domingo, abril 07, 2013

Quer saber quem paga pra gente viver assim ? Documentário brasileiro nos cinemas.


 O dia quem durou 21 anos.

“Este filme é fruto de uma minuciosa pesquisa realizada ao longo de quase 4 anos em arquivos dos governos dos EUA e do Brasil. A produção do filme conseguiu levantar, nos EUA, documentos Top Secret e áudios originais da CIA, Departamento de Estado e Casa Branca, que mostram como os presidentes J.F. Kennedy e depois o Lyndon Johnson juntamente com o então embaixador americano no Brasil Lincon Gordon articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, democraticamente eleito pelo voto popular.




Rubens Beyrodt Paiva (Santos, 26 de dezembro de 1929 — desaparecido em 20 de janeiro de 1971) foi um engenheiro civil e político brasileiro desaparecido durante o regime militar, (documento prova do crime).        Rubens Paiva é reconhecido legalmente como morto, mas mesmo com a realização de escavações em locais em que possivelmente teria sido enterrado, seu corpo até hoje não foi encontrado.




“Nos EUA todas as conversas por telefone na sala da presidência da Casa Branca são gravadas, e é chocante você ouvir as vozes dos presidentes Kennedy e depois do Lyndon Jonson articulando e dando as ordens para a efetivação do Golpe de 64 no Brasil.“


Diretor: Camilo Tavares

Sinopse: Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

Nenhum comentário: