segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Diretor americano Spike Lee, prepara documentário relatando a realidade do Brasil





Em viagem pelo Brasil para dar continuidade aos trabalhos do documentário "Go, Brazil, Go" ("Vai, Brasil, Vai", em tradução livre), o cineasta norte-americano Spike Lee - uma das vozes mais ressonantes do cinema mundial, conhecido por abordar a classe média afro-americana em filmes marcados por engajamento político-social - cumpriu o roteiro de celebridades estrangeiras em terras tropicais: conheceu artistas e políticos, atiçou a curiosidade da imprensa, emplacou um encontro com a presidente Dilma Rousseff e ainda visitou o Santa Marta.
O cineasta norte-americano Spike Lee gravou neste feriado de Carnaval, no Palácio Thomé de Souza (Salvador Bahia), para o documentário “Go Brazil Go”.       Spike Lee trouxe para a gravação uma equipe de 25 pessoas, entre norte-americanos e brasileiros, que trabalham na produção de imagens do Carnaval. A equipe deve gravar ainda nos bairros Pelourinho, Itapuã e Liberdade.


A ideia do documentário é fazer um retrato do Brasil através dos artistas, líderes políticos e outros agentes sociais, aproveitando o momento de planejamento para a Copa das Confederações, Copa do Mundo, além de apresentar os reflexos da eleição da primeira mulher para a presidência do país, Dilma Rousseff.   A produção do cineasta, no entanto, mantém sigilo sobre a programação na cidade. No Brasil, já foram visitados o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Brasileiros como Neymar, Chico Buarque, Lula e Milton Nascimento estão entre as personalidades que podem ser entrevistadas para o filme. “ O encontro com Dilma durou cerca de 30 minutos –o escritor Fernando Morais, consultor do filme, também participou da agenda.


Lee conseguiu também uma entrevista com o ministro Joaquim Barbosa e, de acordo com brasileiros que fazem parte da equipe que trabalha no filme, ele pretende se focar na situação do negro no país. Em São Paulo, ele conversou ontem com o rapper Criolo e não falou com a imprensa.
Na capital da Bahia, Spike Lee ainda entrevistará Ivete Sangalo, representantes do candoblé, como Mãe Stella de Oxossi, o governador Jacques Wagner, além dos músicos Carlinhos Brown e Daniela Mércury.

Ainda em 2013, o cineasta deve voltar mais quatro vezes ao Brasil, para novas gravações. O documentário ‘Go Brazil, Go’ tem acervo coletado desde 2012, e deve ser lançado no Festival de Cannes de 2014.
Perfil
Spike Lee iniciou sua carreira na década de 70. Desde então, foi indicado duas vezes ao Oscar, pelo filme Faça a Coisa Certa (1989) e pelo documentário Quatro Meninas – Uma História Real (1997). O currículo reúne também mais de 35 projetos, incluindo Malcom X (2012) e o clipe They Don’t Care About Us (1996) – gravado no Rio de Janeiro e em Salvador.

Fonte;
http://radarurbano.com.br/2010/?p=17104
http://favelasantamartatour.blogspot.com.br/2012/04/spike-lee-visita-o-santa-marta.html

Nenhum comentário: