terça-feira, abril 22, 2014

Você sabe o que temos à comemorar no dia 22 de Abril.


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

O Brasil é rico, pois possui um território gigantesco, com mais de oito milhões quinhentos mil quilômetros quadrados, imensas reservas e recursos naturais de causar inveja aos outros povos. Produz desde café, soja, cacau e exporta automóveis, aviões, minérios de ferro, é o primeiro país do globo em reservas de nióbio, um metal especial.



 Enquanto outros povos sofrem com a falta de água, o Brasil ainda se dá o luxo de desperdiçar água.    Apesar do desmatamento irresponsável, as nossas florestas ainda são enormes. Há uma grande produção de leite, carne bovina, frango e cereais que são exportados aos milhões de toneladas. 


É um país maravilhoso, a sua cultura é diversificada, além de ter um rico folclore. Entretanto, por mais esforços que tenham feitos os governantes, o povo, em sua grande maioria ainda é pobre e há, ao menos, dezessete milhões de analfabetos. 



As reservas Minerais que são exploradas hoje, deveriam ter como princípios uma % porcentagem como proteção de nossa Economia.  

As riquezas geradas no campo no Brasil estão concentradas em seis estados, que somados respondem por 60,9% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário. Em primeiro lugar, aparece Minas Gerais, responsável por 15,2% do total nacional, seguido por São Paulo (11,3%), pelo Rio Grande do Sul (11,1%), pelo Paraná (9,3%) e por Goiás (7%). O sexto colocado é o estado de Mato Grosso, com 6,9% do PIB agropecuário brasileiro.



O Japão não possui recursos naturais, importa desde minérios até carnes e é a segunda economia mundial.          A Suíça não produz cacau, mas fabrica o melhor chocolate do mundo. 


Acaso não será porque são países com história mais antiga do que o Brasil?      A Índia e o Egito que são povos milenares, hoje também sofrem com a miséria e o Brasil com mais de quinhentos anos de existência ainda patina.     Países novos, como Austrália, Nova Zelândia e Canadá, tem crescimento econômico social bem maior que o Brasil. 


 Qual a diferença e o que acontece? Onde estarão as causas da pobreza da grande maioria do povo brasileiro? 


 O Brasil corre para tentar estar pronto a tempo para receber a Copa do Mundo de futebol, em junho. Com todos os atrasos, mortes causadas em acidentes na construção de estádios e custos que extrapolam os valores previstos, o jornal The New York times, também destaca com pessimismo que as prometidas melhorias no transporte público não ficarão prontas para o grande evento.   Portanto o risco de se tornarem obras como a transamazônica (obra iniciada no governo militar e até hoje inacabada),
Rodovia transamazônica, iniciada nos anos 70 e até hoje nunca foi concluida.


Usinas de energia eólica e hidrelétricas sem muita ou nenhuma capacidade eletrica,  transposição de grandes rios, construído com verbas públicas na cidade, rodovias e ferrovias que nunca ficaram prontas. 



“Os projetos para a Copa são apenas uma parte de um problema nacional bem maior.    Os empreendimentos pretendiam ajudar a impulsionar a ascensão aparentemente inexorável do Brasil. 
 
Transnordestina
O maior destaque da reportagem do jornal americano, é o faraônico projeto da Transnordestina, ferrovia que começou a ser criada em 2006 com o objetivo de escoar a produção de soja do interior do Nordeste para os portos do país.

   Esta obra do governo construída pela Odebrecht, mesma construtora responsável pela construção e reforma dos estádios pra copa do mundo, deveria entregar essa obra pronta até 2015.

O NYT aponta que o projeto, que inicialmente custaria US$ 1,8 bilhão e deveria ter sido entregue em 2010, tem agora orçamento estimado em pelo menos US$ 3,2 bilhões, sendo a maior parte do valor financiado por bancos públicos.

Ao visitar uma comunidade situada em Paulistana, no Piauí, a reportagem constata que as pontes inacabadas, ligadas por precárias estradas de terra, afetaram negativamente no modo de vida da população local.
Famílias foram retiradas de suas casas, e estas demolidas, e o aterramento necessário para as obras iniciais deixou o solo seco, acabando com o antigo local fértil de onde os moradores retiravam alimentos.
A conclusão do jornal é que houve “baixa compensação, comparada com as perdas sofridas por essa comunidade, fruto de uma obra que não trouxe retornos”.

Na verdade nesses 514 anos, não há nada a se comemorar.

O verdadeiro empasse do Brasil em todos esse séculos está sem dúvida em um só local, falta de educação pública de qualidade.

  A educação é um direito universal não somente por ser garantida por documentos internacionais e pela própria Constituição brasileira, mas também por configurar um elemento fundamental para a qualidade de vida humana e a garantia da dignidade. Ela própria atua como instrumento na validação de outros direitos humanos ou no combate à sua violação, como em casos de escravidão e de violência doméstica. Busca-se, "mediante instrução, inibir o resultado da ignorância, causa dos males públicos e da corrupção.

Participe da campanha você também, seja em qualquer lugar do Brasil que você se encontre. 

#nosqueremoseducacaopublicadequalidade

https://www.facebook.com/hashtag/n%C3%B3squeremoseduca%C3%A7%C3%A3op%C3%BAblicadequalidade

http://www.nytimes.com/video/world/asia/100000002805481/largest-democracy-who-will-lead-india.html?playlistId=1194811622205

http://nyti.ms/Re9qs1

Nenhum comentário: