segunda-feira, junho 30, 2014

Tapando o sol com a peneira.


A meta da prefeitua é construir 400 quilômetros de ciclovias até dezembro de 2016 em toda a cidade, para atender a emenda 30 à Lei Orgânica do Município, que estabelece a obrigação do prefeito apresentar seu plano de metas para a gestão, e conclui-lo.  Aprovada em 2008, essa  lei municipal foi um dos maiores avanços que tivemos, porque compromete o agente público com suas promessas e propostas



Várias delas não tem mureta, não tem meio fio, não é canteiro central.    Afinal,a nova estrutura implantada no centro da cidade é uma ciclovia ou ciclofaixa?    Segundo definição do Código de Trânsito Brasileiro, ciclovia é uma “pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum”. Ciclofaixa, por sua vez, é “parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica”

Tecnicamente, a nova estrutura está em um meio termo entre as duas definições. É uma pista própria, por ser exclusiva, mas ainda é parte da pista de rolamento; é separada por tachões mas, como eles podem ser transpostos por um automóvel sem a menor dificuldade, isso não constitui espaço seguro para o ciclista. 

Tecnicamente, a nova estrutura está em um meio termo entre as duas definições. É uma pista própria, por ser exclusiva, mas ainda é parte da pista de rolamento; é separada por tachões mas, como eles podem ser transpostos por um automóvel sem a menor dificuldade, isso não constitui, por si só, uma separação física, serão apenas segregadores (tachões) a cada 1,5 m e balizadores a cada 20 metros.
Mais de que uma tecnicalidade, a diferença fundamental é que a estrutura de uma ciclovia coíbe a entrada de outros veículos na área das bicicletas. 
O 1,2m de largura já implantados na zona Leste, inclui a área da sarjeta, que não é trafegável.





Para Jilmar Tatto (Sec. Municipal de transportes), não é necessário aumentar a metragem da segregação. “A ideia é deixar assim mesmo”, afirmou o secretário ao Vá de Bike, (site de cicloativistas). “Nós na verdade estamos na fase de observação, estamos testando. Vamos verificar e se precisar, se a gente perceber que vai ter uma invasão muito grande [de carros ou motos na ciclovia], nós vamos aumentar o tachão. A avaliação nossa, da CET, até porque nós fizemos as faixas exclusivas [de ônibus], é que vão respeitar, acho que o motorista vai respeitar, disse o prefeito.
 O Denatran, orgão que legisla os transportes viários em todo território nacional, em seu manual de sinalização horizontal recomenda:
Recomenda-se para a Ciclofaixa de sentido único a largura mínima de 1,50 m, e para ciclofaixa de sentido duplo a largura de 2,50 m, sendo recomendada sua colocação na lateral da pista.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito,


Conselho Nacional de Trânsito  (CONTRAN)



Obras na periferia.

Descrição: Requalificação do corredor hoje existente para região de M' Boi Mirim.

Recursos: Prefeitura Municipal de São Paulo e PAC-MOBILIDADE URBANA;
Extensão: 8 Km;
Valor: R$ 99 milhões;
Prazo: 18 meses;
Início das obras: Nov/2013;
Desapropriação: Não Previsto;
“Provavelmente haverá necessidade de muitas adaptações”, admitiu o prefeito Fernando Haddad, quando questionado sobre a largura da faixa pela reporter da TV Globo. “Parece muito com as faixas exclusivas de ônibus, nós implementamos e depois tivemos que ir adaptando: horário, largura, muitas vezes obras para melhorar o asfalto. Tem uma série de providências adicionais que vão ter que ser tomadas depois, mas isso aí é conversando com a população, conversando com o comerciante, conversando com o ciclista, porque é impossível prever todas as ocorrências agora. Então você inicia o processo, dá início à implantação e aí tem que ter a humildade de saber quando tem que adaptar”, completou.


Nossa opnião:

Ciclovias sim, ciclofaixas não, e com o padrão estabelecido pelo conatran, 1,50m de largura para cada faixa de rolamento, sinalizada e principalmente tendo a obra licitada. Fora disso, é verba desviada em caixa 2, pra campanha de reeleição.. Prestar atenção, fará a diferença nas opçõe escolhida.


O drama do Brasil é que tudo é realizado na base do improviso, mal feito, aparentemente sem projeto. Tudo, não só as ciclovias e ciclofaixas. Mais ainda, vamos progredindo, se é que isto é progresso, pontualmente. "Mais pior ainda", com segundas intenções, ...eleitoreiras. O pedestre que se funhenheque!

 Agora é a vez do ciclista. Pinta de vermelho, coloca obstáculos, sinaliza e pronto, feita a revolução da noite para o dia. A meu ver definitivamente não, isto não é revolução; só é se for estilo estado islâmico, com o qual não concordo, mas faz o estilo de muita gente do partido.


Fonte;


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/mobilidade_urbana/index.php?p=157432


Um comentário:

bob420 disse...

Lugar de carro é na garagem!!!!