segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Cultura, esporte e educação na câmara dos vereadores de São paulo



Pesquisa do Ibope, revela que a Câmara Municipal de São Paulo continua sendo a instituição menos confiável para os moradores da cidade. De acordo com os dados, apenas 32% dos 1.512 entrevistados disseram confiar no Legislativo paulistano.

Dentro dos objetivos de acompanhar a atuação dos vereadores e de informar à sociedade o que acontece na Câmara Municipal, o Movimento Nossa São Paulo fez uma análise dos 84 projetos aprovados na última sessão da legislatura anterior. As propostas, que foram votadas em poucas horas - entre a noite do dia 18 e a madrugada do dia 19 de dezembro –, demonstram como ocorre o trabalho dos parlamentares, revelando um pouco de suas preocupações e áreas de interesse.

O pacote só foi possível em função de um acordo dos líderes partidários, que permitiu colocar em votação as propostas de interesse do Executivo e, pelo menos, uma de cada vereador. A negociação não incluiu a garantia de que o prefeito irá sancionar todos os projetos de lei (PLs) que passaram na Câmara. De acordo com avaliação dos próprios parlamentares, aproximadamente 30% dos PLs originados na Casa serão vetados pelo Executivo.

Os 84 projetos aprovados no mês de dezembro de 2008 estão assim distribuídos por área temática:

Saúde: 16
Meio ambiente: 8
Funcionalismo público: 7
Concessão, doação e venda de imóveis municipais: 6
Trânsito e transporte: 6
Denominação de rua, praça e equipamento público: 5
Cultura: 4
Acessibilidade/pessoas com deficiência: 3
Educação: 3
Esporte: 3
Isenção de impostos: 3
Planos de melhoria para distritos da cidade: 3
Concessão de títulos de cidadão paulistano: 2
Criação de conselhos municipais: 2
Trabalho e renda: 2
Segurança: 2
Temas diversos: 9

Fonte

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/2354

Nenhum comentário: