terça-feira, setembro 03, 2013

Publicidade proibida por Kassab, agora é permitida por ele mesmo, antes de deixar a prefeitura.




O Supremo Tribunal Federal (STF) entrou na briga entre empresas de publicidade exterior que atuavam no município de São Paulo e a prefeitura paulistana. O primeiro passo dado pela corte foi favorável à Lei municipal nº 14.223, de 2006, que proíbiu anúncios em vias públicas e regulava além de limitar tamanhos dos letreiros e demais anúncios indicativos, como totens, de estabelecimentos comerciais.

A decisão na época então, vinha do presidente em exercício da corte, ministro Gilmar Mendes, despachada e divulgada para todas as empresas que comercializavam publicidade no município de São Paulo. 

A lei do Programa Cidade Limpa exigia a retirada dos anúncios até 31 de dezembro de 2006. 



Essa lei até auxiliou a candidatura de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo, já que o mesmo era vice na época da promulgação da lei, se tornando prefeito eleito para gestão 2008 á 2012.

O que é de se atentar, é que justamente após a saída do prefeito, fica determinado que a cidade de São Paulo poderá explorar publicidade em vias públicas, através de uma única empresa que "em suma", teria ganho o edital para exploração então desse mercado milionário, em equipamento que tem instalação e elétrica realizada com dinheiro dos cofres públicos.

Com a instalação dos novos abrigos em pontos de ônibus (a partir de março de 2013) e relógios de tempo e temperatura (maio de 2013), os anunciantes poderão voltar a divulgar suas marcas nas ruas. 



No fim do ano passado (Gestão Kassab), a prefeitura assinou os contratos para a exploração do chamado mobiliário urbano.

A francesa JCDecaux, maior empresa de mobiliário urbano do mundo, venceu a licitação para explorar os relógios de rua. Serão mil novos relógios, a serem instalados entre maio e dezembro.

Ana Célia Biondi, diretora de Novos Mercados da JCDecaux, diz que a publicidade exterior em São Paulo viabilizará toda a rede nacional.

"Eu programo daqui, de São Paulo, campanhas nacionais de mobiliário urbano. Sem São Paulo, isso não é possível", afirma.

Ela acredita que, agora, será possível conquistar verbas para esse tipo de propaganda, inclusive de campanhas mundiais, como lançamentos de filmes e cosméticos.


A JCDecaux também explora o mobiliário urbano de Salvador. Biondi diz que lá apenas anunciantes locais fazem propaganda --os grandes não fazem suas programações justamente pela ausência de São Paulo.


JCDecaux é uma empresa francesa criada em  1964 por Jean-Claude Decaux, especializada na fabricação e e instalação de mobiliário urbano e publicidade externa. 

fontes;

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