quarta-feira, junho 04, 2014

SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO, COLABORE COM O PONTINHO DE CULTURA MONTE AZUL. AJUDANDO A LEVAR CULTURA E RECREAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ÁREAS DE RISCO.

O que no começo era recreação, brincar na rua resgatando o pião, perna de pau, amarelinha e rodas infantis, se transformou em projeto. Em 2009 recebemos o apoio financeiro do Ministério da Cultura dando inicio ao Pontinho de Cultura.
A comunidade residente da favela Monte Azul compõe-se de migrantes oriundos, principalmente, de Minas Gerais e dos estados do Nordeste brasileiro. Essa população traz suas raízes culturais, e nos dá exemplos de tradições e folclore de seus locais de origem inclusive, brincadeiras infantis que aos poucos estão se perdendo. Muitas vezes, por sentirem que suas expressões culturais não são valorizadas, voltam-se inteiramente para o consumo da cultura de massa, oferecidos pelas emissoras de TV.


Há também o agravante do crescimento do tráfico de drogas. A praça central da favela, que conta com quadra de esporte, parquinho infantil, palco para eventos e uma mina natural onde jorra água dia e noite acabou tornando-se um ponto de encontro dos traficantes, o que justifica os pais não deixarem suas crianças saírem de casa e usufruírem do espaço de lazer da comunidade.

O projeto Pontinho de Cultura se propõe diretamente a inverter essa situação: desenvolvendo desde o início brincadeiras populares, artes circenses, jogos, teatro, cantigas de roda etc. na praça central da Favela envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias. Através disto as crianças puderam brincar novamente neste espaço público.
As atividades são gratuitas, livres, sem restrição de faixa etária e não exigem previa inscrição, contribuindo para a democratização do uso do espaço.

O projeto possui dois educadores com formação pedagógica e cultural que oferecem de segunda à sexta-feira das 17:00 às 20:00 hs atividades e brincadeiras na praça.
Precisamos de apoio para manter o Pontinho de Cultura funcionando durante o segundo semestre de 2014. Sua ajuda contribuirá para:

  • Fomentar a cultura como instrumento para o desenvolvimento individual e coletivo.
  • Ampliar o conhecimento sobre a cultura tradicional brasileira.

  • A reconquista/ocupação/valorização da praça central da favela Monte Azul para as crianças e jovens da comunidade como um lugar de convivência comunitária saudável.

  • Contribuir para o bem estar de crianças e adolescentes através da pratica de brincadeiras populares, cantigas de roda, contação de estórias, artes circenses, artesanato e teatro, manifestações culturais tradicionais (folia de reis, festa junina, dia das crianças, dia do brincar, etc) e assim acrescentar para uma cultura de paz.

INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL
http://www.juntos.com.vc/projetos/monteazul/

Nenhum comentário: