segunda-feira, março 19, 2007


Água: velhos temas, novos problemas


“A água possui um grande impacto na capacidade das pessoas, em qualquer lugar, de melhorar suas vidas”, diz o diretor da Unidade de Água, Desenvolvimento e Gerenciamento da FAO, Pasquale Steduto, no site da entidade. Em seminário realizado em agosto do ano passado para discutir o problema do gerenciamento de recursos hídricos no mundo, a ONU afirmou, na declaração final, que “a escassez de água é um dos mais importantes desafios coletivos que a sociedade terá de enfrentar no século XXI”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcance da meta do milênio relacionada à água (diminuir pela metade a quantidade de pessoas sem acesso a água tratada, atualmente em 2,6 bilhões) até 2015 custaria US$ 11,3 bilhões por ano. Ou seja, um investimento de mais de US$ 90 bilhões. Uma cifra alta para resolver um problema gigantesco.
Dados da OMS, contidos no relatório “Água para Vida”, mostram que, em 2002, havia 2,6 bilhões de pessoas sem acesso a qualquer tipo de saneamento e, destas, 1,1 bilhão não dispunha de água potável. A conseqüência é óbvia: crescimento de casos de diarréia e outras doenças causadas pela falta de higiene e água limpa, principalmente na África. A OMS calcula que, anualmente, morram 1,6 milhão de pessoas em decorrência de diarréia em todo o mundo. A maioria é de crianças com menos de cinco anos. Mesmo se atingida a meta, ainda restariam 1,3 bilhão de pessoas sem acesso a um mínimo de higiene e água potável - pouco mais de 10% da população mundial.
Se por um lado mais pessoas têm acesso a água tratada, por outro o consumo do líquido vem aumentando. No último século, o consumo de água aumentou duas vezes mais do que a população. ais um Dia Mundial da Água - 22 de março - se aproxima e fica aqui a pergunta, qual é o papel do setro público nos dias de hoje????? asista a este vídeo para refetir sobre este assunto http://www.youtube.com/watch?v=u5F5cj6FowE

Nenhum comentário: