domingo, março 22, 2009

Evento no Dia do Graffiti 27/03




Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.



Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso.



A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas como o hip-hop.




Evento comemorativo
O Núcleo de Graffiti do Espaço de Cultura da Ação Educativa realizará pelo sexto ano consecutivo o evento comemorativo do Dia do Graffiti, no dia 27 de março, em homenagem a Alex Vallauri, morto nesta data no ano de 1987. O artista plástico e
grafiteiro Rui Amaral será o homenageado desta edição. Mais de 30 grafiteiros participarão da exposição que tem curadoria de coletiva. São 11 curadores, sendo 4 Coletivos (Alto Contraste, 5 Zonas, Imargem/Cedeca Interlagos e Grafiteiras BR)
e 7 grafiteiros (Rui Amaral, Bruno Chorão, Moises, Rodrigo Medeiros, Gejo, Pato e Graphis). Cada um indicou 3 nomes para exposição. O evento de abertura da exposição, que acontece no próprio dia 27 de março terá uma vernissage, coquetel, além da tradicional pintura do painel da Recepção da Ação Educativa. No auditório haverá apresentação de 5 grupos de rap dentro do Projeto Suburbano no Centro, coordenado por Alessandro Buzo, que abrirá a temporada 2009 na mesma noite. Em abril, outros três eventos completarão a programação. O Dia do Graffiti foi oficializado na Cidade de São Paulo por meio da Lei 13903/2004
de autoria do então vereador Odilon Guedes. Desde então, a Ação Educativa vem realizando eventos para enaltecer o trabalho dos grafiteiros e a contribuição que esses artistas dão para uma vidamelhor na grande metrópole.

Serviço
27 de Março
Espaço de Cultura da Ação Educativa:
•Coquetel de abertura da Exposição Comemorativa
•Pintura do Painel do hall da recepção
•Suburbano no Centro (apresentação de 5 grupos – veja página 15)
Sexta-feira, a partir das 19h. Ação Educativa - Rua General Jardim 660, Vila Buarque. Entrada franca. (11) 3151-2333.

Dias 28 e 29 de março
Intervenções na Cidade de São Paulo:
•Centro – Bixiga (Celso Gitay)
•Zona Sul – Favela da Vila Cheba no Grajaú (Imargem/Cedeca)
•Zona Norte – Fundação Casa na Vila Maria (Rodrigo Medeiros)
•Zona Leste – Cidade Tiradentes (5 Zonas)
•Zona Oeste – Vila Madalena (Eymard Ribeiro)
Confirmação de locais e horários pelo site: www.acaoeducativa.org ou pelo telefone (11) 3151- 2333.


fonte

http://www.acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia/especial.html

Um comentário:

fernanda disse...

Oi pessoal da quebrada!

Somente uma correção:

Aqui na Zona Sul
o local da intervenção será:

CANTINHO DO CÉU, Grajaú
na R. Cairu, altura do nº30.

Começa as 14horas do sábado (28/03)

Abraço!!