq. Maria Helena

cinema na laje Na Faixa Chac. Santana

Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte.O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.
A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.

CINEMA NA LAJE APRESENTA:
MOSTRA "POESIA EM PESSOAS E ATOS"-
sobre marchas e formas de resistência





Dia 21 de set (segunda-feira) às 20hs15

Laje do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Periferia-SP
Inf. 5891.7403

Programação:

SEU LUIZ BELTRAME: 100 ANOS DE POESIA EM MARCHA (MST-SP e PassaPalavra, 5 min, Campinas, agosto de 2009)
O filme registra a abertura da Marcha Estadual do MST-SP, em agosto de 2009, feita pelo guerreiro e poeta sem-terra Seu Luiz Beltrame, de 100 anos de idade. (Seu Luiz deverá marcar presença na sessão).

O MURO QUE DIVIDE A GENTE (Periferia Ativa, 10 min, São Paulo, 2006)
O filme registra o cotidiano de algumas pessoas da comunidade do Jd. Helga e Jd Paris, nos extremo sul de São Paulo, frente à incômoda presença de alguns muros na quebrada. (o pessoal do Helga e Paris deverá marcar presença na sessão).

SEGURANDO AS PONTAS (Anistia Internacional, 15 min, Santos, 2009)
O filme registra a história de algumas famílias, na periferia da Baixada Santista, antes e depois da perda de seus filhos durante os ataques da polícia em maio de 2006, no episódio terrível que ficou conhecido como os "Crimes de Maio". (algumas das companheiras Mães de Maio deverão marcar presença na sessão)

COCAIA LUTA (Moradores do Pq. Cocaia 1, 9 min, São Paulo, fevereiro de 2009)
O filme registra a resistência de algumas famílias do Parque Residencial Cocaia 1, extremo sul de São Paulo, frente aos despejos de suas casas relacionados à Operação Defesa das Águas. (o pessoal do Pq. Cocaia 1 deverá marcar presença na sessão)

CRESCEMOS SOMENTE NA OUSADIA (MST-SP e PassaPalavra, 24 min, São Paulo, agosto de 2009)
O filme é uma homenagem aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a partir de imagens da última marcha realizada pelo movimento no estado de São Paulo, depoimentos de parceiros e parceiras, e algumas imagens históricas de sua trajetória. (alguns companheiros do MST-SP deverão marcar presença na sessão)

NA REAL DO REAL (Favela Atitude, 7 min, São Paulo, 2007)
O filme registra a resistência dos moradores da Favela Real Parque frente aos despejos relacionados à especulação imobiliária na região da Ponte Estaiada , na Marginal Pinheiros. (o
pessoal do Favela Atitude deverá marcar presença na sessão).

*Ao final da sessão serão distribuídos alguns DVDs contendo todos os filmes exibidos nesta pequena mostra, para que suas imagens e poesias de esperança se espalhem periferias afora...

quinta-feira, setembro 17, 2009

Dia Mundial sem carro 22/09



O Dia Mundial sem Carro surgiu, na França, em 1997. Três anos depois, a União Européia aderiu à proposta, sugerindo a união em torno de um movimento maior: uma jornada internacional que reuniu mais de 750 cidades e serviu de base para a criação, em 2002, da “Semana Européia da Mobilidade”. Mas, um pouco antes, a idéia de deixar o carro em casa como manifestação contra o domínio do automóvel já tinha se disseminado pelo planeta.

No Brasil, as primeiras manifestações aconteceram em 2001, com a adesão de apenas onze cidades: capitais como Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), além de Pelotas e Caxias do Sul (RS), Piracicaba (SP) e Joinville (SC). São Paulo só abraçou a causa em 2005.



A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua. As ações estão sendo organizadas por um coletivo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.

Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.



Código de Trânsito Brasileiro relativas a bicicletas

Legislação que confere regras aos veículos automotores em relação as bicicletas

Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;

II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;

II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

Art. 39. Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalização, quer pela existência de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veículo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas.

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS

Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.

§ 1.º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

DOS VEÍCULOS

Seção I
Disposições Gerais

Art. 96. Os veículos classificam-se em:

I - quanto à tração:

a) automotor;

b) elétrico;

c) de propulsão humana;

d) de tração animal;

e) reboque ou semi-reboque;

II - quanto à espécie:

a) de passageiros:

1 - bicicleta;

2 - ciclomotor;

3 - motoneta;

4 - motocicleta;

5 - triciclo;

6 - quadriciclo;

7 - automóvel;

8 - microônibus;

9 - ônibus;

10 - bonde;

11 - reboque ou semi-reboque;

12 - charrete;

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração - média;

Penalidade - multa.

Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:

XIII - ao ultrapassar ciclista:

Infração - grave;

Penalidade - multa;






DIA MUNDIAL SEM CARRO

Convites para os Seminários

“O impacto da poluição sobre a saúde pública” e
“Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”


“O impacto da poluição sobre a saúde pública”

Horário: 9h às 13h

Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP, Avenida Doutor Arnaldo nº455


“Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Tucarena (PUC/SP), Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes (entrada pela Rua Bartira, s/nº)

Vai mostrar lá na Casa da Mãe Joana

Você escreveu um livro e quer falar sobre ele? Produziu um filme ou um vídeo e quer mostrar? Inventou uma receita? Ou faz algo inusitado e diferente? Você desenha? grafita? Compõe? Conta histórias? Declama poesia? Canta? Você ou seu grupo tem uma performance de teatro ou de dança?



Então vai mostrar lá na Casa da Mãe Joana.

terça-feira, setembro 15, 2009

Fique de olho, é na Faixa



Educação Técnica de Nível Médio



O Curso Técnico é um curso gratuito desenvolvido em diversas áreas industriais, como, por exemplo, mecânica, eletrônica, telecomunicações, vestuário entre outros. Tem a duração de 2 anos. O ingresso ao curso é através de processo seletivo e o próximo período de inscrições será em outubro/2009. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou esteja matriculado em curso que lhe permita concluir o ensino médio até a data de início das aulas. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá comparecer na unidade que mantém o curso de interesse no período de inscrição, munido de RG, comprovante de escolaridade e pagar uma taxa de R$ 35,00.

A educação profissional de nível técnico tem organização curricular própria e independente do ensino médio. Para ingressar na escola SENAI, o aluno deverá comprovar a conclusão do ensino médio. Os cursos têm duração mínima de 1600 horas, incluindo o estágio supervisionado obrigatório. Será prestada orientação individual ao aluno, visando dar-lhe a possibilidade de traçar um projeto de desenvolvimento profissional e de estudos. Ao concluir o curso, o aluno receberá o diploma de técnico.

Calendário
Período de inscrições - 26/10 a 06/11/2009

Prova de Seleção - 29/11/2009

Divulgação do gabarito oficial - 30/11/2009 (a partir das 14h pela internet)

Divulgação dos resultados para os candidatos - 21/12/2009

Períodos de Matrícula
Candidatos classificados convocados em 1ª chamada: 21, 22 e 23/12/2009
Candidatos suplentes convocados em 1ª chamada: 28/12/2009
Candidatos suplentes convocados em 2ª chamada: 29/12/2009

Prova de seleção
Dia 29 de novembro de 2009, com duração de 2h30.
A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha (20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza / Física, Química e Biologia), em nível de Ensino Médio, conforme programa apresentado no manual do candidato.
O candidato deve comparecer munido da guia de inscrição, cédula de identidade original ou outro documento oficial de identidade que contenha fotografia do candidato, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Fonte
http://www.sp.senai.br/senaisp/webforms/default.aspx

sexta-feira, setembro 04, 2009

Utilidade Pública

Na tabela abaixo estão as datas, horários e endereços das audîências públicas que serão realizadas nas 31 subprefeituras sobre o Projeto de Lei de Orçamento, atendendo à orientação do Decreto nº 50.779, de 10 de agosto de 2009 e do artigo 4º da Lei 14.965/09, de diretrizes orçamentárias.

O objetivo, além da transparência na condução do bem público, é possibilitar a participação dos moradores na administração municipal. Os encontros destinam-se a receber sugestões e propostas relativas à elaboração da previsão orçamentária desta Subprefeitura para o exercício financeiro de 2010 e para o plano plurianual que abordará o período de 2010 / 2013.