sábado, setembro 26, 2015

Curso Optativo Diálogos Possíveis


JUSTIFICATIVA: Diante dos desafios lançados pelo Programa Mais Educação São Paulo e o posicionamento assumido pela Divisão de Orientação Técnico Pedagógica da DRE Campo Limpo de investir na perspectiva da construção do conhecimento na Educação Básica em detrimento da mera reprodução, apresentamos o Curso Optativo “Diálogos Possíveis – Educação Básica, Movimentos Sociais e Academia”, justificando-o pela necessidade de problematizar as relações com o conhecimento e a relevância desse debate para a construção de um currículo que se pretende emancipatório. Para tanto reiteramos a parceria com o Núcleo de Estudos Culturais: Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente da PUC/SP e a Associação Guará com os quais nos articulamos desde o início dessa gestão, tendo uma profunda relação de trocas de experiências e contribuições para as ações formativas.

OBJETIVOS: Possibilitar o diálogo entre a Educação Básica, os Movimentos Sociais e a Academia sobre a construção do conhecimento de forma não hierárquica; Identificar os pontos de intersecção entre as diferentes formas de saberes importantes para a formação dos sujeitos sociais; Refletir sobre a construção de um currículo que de fato seja representativo diante dos interesses e culturas das pessoas que compõem as comunidades escolares de Campo Limpo e M’Boi Mirim.

CONTEÚDOS: Memória, Culturas Periféricas, Perspectivas do Presente e Currículo.

METODOLOGIA: Mesas temáticas, diálogos, apresentações culturais e vídeos.
PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Infantil, Auxiliares Técnicos de Educação, Auxiliares Administrativos de Ensino, Auxiliares de Secretaria, Supervisores Escolares, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Especialista Inf. Tec. Cult. Desp/Educação Física e Especialista Inf. Tec. Cult. Desp/Biblioteca.

CARGA HORÁRIA: 12 horas

CRONOGRAMA:
05/10/2015 (segunda-feira): Mesa Temática: Memórias - com Sandra Aparecida Portuense (Professora, doutoranda em História e membro do NEC – PUC/SP), Fernando Do Ó (Líder Comunitário, sindicalista e morador do Distrito Jd. Ângela) e Sônia Caires (Professora na EMEF Mario Fittipaldi e articuladora da pesquisa sobre memórias da região de M’Boi Mirim); Apresentação Cultural: Anderson França (Músico – Violão Clássico). Local: Distrito Jd. Ângela. Horário: 18h30 às 22h30.

07/10/2015 (quarta-feira): Mesa Temática: Culturas Periféricas com Priscila Prado (Mestranda em História e membro do NEC – PUC/SP), Fernando Ferrari (Produtor Cultural e Articulador do Juventude Viva), Luan Luando (Poeta e Escritor Periférico), Maria Aparecida Costa dos Santos (Professora de Educação Física na SME/SP, Membro da DRE Campo Limpo, doutoranda em Educação na FEUSP). Apresentação Cultural: Cia Decálogo (Grupo teatral). Local: PUC/SP. Horário: 18h30 às 22h30.

09/10/2015 (sexta-feira): Mesa temática: Perspectivas do Presente – Embates, Potencialidades e Desafios com Silvia Tavares (Coordenadora da EMEF Mario Fittipaldi, Mestra em Ensino de Matemática e Ciências - FEUSP), Alex Ferreira de Carvalho (Membro da Associação Guará e articulador da Comissão da Memória e Verdade de M’Boi Mirim), Maria do Rosário da Cunha Peixoto (Professora Dra. no Programa de Estudos Pós Graduados em História da PUC/SP e Coordenadora do Núcleo de Estudos Culturais: Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente). Apresentação Cultural: Daniel (Artista Orientador/ Literatura). Local: EMEF Mario Fittipaldi – CEU Guarapiranga. Horário: 18h30 às 22h30.
Inscrições pelo link. Período de 25/09 a partir das 12h à 30/09 (Ou até acabarem as vagas).

VAGAS: 100
AVALIAÇÃO: Frequência e participação nas atividades.

CERTIFICAÇÃO: Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento Satisfatório (conceito s). O curso será válido para a evolução funcional.
ÁREA PROMOTORA: Associação Guará, Núcleo de Estudos Culturais: Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente – PUC/SP e DRE CAMPO LIMPO – DOT –P.

Inscrições;
https://docs.google.com/forms/d/1cXOtkcNwg5n-KpTx5e4OOt8lPiqpWGL7hN90PsFkcyE/viewform

Nenhum comentário: