quarta-feira, novembro 06, 2013

Mega Sena, deu aqui. Confira o ganhador..

Loteria é uma modalidade popular de jogo de azar que consiste no sorteio aleatório de algo pré-estabelecido, normalmente um numero, em troca de um prêmio. É comum que se encontre diversos tipos de regulamentação nas loterias pelos governos; alguns proíbem a prática, enquanto outros o apoiam a ponto de organizar uma loteria nacional.
As loterias quase sempre são gerenciadas pelo próprio governo do país ou pelo de suas subdivisões locais. Podem ser descritos como um imposto regressivo, na medida em que aqueles que têm mais probabilidade de comprar os bilhetes de loteria serão, tipicamente, os membros menos afluentes da sociedade. As chances enormemente pequenas de se vencer os maiores prêmios também levaram à criação de  epítetos para descrever a loteria, como "imposto sobre a estupidez", "imposto matemático" ou "imposto voluntário" - sugerindo que as loterias, como forma viciante de jogo de azar, constitui um mecanismo governamental que visa arrecadar fundos, e que atrai apenas os consumidores que não conseguem perceber que o jogo é um péssimo negócio.
Semanalmente, pessoas seduzidas pela chance de enriquecer sem fazer esforço depositam parte do seu salário na conta do governo. Como bem destaca o economista Gustavo Franco, “as probabilidades de se ganhar na loteria são astronomicamente diminutas diante do que se paga para jogar, fato que, de forma paradoxal, parece não incomodar o grande público. Com efeito, o “investimento” representado pelo jogo de loteria é dos piores que existem, e um bilhete deveria custar um terço do seu preço para que o jogo se tornasse justo, ou seja, para que retornasse, em média, aos jogadores, um valor condizente com suas chances de vencer”.
A procuradoria Geral da República e a Polícia Federal estão investigando, em absoluto sigilo, a denúncia contra a manipulação de resultados de loterias da Caixa Econômica, relatórios do COAFI, que aponta “felizardos” como o que ganhou 502 vezes, além de outros felizes ganhadores em 300 e 216 prêmios.  As bolinhas serião então devidamente “recheadas” e o próprio globo usado para o sorteio nos caminhões se encarrega de selecionar, com o jato de vento que lança as bolinhas para o alto, favorecendo as mais pesadas.
Conclusão, diante da possibilidade de tirar tanto dinheiro dos cidadãos de forma voluntária, não surpreende que o estado faça tanta questão de ter monopólio das loterias e feche o mercado para a concorrência.

 Fonte;

Nenhum comentário: