quinta-feira, setembro 27, 2007

segunda-feira, setembro 24, 2007

democracia fictícia

Infelizmente, Salete Lemos acreditou que vivessemos numa democracia com liberdade de imprensa e expressão. No entanto, ela foi falar a verdade sobre a casta mais privilegiada do Brasil e a mais beneficiada pelas políticas econômicas, os banqueiros.

http://www.youtube.com/watch?v=FfIXtXCxKEU

esse vale a pena


http://www.atitudehiphop.com/


Site com boa dose de hip hop e utilidade pública.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Mostra de Dança Monte Azul – SESC Sto Amaro -


Sábado 15/09 –
Local Horizonte Azul
Rua Agatino de Esparta 25
Rita Andrade
Oficina de Dança Indiana 16 h
"Odissi - Dança Clássica Indiana" 19 h
Programa da oficina: Origem da dança Odissi, Posições básicas (Chowk e Tribang), Steps iniciais de Odissi, Mudras (posturas e significados de gestos manuais) e Movimentos no espaço (as formas de andar do Odissi)

Performance: Solo que contem itens de dança clássica indiana como: Mangalacharan (item devocional de abertura em homenagem a Ganesh), Vasant Pallavi (dança pura que mostra o desabrochar da primavera) e Arabi Pallavi (dançatécnica pura, com maior grau de refinamento)

Sábado 15/09 – 20h
Local Centro Cultural
Raquel Ornellas
"Labirinto d' água"
A criadora-intérprete Raquel Ornellas apresenta nova releitura de Shakespeare, após Irmãs do Tempo, inspirada em Macbeth. Desta vez, ela destacou Ophelia, de Hamlet, para o solo dramático em clima onírico. A partir de longos estudos sobre Ophelia, de Shakespeare - que morre afogada após diversos acontecimentos - Ornellas cria uma relação de vida, ressurgimento e renascimento a partir da água.

Concepção, criação e interpretação: Raquel Ornellas, Supervisão dramatúrgica e roteiro: Alessandro Toller, Cenografia e Figurino: Teresa Monteiro e David Santos, Trilha original: Laécio Resende, Iluminação: Hamilton Sbrana.


Domingo 16/09 – 18h
Local Centro Cultural
Danças 2
"Estudos sobre Sons", "Estudos sobre Q", "Xamã" e "Memória"
Danças 2 é um espaço votado para jovens intérpretes aberto à criações do próprio elenco ou de convidados que identifiquem-se com as propostas de investigação. A discussão e o desenvolvimento de todos os aspectos que envolvem a Dança estão neste trabalho dirigido de pesquisa, estudo, remontagem e criação.

Direção artística e Coreografia: Claudia de Souza, Assistência: Cristiana de Souza, Elenco: Bruna Petito, Gabriel Moreto, Janaína Castro, Junior Gonçalves, Marília Costa e Yeda Peres

Centro Cultural Monte Azul
Av Tomás de Souza 552
fone 5851 5370
http://www.monteazul.org.br/ consulte a programação completa no site

quarta-feira, setembro 12, 2007

MEIO AMBIENTE


Venham discutir consoco a situação ambiental do manancial da Represa Guarapiranga no Jardim Ângela e conhecer as novas atividades da Associação Comunitária de Defesa Ambiental "Ângela de Cara Limpa".

NÃO PERCAM!!!!


Cultura popular paulista no XI Revelando São Paulo




XI Revelando São Paulo, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a organização social Abaçaí Cultura e Arte. Como de costume, o festival usa o espaço do Parque da Água Branca para mostrar a diversidade cultural dos diversos municípios do interior e do litoral. Da abertura até o encerramento, marcado para 16 de setembro, dezenas de cidades apresentam seu colorido folclore, o artesanato, as festas de cunho religioso, além de espetáculos musicais, teatrais, de dança e culinária. O XI Revelando São Paulo é a etapa final de uma bela jornada iniciada com o Revelando São Paulo Vale do Ribeira (em Iguape), realizada no mês de junho. Depois veio o Revelando São Paulo Vale do Paraíba (em São José dos Campos), realizada no mês de julho. “É um grande espaço de inclusão, de revelar a cultura tradicional, colocar luz naquilo que antes estava escondido”, diz Toninho Macedo, criador e diretor artístico do evento. Nesta edição, 180 municípios revelam aos visitantes o que há de peculiar nas suas atividades artísticas. Serão 140 estandes de artesanato,
170 animais – entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos ,
18 orquestras de violas,
40 congadas e moçambiques,
50 duplas de violeiros,
além das barracas de culinária e outras expressões da arte caipira .E por falar em comida, principal marca do evento, o Revelando São Paulo pretende aguçar o paladar do paulistano com 70 estandes de culinária, que trazem pratos típicos dos municípios paulistas. O visitante vai encontrar guloseimas como o bolinho de peixe de Santa Fé do Sul, o feijão tropeiro caipira, o arroz com frutos do mar de Caraguatatuba, além de inúmeras outras especialidades.

XI Revelando São PauloDe 8 a 16 de setembroParque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455 – próxima à Estação Barra Funda do MetrôTel: 3311.8887Entrada franca

novo Blog para o Capão Redondo


Neste fim de semana

Sábado, 15/09 17h

Pombas Urbanas apresentam

"Histórias para serem contadas"

Tocando e cantando, um grupo de atores vai de cidade em cidade, de praça em praça, representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante, eles contam histórias incríveis de pessoas comuns, como a do homem que virou cachorro, a do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente e até a do Chiquinho da Silva que queria tanto se dar bem, que acabou sendo cúmplice - "laranja" de um genocídio internacional. São eles culpados ou inocentes de seus destinos? Com humor e violência as historias revelam situações absurdas em torno da luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem numa metrópole como São Paulo. A rua, hoje palco do espetáculo, é o cenário cotidiano destas tragédias, comédias e dramas urbanos que muitos não querem ver. Seja por um pão, ou por nosso próximo sonho, nosso sangue se derrama neste ringue. Nascemos e morremos todos os dias. Mesmo que as histórias contadas pareçam estar distante de nós ou ser pura invenção... cuidado! porque se ainda não aconteceu com você, um dia pode acontecer...

Domingo, 16/09 17h

Cia. Troada apresenta

"À sombra das nuvens"

Uma trupe de teatro arma o cenário, cantam e quando o público se aproxima inicia a história de Quina. Ela quer subir a escada pra conhecer o diferente. Dito, apaixonado prefere que ela fique aqui embaixo, pois o fim é desconhecido. Pasquela, a velha, alerta, se você subir pode até conhecer o fim, mas o como ele acontece é incerto. Esta história será contada pela trupe, porém, a personagem de Quina não segue o roteiro contado pela Pasquela, nem mesmo dirigido pelo Senhor Diretor. É nesta confusão, na busca pelo Sonho que Quina e Dito passarão pelo Cortejo do Morto que volta, pelos Caminhos, pela Caverna do Pensamento, pela Guerra...
Um espetáculo de Máscaras.


ManiCômicos SP
Núcleo
Brava Companhia

segunda-feira, setembro 03, 2007

Educação para reduzir desigualdades


Com o tema “Educação para reduzir as desigualdades sociais”, o 23º Prêmio Jovem Cientista promete revelar uma nova remessa de escritores(as) e/ou pesquisadores(as) de muita qualidade e consciência social. As inscrições serão feitas até 30 de novembro para as categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior; Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. O tema deve abordar algumas linhas de pesquisas que estão disponíveis no site, bem como a premiação para cada uma das categorias. O prêmio, promovido pelo Grupo Gerdau, CNPq, Eletrobrás e Fundação Roberto Marinho, pretende dar bolsas de CNPq aos(às) três primeiros(as) colocados(as) de cada categoria.
mais;

Cultura Afro brasileira




Cultura afro-brasileira em revistas infantis




Chegaram às bancas de todo país, esta semana, as revistas infantis: Erê e Dandara.


As publicações trazem desenhos para pintar, jogos, caça-palavras e os conteúdos em sua maioria relacionados à cultura afro-brasileira. Por meio de atividades lúdicas e criativas, as revistas falam sobre diversidade para crianças até 12 anos. Ambas terão sua periodicidade mensal e custarão apenas R$ 1. A iniciativa inédita do cartunista Maurício Pestana se baseia na Lei 10.639/2003, que obriga o ensino nas escolas da história da África e de seus descendentes no Brasil. Vá até a banca mais próxima de sua casa e veja se já chegou a primeira edição das revistas.




És tú capaz?????





Está saindo do prelo o livro que resgata um tema pouco explorado na historiografia brasileira: a influência da revolução cubana sobre a esquerda que aqui pegou em armas contra a ditadura militar. A obra A luta armada contra a ditadura militar – A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana é um recorte da tese de doutorado do historiador Jean Rodrigues Sa les, defendida na Unicamp, e integra a coleção Histórias do povo brasileiro, da Editora Fundação Perseu Abramo.

Sales espera que o livro contribua na compreensão do contexto dos anos 60 e na reflexão sobre as idéias que levaram jovens a pegar em armas contra a ditadura militar. “Pode-se discordar do projeto político, mas não esvaziá-lo. Vivemos uma época muito pobre em termos de lutas sociais, quando grupos que pensam em modificar a sociedade e trabalhar pelo comum são tidos como utópicos”.
O autor observa que, no auge da ditadura, foram derrotados tanto os jovens românticos como os setores da esquerda brasileira que escolheram outros caminhos. “Os sobreviventes continuam entre nós, fazendo cada um a sua política”.







"Se és capaz de indignar-te diante de qualquer injustiça, estejas onde estiveres, então somos companheiros" (Che Guevara).

Site brasileiro de cinema



Diante de tantos serviços encontrados na internet, o site Você Filmes lançou no Brasil uma nova forma de promover a interatividade na rede. O site abre uma porta para todas as pessoas que gostam da arte de fazer cinema e não encontram espaço para exibir seus trabalhos.
O principal objetivo do site é despertar o talento dos participantes e como conseqüência inspirar novos profissionais para área de cinema no país. A produção de filmes independentes acontece de forma colaborativa, onde milhares de pessoas conectadas podem assumir papéis de diretores ou roteiristas.
A grande novidade está na forma como os filmes são produzidos. Um participante que tenha preferência por fazer filmagens, deverá gravar a primeira cena de uma idéia original e cadastrá-la no site. Enquanto isso, outros participantes assistem a essa primeira cena e enviam seus próprios roteiros sugerindo qual devem ser os acontecimentos da próxima cena que o diretor irá filmar. Assim, o diretor recebe diversos roteiros dos participantes, filmando a próxima cena baseando-se na idéia do roteirista escolhido. Ao longo do tempo o diretor terá um filme completo feito com a colaboração de diversos roteiristas.


domingo, setembro 02, 2007

pra quem gosta de chorinho


Brasileirinho, documentário musical de longa-metragem, mostra a vitalidade atual de um dos mais originais estilos musicais do Brasil, o Choro. Sendo a primeira música instrumental genuinamente brasileira, o Choro tem evoluído nos últimos 130 anos para uma forma fascinante de música tropical contemporânea.Em Brasileirinho se apresentam alguns dos mais renomados músicos e intérpretes da atualidade, como Yamandu Costa, Paulo Moura e Guinga, entre outros. Seus depoimentos, unidos aos belíssimos números musicais remetem à compreensão da história desse gênero e demonstram o jeito autenticamente brasileiro de tocar o Choro.br>Mais informações sobre o filme no site http://www.brasileirinhofilme.com.br/