terça-feira, fevereiro 10, 2009

Heróis existem de verdade...



Sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de gerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro.

No dia 22 de junho de 1936 nasceu Hermeto Pascoal em Lagoa da Canoa Município de Arapiraca, cerca de duas horas da capital alagoana. Filho de roceiros, escapou do trabalho na enxada por ser albino e não poder ficar exposto ao sol. Talvez este fato tenha contribuído em seu interesse pela música. Por causa de sua pouca visão, Hermeto sempre possuiu uma audição bastante aguçada e aos dez anos de idade já tocava acordeão.

Não confunda Hermeto Pascal com Sivuca, Severino Dias de Oliveira um dos maiores músicos brasileiros do século XX, de grande repercussão internacional. Além de compositor, Sivuca era um notável acordeonista (sanfoneiro),falecido em 14 dezembro de 2006.
Uma das histórias curiosas de Hermeto é justamente pela sua semelhança com o músico Sivuca, também albino. Uma vez andando pela Vila Buarque, bairro paulistano, foi abordado por um rapaz dizendo "Sivuca! Como vai? Você conhece um contrabaixista? Nós temos que tocar lá na boate e estamos sem contrabaixo". Aí Hermeto disse " Olha, eu não sou o Sivuca, não. Mas sou amigo dele e por coincidência, sou contrabaixista. Toco na Sinfônica". Só que ele nunca tinha colocado as mãos num baixo, mas subiu no palco e tocou como se o baixo já fosse um velho conhecido.

Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se a atração de diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo. No ano seguinte, participou do Festival de Montreux, na Suíça, quando é editado o álbum duplo "Hermeto Pascoal ao vivo", e seguiu para Tóquio, onde participou do "Live Under the Sky". Lançou o "Cérebro Magnético" em 1980 e multiplica suas apresentações pela Europa.

Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: "Hermeto Pascoal e Grupo", "Hermeto Pascoal e Aline Morena", "Hermeto Pascoal Solo", "Hermeto Pascoal e Big Band" e "Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica".



Fonte

http://www.geocities.com/hermetopaschoal/biografia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermeto_Pascoal

Nenhum comentário: