segunda-feira, abril 07, 2014

Evento no CEU Casa Blanca, relata os anos de ditadura mo Brasil.

Neste ano completará 50 anos do golpe militar e empresarial no Brasil, fato este que mudou definitivamente a conjuntura política da época e impactou no modelo de desenvolvimento até os dias de hoje. Compreender a arquitetura do golpe e do regime militar nos possibilita estar diante de nossa própria história e compreender o modo de fazer política à brasileira.

Resquícios do regime ditatorial persistem até os dias de hoje e se evidenciam na atuação da polícia e da repressão das lutas populares. Contudo, quem eram os aliados do governo ditatorial? Quais seus modos operantes?





Ao contrário da maioria dos países latino-americanos até hoje desconhecemos grande parte deste momento histórico, o que não permite o reconhecimento das dores de familiares e vítimas, assim como do conhecimento dos atrozes do regime. De forma velada convivemos e coexistimos com os grandes articuladores da ditadura militar nos mais diferentes meios sem o menor constrangimento público.

Revelar a história do regime e suas atrocidades possibilita nos organizarmos para superar definitivamente os anos de chumbo. São cinquenta anos de repressão e tortura. Saber dos desaparecidos de ontem e de hoje, denunciar as técnicas repressivas e suas origens e debater a formas de luta popular contra o Estado fascista e autoritário é o objetivo deste encontro.

Nenhum comentário: