domingo, fevereiro 01, 2009

Um outro mundo será possível ??? (parte II)



Uma escultura de bronze no formato de um sapato gigante foi construída em Tikrit, a 180 quilômetros de Bagdá, para homenagear o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi que atirou os sapatos contra o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, no ano passado. A escultura tem três metros de altura e foi criada pelo artista iraquiano Laith al-Ameri.



No sapato de bronze, dentro do qual uma árvore foi plantada, está no jardim de uma fundação que cuida de crianças órfãs, cujos pais morreram vítimas da violência no Iraque. O fundador da organização, Shaha al-Juburi, garantiu que a obra não tinha qualquer apoio ou ligação com partidos ou movimentos políticos.

Na base da escultura, foi colocado um poema em homenagem ao jornalista autor da sapatada. "Isso é um presente para a família de Muntazer al-Zaidi, um herói cujo gesto ajudou o povo iraquiano a sentir orgulho", comentou um membro da fundação no dia da inauguração, com audiência de cerca de 400 pessoas.



Al-Zaidi está preso desde o dia em que atirou os sapatos em Bush. O destino do jornalista iraquiano Muntadar al-Zaidi, que atirou seu par de sapatos na direção do presidente americano George W. Bush, já começa a preocupar a família e a população do país — onde é tratado como herói.



Depois do episódio, Muntadar Al-Zaidi foi levado para local desconhecido pela segurança do governo iraquiano — e nunca mais foi visto. Advogados que tentaram assumir sua defesa não conseguiram conversar com ele. A família também não. Um de seus irmãos denuncia que ele foi espancado, teve as mãos e as costelas quebradas, teve um ferimento no ôlho e sofreu um sangramento interno.

Assista ao vídeo



fontes

http://colunas.epoca.globo.com/paulomoreiraleite/2008/12/16/fantasma-da-tortura-ameaca-jornalista-do-sapato/

http://br.noticias.yahoo.com/s/31012009/25/mundo-iraque-quer-remover-monumento-sapatada.html

Nenhum comentário: