terça-feira, julho 15, 2008

Nostalgia tecnológica, 50 anos de Bossa


A cidade de São Paulo será sede a partir desta terça-feira de uma grande exposição sobre os 50 anos da bossa nova. Com alto grau de interatividade e apoiada em recursos tecnológicos de última geração, a megaexposição Bossa na Oca ocupará a Oca do Ibirapuera para promover uma viagem pela história do gênero musical brasileiro de maior projeção internacional.

Quatro filmes, seis jukeboxes com 60 canções, 30 vinis originais e até mesmo um show virtual vão ajudar a contar a história do gênero musical que nasceu no Rio.

Logo na entrada da exposição, um fusca preto conversível de 1961 - o carro começou a ser fabricado no país em 1958 - dará as boas-vindas aos visitantes. O andar térreo do prédio contextualiza o surgimento da bossa nova, incluindo o período que precedeu o movimento.

Na sequência, surgem obras de arte e outras referências daquela época, como cartazes de filmes, além de uma grande linha do tempo em uma bancada com 60 metros de extensão.

Com um repertório composto por canções famosas da bossa nova, as janelas da Oca tornaram-se jukebox hi-tech, onde apenas com movimento dos braços e mãos os visitantes escolhem e ouvem discos e músicas com direito a encartes e as capas dos álbuns.

Outro destaque da mostra será o show "holográfico" de nove minutos dos ícones da música Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Astrud Gilberto, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Stan Getz, Johnny Alf e Hermeto Pascoal, todos juntos tocando "Garota de Ipanema".

O famoso calçadão carioca, feito com as pedras portuguesas formando ondas, ganhou uma réplica no subsolo do museu, juntamente com a areia - na verdade é pó de mármore - em um espaço de mais de 500 metros quadrados.

João Gilberto, considerado o pai do gênero musical, é citado diversas vezes, mas não tem nenhum espaço especial na exposição. Segundo Dantas, o motivo é simples: "Ele não deixa, nunca deixou ser biografado".

Serviço

Exposição Bossa na Oca - Homenagem aos 50 anos da Bossa Nova
Local: Pavilhão Engenheiro Lucas Nogueira - Oca. Parque do Ibirapuera
Endereço: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Portão 3 - São Paulo/SP
Data: de 8 de julho a 7 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 21h
Preços: ingressos de R$ 10 a R$ 20 (as terças a entrada é gratuita)
Informação: (11) 4003-2050. Para visitas guiadas para grupos e escolas:
(11) 3883-9090 ou pelo e-mail: contato@divertecultural.com.br

Nenhum comentário: