terça-feira, março 17, 2009

Há tempos sem Sociologia, agora também sem Geografia



O fato de o material didático distribuído em escolas públicas de todo o Estado este ano mostrar duas vezes o Paraguai em um mapa da América do Sul "não é um erro grave, mas é um erro" disse o Governador José Serra. Ele atribuiu a informação equivocada a um possível "erro de impressão". No livro, destinado a alunos da sexta série do ensino fundamental, o nome do Paraguai está em território boliviano e também no lugar do Uruguai. Já o Equador sumiu do mapa.

"Houve duas falhas: da empresa contratada e da secretaria, que deveria ter revisado o material", afirmou o governador. Segundo Serra, o recolhimento e a reposição dos livros didáticos serão pagos pela Fundação Vanzolini, sem custos para o Estado. "Os livros vão ser todos recolhidos e repostos. A fundação vai cobrir esse erro", disse Serra, sem especificar quando a substituição do material deve começar.



Dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação – informam que o desempenho escolar está pior do que o alcançado em 1995, muito embora tenham melhorado em 2007, em relação a 2005, especialmente, no Ensino Fundamental. Parece brincadeira, mas o Brasil andou para traz, em termos de desempenho escolar. Os resultados do Saresp (Exame de Avaliação do Governo de S.Paulo) são igualmente alarmantes: 80% dos alunos do Estado de São Paulo, não sabem Matemática, ou seja, não assimilaram o conteúdo designado para o curso.

Somos um país de jovens que não sabem ler, escrever e contar, adequadamente. Os mesmos dados do Saresp apontam que 71% dos alunos que terminaram o Ensino Médio não têm o conhecimento básico da área. Eles têm dificuldades para realizar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, além de não conseguirem mensurar grandezas e medidas. É o dado oficial do Estado mais rico e aparelhado da Federação.



Os estudantes brasileiros segundo avaliação internacional do PISA (programa espanhol que avalia estudantes em 60 países no mundo), tiveram um dos piores desempenhos da disciplina matemática, ficando a frente, apenas, da Tunísia, Catar e Cazaquistão, países que não primam pela riqueza, ou modelo de Educação e não aparecem nos noticiários internacionais de TV. Tunísia é na África, os outros dois, no Oriente Médio.

Para construir a cidadania o cidadão precisa estar preparado para enfrentar a complexidade deste mundo. Uma das exigências é que ele tenha capacidade de selecionar informações e refletir sobre o que acontece no mundo”, observou Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, presidente do CNE, ao Portal do Professor.

A presidente do Conselho destacou, também, a importância da metodologia investigativa da Sociologia e da Filosofia, capazes de intensificar a capacidade de reflexão e de tomada de decisões a partir da análise da realidade. “Não dá para deixar esse trabalho para fazer depois, quando o estudante chegar a universidade”, enfatizou.



Depois de banidas pela ditadura militar das escolas públicas a partir de 1971, as disciplinas de Filosofia e Sociologia serão novamente obrigatórias nas três séries do ensino médio em todo o país.

É preciso lembrar que a Ética é a ciência da Moral, e que quem não conhece, não se estabelece. Lembrando ainda, que a exclusão social sempre será a causa do mal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=16&categoryId=4

http://br.noticias.yahoo.com/s/17032009/25/manchetes-livros-geografia-erros-serao-repostos.html

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