sábado, junho 21, 2008

segura essa..


Fonte:
globo.com

Problemas com urnas eletrônicas prejudicam 'superterça' nos EUA
Governador de Nova Jersey esperou 45 minutos para votar.
Principal falha é a ausência de comprovante do voto.

Em plena "superterça" 05/02/2008, quando milhões de americanos em 24 estados participam de primárias democratas e republicanas, as atenções nos Estados Unidos se voltaram para as falhas técnicas apresentadas por urnas eletrônicas.

As autoridades eleitorais já registraram problemas no estado de Nova Jersey, onde o governador Jon Corzine teve que esperar 45 minutos para votar devido a problemas com as urnas em uma estação de bombeiros.

Os eleitores americanos que compareceram para votar nas primárias do estado da Geórgia enfrentaram longas filas e problemas com as máquinas de votação, segundo revelou o jornal "Los Angeles Times".

Em um centro de votação em Atlanta, os eleitores tiveram que votar em cédulas de papel, após a máquina de votação ter apresentado problemas.

Problemas
Assim como ocorreu em 2004, o problema das urnas eletrônicas recai sobre a ausência de um comprovante impresso que seria útil para uma auditoria ou mesmo na apuração dos votos. Além disso, as máquinas são vulneráveis a vírus de computador que podem alterar os resultados.

Um estudo recente da Universidade da Califórnia em Berkeley destacou que, devido a esses problemas, o voto eletrônico não é suficientemente confiável e seguro.

Após um teste de US$ 1 milhão, o Governo do estado da costa oeste americana determinou que, devido aos problemas com as máquinas em muitos lugares, os centros eleitorais deverão manter comprovantes impressos de todos os votos.

Mais de vinte condados na Califórnia abandonaram o uso da urna eletrônica por causa da falta de garantias sobre sua segurança.

As autoridades dos EUA popularizaram o uso das urnas eletrônicas nas eleições presidenciais de 2004 e nas legislativas de 2006.

Se deixa enganar quem quer!!

Nenhum comentário: