terça-feira, abril 10, 2007

Forum Social Sul 2007


GRITO DA PERIFERIA


- São Paulo Uma outra periferia é possível, necessária e urgente


Nós, moradores da periferia da Região Sul da Cidade de São Paulo e municípios vizinhos, unimo-nos ao Movimento Universal dos que não se resignam e se curvam diante da exclusão, da violência, da miséria, da fome, da injustiça e do neoliberalismo, e levantamos o nosso GRITO para, afirmar que uma outra periferia é possível, necessária e urgente. É possível porque somos calejados na resistência, porque temos organização, propostas e alternativas. É possível na medida em que houver vontade política para realizar as mudanças necessárias. É necessária porque é direito das periferias serem plenamente incluídas à cidade, usufruindo de forma igualitária do orçamento e dos serviços como o restante da cidade; É urgente porque amanhã será tarde demais para centenas de milhares de pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, e em especial os nossos jovens; Por isso afirmamos que:


1) O desenvolvimento sustentável da Região Sul de São Paulo deve ser construí do na parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada: socializando a informação e conhecimento, respeitando a organização, o potencial humano, cultural e ambiental local e de forma especial os mananciais, possibilitando a geração e distribuição da riqueza de forma participativa e solidária;


2) As políticas públicas sejam o resultado do diálogo, respeito e parceria permanente entre o Governo Municipal, Estadual e Federal e a Sociedade Civil desta Região. Que sejam construídas a partir do olhar dos excluídos e das periferias da cidade, para serem eficientes e eficazes no enfrentamento dos grandes problemas acumulados por histórico abandono;


3) A educação deve ultrapassar os muros da Escola, reconhecendo, valorizando e integrando o saber construí do nas práticas comunitárias, dos movimentos sociais, fortalecendo assim a cultura local e propiciando o exercício da cidadania; 4) A saúde preventiva, através da saúde da família, e a curativa através dos equipamentos públicos, tenha o investimento humano e financeiro necessário para diminuir o grande sofrimento que enfrenta a população da região sul. É necessário o imediato início da construção do Hospital de M’ Boi Mirim.


5) As áreas de mananciais da nossa região sejam consideradas a riqueza e o potencial do nosso desenvolvimento, e que, a região tenha uma compensação financeira para ter condições de exercer a sua vocação de resguardar a capacidade de produção de água nas represas Guarapiranga e Billings.


6) A segurança alimentar é o direito à vida. Por isso as políticas públicas devem garantir que as nossas crianças nasçam, cresçam e vivam suas vidas com toda plenitude. A vocação geográfica da região sul se constitui num celeiro potencial para a produção de alimentos.


7) A cultura de paz, traduzida pela justiça, respeito, generosidade e solidariedade é luta histórica da região sul. Por isso, convocamos os outros poderes para uma ação integrada e articulada, mudando a imagem de violência que marca a nossa região. E dizemos com Mahatma Ganhi: ’’Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Não há caminho para a paz. A paz é o caminho". O nosso GRITO é continuar a caminhada para tornar realidade:... O sonho de Anchieta, Santo Dias, Anas Marias,... e o nosso sonho:


UMA OUTRA PERIFERIA É POSSÍVEL, NECESSÁRIA E URGENTE!!


Nenhum comentário: