terça-feira, março 05, 2013

Dia Internacional das Mulheres.



Com 91 anos de idade e 66 de carreira, a rainha do samba Dona Ivone Lara sobe ao palco do Auditório Ibirapuera no dia 8 de março, às 21 horas. O show é inspirado no álbum Canto de Rainha (2009), gravado em sua homenagem por músicos como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Caetano Veloso e Arlindo Cruz.
Entre outras canções, o repertório abrange o primeiro samba de partido-alto feito por Ivone Lara − também o primeiro samba composto por uma mulher no Brasil − “Tiê-Tiê”; “Enredo do Meu Samba” e “Tendência”, dela e de Jorge Aragão; “Pagode do Pai Joaquim” e “Candeeiro da Vovó”, entre as composições com Délcio Carvalho; assim como os tributos “Canto de Rainha”, de Arlindo Cruz e Sombrinha, e “Senhora da Canção”, de Nei Lopes e Claudio Jorge.
Dama
Como afirma Ricardo Cravo Albin, grande pesquisador da música brasileira, “seja como mulher pioneira nas escolas e como compositora de clássicos da MPB, seja como cantora portentosa e como personagem de irresistível fascínio pessoal, Ivone Lara é, sim, nossa única dama de realeza da MPB”.
Serviço;
Dona Ivone Lara em Canto de Rainhasexta 8 de marçoàs 21h
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L
Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Ingresso.com: 11 4003 5588
Bilheteria do AuditórioHorários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h
Fonte;
http://novo.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/?id=67116
História do 8 de março

Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.


Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Fonte;

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm






Nenhum comentário: