terça-feira, agosto 20, 2013

Das periferias de São Paulo, para o Mundo.

Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade. Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, Kobra convergeu – com o Studio Kobra, criado nos anos 1990 – para um muralismo original, inspirado em diferentes artistas, especialmente pintores mexicanos, e beneficiando-se de suas características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. 

"Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade, o maior destes murais, mede 1000 m2, foi realizado em 2009 na Avenida 23 de Maio, em comemoração ao aniversário de São Paulo.



Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A idéia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo hoje.

Paralelamente, Kobra realiza exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil."


No começo de 2013, São Paulo ganha uma nova arte. Dessa vez, o artista coloriu um arranha-céu da Avenida Paulista com uma ilustração policromática de 52 metros de altura e de 16 metros de largura, do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu em dezembro do ano passado com 104 anos.
Mais quatro artistas da sua equipe tiveram que se juntar para completar essa obra gigantesca que teve início em 14 de janeiro de 2013.





Com os protestos que mexeu com São Paulo e com o Brasil nos meses de junho e julho de 2013, o artista plástico Eduardo Kobra pintou um mural em homenagem às manifestações e "união do povo".  Localizada na av. Rebouças, o painel representa a força que as pessoas têm quando elas estão unidas. O país está saindo de um longo e tenebroso inverno de falta de uma efetiva participação política do povo brasileiro", afirma.


SP SPaulo - Kobra - Manifestação "União do Povo"


Fonte;

Nenhum comentário: