segunda-feira, setembro 03, 2007

És tú capaz?????





Está saindo do prelo o livro que resgata um tema pouco explorado na historiografia brasileira: a influência da revolução cubana sobre a esquerda que aqui pegou em armas contra a ditadura militar. A obra A luta armada contra a ditadura militar – A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana é um recorte da tese de doutorado do historiador Jean Rodrigues Sa les, defendida na Unicamp, e integra a coleção Histórias do povo brasileiro, da Editora Fundação Perseu Abramo.

Sales espera que o livro contribua na compreensão do contexto dos anos 60 e na reflexão sobre as idéias que levaram jovens a pegar em armas contra a ditadura militar. “Pode-se discordar do projeto político, mas não esvaziá-lo. Vivemos uma época muito pobre em termos de lutas sociais, quando grupos que pensam em modificar a sociedade e trabalhar pelo comum são tidos como utópicos”.
O autor observa que, no auge da ditadura, foram derrotados tanto os jovens românticos como os setores da esquerda brasileira que escolheram outros caminhos. “Os sobreviventes continuam entre nós, fazendo cada um a sua política”.







"Se és capaz de indignar-te diante de qualquer injustiça, estejas onde estiveres, então somos companheiros" (Che Guevara).

Nenhum comentário: